sábado, 29 de agosto de 2009

BLOG DO POETA DO SERIDÓ EDNALDO LUIZ foi premiado internacionalmente


ESTE BLOG ESTÁ BOMBANDO!

Fiquei sabendo através do Blog da minha digníssima Adriana Costa que este singelo e simplório blog foi premiado com o selo PREMIO SYMBELMINE concedido pelo nobre blog Astrosideral do apreciador de Cultura Achernar. Fiquei muito satisfeito pelo ofertado. O merecimento é recíproco. O meu muito obrigado a todos que frequentam e apreciam este meu humilde espaço de divulgação de minha cidade Caicó, de minhas obras e reflexões, além das obras de meus companheiros de produções. Agradeço a todos que visitam este blog, e que me coloco a inteira disposição para publicar os trabalhos de quem de direito.Este blog tem respeito aos direitos autorais de cada um, principalmente aos direitos dos poetas consagrados e amadores. Espero que continuem usufruindo desse espaço e vocês podem deixar seus recados no blog, eu agradeço de antemão. O meu digníssimo OBRIGADO A TODOS E FICO COM A RESPONSABILIDADE DE MELHORAR AINDA MAIS ESTE ESPAÇO CIBERNÉTICO.

ABAIXO ESTÁ A PUBLICAÇÃO ESTAMPADA NO BLOG VERSOS BÁRBAROS DE MINHA AMIGA ADRIANA COSTA:

Prêmio concedido pelo gracioso blog AstroSideral de Achernar.

"El PREMIO SYMBELMINE (no me olvides): Fue creado el 27 de Noviembre de 2008 por Maeglin del blog "Patio de los Senescales" al cumplir su primer aniversario en la web. Con él se pretende agradecer a los blogs premiados su trabajo y esfuerzo.
Los requisitos son:1. Elegir 10 blogs o sitios de Internet que por su calidad, su afinidad o cualquier razón hayan conseguido establecer un vínculo que desees reforzar y premiar con un "no-me-olvides" y enlazarlos en el post escrito.2. Escribir un post mostrando el premio, citar el nombre del blog o web que te lo regala y notificar a tus elegidos con un comentario.3. Opcional: Exhibir el Premio en tu blog."

Os blogs eleitos foram:

POETISA ADRIANA COSTA


POEMA: Clausura
AUTORA: Adriana Costa

Sou um quarto fechado
Com fotografias nas paredes
E espessas cortinas sobre os olhos
Macio carpete de sofrimentos
Para o andar descalço
Tranquei as portas deste corpo
Posso te ouvir bater
Não me abro
Porque quero que me cerques
Por todas as janelas e portas
Impossíveis
Se conseguires entrar
Ilumine os corredores
Que tenho percorrido
Tentando encontrar
A mim mesma
Deito na cama fria
Das entranhas
E não durmo
Tua voz é o som da noite.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CANÇÕES DOS NONATOS.

MÚSICA: Casa de campo
CANTORES:
Os Nonatos

Composição: Nonato Costa e Raimundo Nonato
Eu vou me mudar pra fazenda
Que a urbe que ilude, só me desilude
Com medo do trânsito do asfalto

E de assalto, sem ter quem me ajude
Eu quero uma casa de alpendre
Com bichos no pátio, com peixe no açude
Me basta Sol a céu aberto
E uma escola perto que meu filho estude
Antes que me mudem tudo
Eu mudo e tomo uma atitude

Reúno a família e me queixo
Eu deixo a cidade e não deixo
Que a minha origem mude

Numa casa de campo
Eu sonho anoitecer com lua e luz de pirilampo
Eu largo a metrópole do medo e sem medo eu acampo
Numa casa de campo, numa casa de campo

Prefiro me acordar com o galo
Que não tem relógio, mas desperta a gente
Tomar o meu leite composto
Sem gosto de água e bem quente


Na roça sepultar os grãos
E assistir o parto sem dor da semente
Com água de pote e toneis
Lavar os meu pés sentado ao batente

E a tarde nos últimos ensaios
Dos raios do sol do poente
Eu volto um milhão pra voltar
Eu quero custe o que custar
Morar novamente

Numa casa de campo
Que eu possa ligar pra os vizinhos
Sem esculta e grampo
Preciso falar com pessoas que dizem relampo
Numa casa de campo, numa casa de campo.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PELO CASTELO DE ENGADY: SERÁ UM MUSEU DO SERIDÓ?

O QUE FAZER COM O NOSSO CASTELO DE ENGADY?

Apura-se nos bastidores dos falatórios caicoenses que a governadora Vilma de Faria está de posse da administração do Castelo de Engady, nossa herança histórica mais antiga e um dos pontos turísticos de Caicó. A própria governadora fez desta vez a coisa certa, ela está pedindo a opinião de todos os caicoenses para saber o que fazer com o Patrimônio da cidade. Fala-se que poderá ser transformado em mais um restaurante popular, ou que poderá ser uma casa de cultura e eventos. Porém se é para dá opinião, dou-te, leitor, a minha idéia: Que tal se Vilma empenhasse a ordenança de transferir o Museu do Seridó, localizado no prédio da antiga Cadeia Velha, para lá, e o prédio da antiga Cadeia ser transformado num Cinema, poderia-se resgatar o nome do velho Cine Pax de Caicó, extinto já fazem décadas. Isso daria mais comodidade aos visitantes do Museu e poderia-se colher mais material de nossa história já que o espaço seria maior do que o da Cadeia Velha.
Você, leitor pode opinar, deixando seu comentário logo abaixo!
Participe dessa campanha.
POR: EDNALDO LUIZ.

FESTA DOS "GATOS E GATAS"

O ALTO DA BOA VISTA MARCOU PRESENÇA NA FESTA "GATOS E GATAS" DO BAIRRO BOA PASSAGEM- CAICÓ/RN.
Fotos de Anselmo Santana.

Este é o nobre Éric do Alto da Boa Vista, sua beleza e sua simpatia inspira confiança e determinação. Ele foi um dos modelos do desfile.






Esta abaixo é a gloriosa Raissa, um talento de beleza e simpatia, ela também esteve na festa para apreciar o desfile com classe e elegância.

sábado, 22 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA CHEGA EM NATAL/ RN.

Vírus H1N1 já circula no Estado do RN
Publicação: 22 de Agosto de 2009 às 00:00

O vírus da Gripe A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”, já dá evidências de que circula no Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o infectologista Kleber Luz, um de seus pacientes teve o exame positivo para Gripe A, mesmo sem ter saído do Rio Grande do Norte. “É uma pessoa que teve um contato muito indireto com pessoas que estiveram com outras, que foram aos Estados Unidos”, diz Kleber. E complementa: “Há uma semana atrás não havia evidências da circulação do vírus, mas hoje já existem”. O infectologista preferiu não revelar detalhes, como o gênero do paciente ou o hospital em que houve o atendimento, por “sigilo médico”.
Alex RégisJuliana Araújo diz que a Sesap ainda está avaliando a situaçãoA subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Araújo, nem confirmou e nem negou a circulação do vírus da Gripe A no Rio Grande do Norte. No entanto, Juliana confirmou que ontem chegaram do Instituo Evando Chagas mais seis exames com resultados positivos para “gripe suína”, num total de 21 amostras enviadas. “Não posso afirmar com certeza se o vírus circula porque preciso fazer um levantamento nos meus arquivos do perfil de cada pessoa. Só terei essa resposta na próxima segunda-feira”, diz Juliana.O percentual de casos positivos teve uma queda, de acordo com Juliana Araújo. Com seis novos casos de Gripe A, num total de 21 exames recebidos, o percentual de contaminação ficou em torno de 29%. Nas semanas anteriores, esse número ficava entre 40% e 50%, ainda segundo a subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica. “Estamos esperando uma diminuição ainda maior por conta do tempo, que está mais quente, o que dificulta a disseminação do vírus”, espera Juliana Araújo. O total de casos confirmados no Rio Grande do Norte é de 31. Mesmo assim, o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal se preparam para uma futura disseminação do vírus da Gripe A. Um contrato de leitos em hospitais privados está em negociação entre Estado e Município. A ideia é garantir que atendimento de internação e UTI para todos os que venham precisar com uma possível disseminação da nova gripe. “Estamos negociando isso. Até agora a rede hospitalar tem dado conta da demanda, mas precisamos nos preparar para um aumento de casos”, diz Juliana.Os novos casos de Gripe A não alteram o procedimento padrão da Secretaria Estadual de Saúde. A ênfase continuará sendo no tratamento dos casos que tenham complicações e risco de morte. “Nós já passamos uma fase inicial de tentar impedir a entrada da vírus. Não conseguimos. Num segundo momento, tentamos controlar a doença, com a contagem de pessoas contaminadas. Mas agora o foco é tratar os casos onde esteja envolvido o risco de morte, incluindo nisso a contratação de mais leitos para internação e UTI”, encerra Juliana.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte.
É POSSÍVEL QUE O VÍRUS H1N1 CHEGUE A CAICÓ, MAS AINDA NÃO TEMOS NENHUMA EVIDENCIA DE CONTAMINADOS, O PERIGO RONDA OS NORTERIOGRANDENSES, MAS NÃO ENTREMOS EM PÂNICO. SE BEM QUE NO ESTADO DA PARAÍBA, BASICAMENTE EM JOÃO PESSOA, O H1N1 JÁ FEZ VÍTIMAS FATAIS...QUEM PODERÁ NOS SOCORRER?

O ALTO DA BOA VISTA EM FESTA!

POR: EDNALDO LUIZ.
O ALTO DA BOA VISTA ESTÁ EM FESTA: IMPERDÍVEL

O recinto festivo do meu amigo Railson, mais conhecido por Galego, marido d Rivanda e pai da bela Raissa, se prepara no dia 28 de Agosto para a grande atração do suingue contagiante da BANDA GRAFITH, uma banda muito conhecida nas paradas carnavalescas de Caicó. A banda promete arrasar com a euforia dos presentes na festa. O evento já está sendo muito bem divulgado nos meios de comunicação desta cidade. Aventura-se a necessidade de uma boa segurança interna e externa à festa que será realizada na mais nova quadra do "Galego Casa Show". Isso será muito bom para o bairro Alto da Boa Vista, pois divulga-se muito o nome deste lugar e denota de valorizção e identidade o nosso lugarejo. Fica aqui o convite para toda a moçada festiva.

IMAGINANDO



Poesia: Imaginando
Poeta: Ednaldo Luiz dos Santos

Imagino meu amor toda despida
Sem o véu que lhe cobre as vergonhas
No sublime trajeto das entranhas
Que destrói a minha ânsia querida.

Se tu ficas como a rosa amostrada
Que lampeia suas pétalas nas carícias
As ações que espero, fictícias,
São transtornos para mim em disparada.

Mas se'alguém me chama a atenção
Já percebo que estou bem desatento
Sou uma vítima deste falso pensamento
Que margeia o meu fraco coração.


Feito dia: 22/ 08/ 2009.

POETA CESÁRIO VERDE




Eu que sou feio, sólido, leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te, sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.

Sentado à mesa de um café devasso,
Ao avistar-te, há pouco fraca e loura,
Nesta babel tão velha e corruptora,
Tive tenções de oferecer-te o braço.

E, quando socorrestes um miserável,
Eu, que bebia cálices de absinto,
Mandei ir a garrafa, porque sinto
Que me tornas prestante, bom, sudável.

«Ela aí vem!» disse eu para os demais;
E pus me a olhar, vexado e suspirando,
O teu corpo que pulsa, alegre e brando,
Na frescura dos linhos matinais.

Via-te pela porta envidraçada;
E invejava, - talvez que não o suspeites! -
Esse vestido simples, sem enfeites,
Nessa cintura tenra, imaculada.
...
Soberbo dia! Impunha-me respeito
A limpidez do teu semblante grego;
E uma família, um ninho de sossego,
Desejava beijar o teu peito.

Com elegância e sem ostentação,
Atravessavas branca, esbelta e fina,
Uma chusma de padres de batina,
E de altos funcionários da nação.

«Mas se a atropela o povo turbulento!
Se fosse, por acaso, ali pisada!»
De repente, parastes embaraçada
Ao pé de um numeroso ajuntamento,

E eu, que urdia estes frágeis esbocetos,
Julguei ver, com a vista de poeta,
Um pombinha tímida e quieta
Num bando ameaçador de corvos pretos.

E foi, então que eu, homem varonil,
Quis dedicar-te a minha pobre vida,
A ti, que és ténue, dócil, recolhida,
Eu, que sou hábil, prático, viril.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MUITOS VEÍCULOS EM CAICÓ, E TOME CO2 NO AR.

Frota de Veículos de Caicó é de quase 24 mil, e Detran diz que 30 novos veículos são registrados por dia na cidade
Está ficando difícil dirigir ou transitar na cidade de Caicó. As ruas estão "abarrotadas" de veículos e motos, e de acordo com o DETRAN, a frota não pára de crescer.
De acordo com as estatísticas de 2009, existem 23.708 veículos (entre carros e motos) na cidade, equivalente a 3,49% de toda a frota do Estado, (o dobro da frota de Currais Novos, que é de 11.473 veículos), e o mais grave é que a cidade não conseguiu acompanhar o crescimento de sua frota, e não oferece qualquer estrutura para que os caicoenses e as pessoas que são adotadas pela cidade consigam viver tranqüilamente.
O Blog conseguiu apurar, através de contatos no Escritório do Detran de Caicó, que a cada dia, trinta novos veículos (entre motos e carros) são inseridos no trânsito da cidade. Se for levar em consideração transferência de domicílios, dentre outros, esse número pode chegar a 80 por dia.
Os problemas são visíveis. Depois das 8 horas da manhã ninguém consegue mais estacionar seu veículo na Avenida Coronel Martiniano, principal trecho de Caicó. Sem contar os que deixam seus veículos praticamente no meio da pista, e em cima das calçadas. Com tanto carro, os semáforos já não conseguem mais coordenar o trânsito, e alguns deles não estão mais sincronizados.
É mais do que normal presenciar, no cruzamento da Avenida Celso Dantas com a Rua Renato Dantas, que quando o semáforo da "Renato" abre para os motoristas prosseguirem viagem, o da "Celso Dantas" ainda está fechado e o engarrafamento é geral.
A problemática do trânsito precisa, com urgência, entrar na pauta de discussão. Não vai demorar muito, para enfrentarmos engarrafamentos em Caicó. E olha que isso já acontece em algumas épocas do ano na cidade.
Cruel é saber que técnicos do Detran do Rio Grande do Norte chegaram a iniciar uma discussão em torno de melhorias para o trânsito e esse projeto encontra-se engavetado até os dias de hoje.
Precisamos pensar numa Caicó grande, que sirva para os nossos filhos, daqui a vinte ou cinqüenta anos. Quem sabe construções de passarelas, principalmente na Avenida Coronel Martiniano não seria uma das soluções para as centenas de pedestres que arriscam suas vidas, durante o dia?
Pelo menos com a construção do Contorno Rodoviário de Caicó, o tráfego pesado, que também é um dos agravantes para o problema, será desviado das ruas de Caicó. Resta apenas esperar que o Município e o Governo do Estado possam fazer as infra-estruturas necessárias para acomodar tanto veículo.Segue a atual frota de Veículos de Caicó, de acordo com Dados recentes do DETRAN/RN.
Por Marcos Dantas

ATENÇÃO CAICÓ ESTÁ CRESCENDO EM GENTE E EM CARRO

Autor: Suébster Neri

A população de Caicó aumentou aproximadamente 3.000 habitantes em um ano. É o que aponta os números divulgados ontem pelo IBGE.

Caicó tinha 60.656 habitantes, segundo o Instituto. A população do município agora é de 63.006 habitantes.

Cofira os números de habitantes dos municípios mais populosos do Seridó, pela ordem numérica, segundo o IBGE:

Caicó - 63.006
Currais Novos - 45.536
Parelhas - 20.676
Jucurutu - 18.069
Santana do Matos - 14.544
Jardim de Piranhas - 14.347
Lagoa Nova - 13.718
Jardim do Seridó - 12.384 habitantes.


Caicó que já foi o terceiro município do estado, continua sendo o sétimo. Está abaixo de Natal (806.203 habitantes), Mossoró (244.287), Parnamirim (184.222), São Gonçalo do Amarante (80.737), Ceará-Mirim (67.869) e Macaíba (66.380).

BLOG: http://www.sneri.blog.br/

AONDE IREMOS PARAR COM ESSE CRESCIMENTO? O BOM MESMO É QUE UMA CIDADE QUANDO CRESCE É SINAL QUE ALGO DE BOM ESTÁ ATRAINDO AS PESSOAS PARA FIXAÇÃO. O SOLO DE SANT'ANA ESTÁ SENDO PRENCHIDO GRADATIVAMENTE E ISSO É RECÍPROCO NA PERSPECTIVA QUE TEMOS UM BATALHÃO, HOSPITAIS, CENTROS DE SEGURANÇA, UM PRESÍDIO, UM ESTÁDIO, UNIVERSIDADES, RELIGIÕES AFINCAS E TANTOS OUTROS SEGMENTOS DE ATRAÇÃO POPULAR COMO A FESTA DE SANT'ANA, A ILHA E O CARNAVAL DE CAICÓ. MAS É PRECISO QUE SEJAMOS CRÍTICOS NA MEDIDA DO POSSÍVEL POIS QUANDO UMA CIDADE CRESCE, AUMENTA O MUNDO DA CRIMINALIDADE ( devido a marginalização de pessoas carentes), A FROTA DE VEÍCULOS, A DESTRUIÇÃO DO POUCO DE NATUREZA QUE NÓS TEMOS, A MÁ ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ( em termos do loteamento de terrenos sem uma vistoria do poder público), A POLUIÇÃO, DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO, VIOLÊNCIA, DESEMPREGO ENTRE OUTRAS COISAS. EU, EDNALDO LUIZ, TAMBÉM ME PREOCUPO COM AS CONTRUÇÕES DE ALTOS PRÉDIOS NA CIDADE, POIS, QUANDO MUITO, IMPEDEM A PASSAGEM DOS VENTOS NAS SUAS PROXIMIDADES. E A QUANTIDADE DE ASFALTO, CALÇADAS E CALÇAMENTOS AUMENTAM A PROPAGAÇÃO DO CALOR, ISSO É RUIM PORQUE COM O NOSSO CLIMA SEMIÁRIDO A QUENTURA SERÁ EXORBITANTE. É PRECISO QUE SE PENSE CADA VEZ MAIS NA ARBORIZAÇÃO DE NOSSA CIDADE E NO PLANEJAMENTO ADEQUADO DE NOSSAS RUAS.

sábado, 15 de agosto de 2009

POETA ROGÉRIO DANTAS NONATO

Poema: HOJE

Autor: Rogério Dantas Nonato


HOJE NÃO É SÓ MAIS UM DIA
OU MUITO MENOS BANAL
VINTE E SEIS DE ABRIL
É UMA DATA ESPECIAL.

ONDE VIM AO MUNDO
E PUDE DESFRUTAR
DAS BELEZAS E DAS TRISTEZAS
ESTAMPADAS NO OLHAR.

JÁ VIVI UMA PAIXÃO
HOJE TENHO UM GRANDE AMOR
APRENDI COM A VIDA
A ENFRENTAR A DOR.

QUEM ME CONHECE SABE
NÃO PRECISO DIZER
SOU ROMÂNTICO E SINCERO
E GOSTO DE VOCÊ.

FAÇO USO DAS PALAVRAS
VEJO O TEMPO PASSAR
SOU UM POETA LÍRICO
QUE VIVO A SONHAR.

ESSE SOU EU, UM LOUCO
MAS UM LOUCO CONSIENTE
APRENDENDO COM OS ERROS
E SEGUINDO EM FRENTE.

Caicó/ rn 26/04/2008.
O POETA ROGÉRIO DANTAS RESIDE EM CAICÓ E JÁ TEM EM MÃOS MUITOS TRABALHOS ESCRITOS. GRANDE ROMANCISTA QUE TENHO OPRAZER DE EXPOR SUAS OBRAS NESSE BLOG.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CONCURSO DA PREFEITURA DE CAICÓ - 912 VAGAS

Prefeitura de Caicó vai realizar Concurso Público com 544 vagas para convocação imediata

A Prefeitura de Caicó vai realizar este ano, atendendo recomendação do Ministério Público do Trabalho, Concurso Público para preenchimento imediato de 544 vagas, e mais 358 para cadastro de reserva. Somente para a área de educação serão disponibilizadas 215 vagas.
A autorização para a realização do Concurso Público já foi encaminhada para a Câmara Municipal de Caicó, que por sua vez, aguarda o envio do Projeto de Planos de Cargos, Carreira e Salários, para poder autorizar a realização do Concurso, que deverá acontecer em meados de outubro.
O Blog teve acesso à distribuição oficial de Vagas no Concurso.
NÍVEL SUPERIOR:
Agente Fiscal Tributário -10 Vagas (Convocação Imediata) 10 Vagas (Cadastro de Reserva)
Assistente Social 08 Vagas (Convocação Imediata) 10 Vagas (Cadastro de Reserva)
Auxiliar de Controladoria 05 Vagas (Convocação Imediata) 05 Vagas (Cadastro de Reserva)
Educador Físico 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Enfermeiro 26 Vagas (Convocação Imediata) 30 Vagas (Cadastro de Reserva)
Engenheiro Civil 01 Vagas (Convocação Imediata) 01 Vagas (Cadastro de Reserva)
Farmacêutico/Bioquímico 07 Vagas (Convocação Imediata) 07 Vagas (Cadastro de Reserva)
Fisioterapeuta 03 Vagas (Convocação Imediata) 03 Vagas (Cadastro de Reserva)
Fonoaudiólogo 03 Vagas (Convocação Imediata) 03 Vagas (Cadastro de Reserva)
Médico Generalista 16 Vagas (Convocação Imediata) 20 Vagas (Cadastro de Reserva)
Médico da Saúde Mental 01 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Médico Neurologista 01 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Médico Pediatra 01 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Médico do Trabalho 02 Vagas (Convocação Imediata) 03 Vagas (Cadastro de Reserva)
Nutricionista 01 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Odontólogo 17 Vagas (Convocação Imediata) 20 Vagas (Cadastro de Reserva)
Pedagogo 06 Vagas (Convocação Imediata) 06 Vagas (Cadastro de Reserva)
Psicólogo 16 Vagas (Convocação Imediata) 16 Vagas (Cadastro de Reserva)
Psico-Pedagogo 01 Vagas (Convocação Imediata) 01 Vagas (Cadastro de Reserva)
Terapeuta Ocupacional 06 Vagas (Convocação Imediata) 06 Vagas (Cadastro de Reserva)
Veterinário 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Zootecnista 01 Vagas (Convocação Imediata) 01 Vagas (Cadastro de Reserva).

VAGAS PARA NÍVEL MÉDIO
Agente Fiscal de Transporte 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Arte Educador 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Assistente Administrativo 06 Vagas (Convocação Imediata) 10 Vagas (Cadastro de Reserva)
Auxiliar Administrativo 51 Vagas (Convocação Imediata) 60 Vagas (Cadastro de Reserva)
Auxiliar de Consultório Odontológico 17 Vagas (Convocação Imediata) 17 Vagas (Cadastro de Reserva)
Técnico em Enfermagem 42 Vagas (Convocação Imediata) 30 Vagas (Cadastro de Reserva)
Técnico em Radiologia 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Técnico em Laboratório em Entomologia 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Topógrafo 01 Vagas (Convocação Imediata) 01 Vagas (Cadastro de Reserva).

VAGAS PARA NÍVEL FUNDAMENTAL:
Calceteiro 06 Vagas (Convocação Imediata) 10 Vagas (Cadastro de Reserva)
Capturador 06 Vagas (Convocação Imediata) 06 Vagas (Cadastro de Reserva)
Coveiro 06 Vagas (Convocação Imediata) 06 Vagas (Cadastro de Reserva)
Cozinheiro 09 Vagas (Convocação Imediata) 09 Vagas (Cadastro de Reserva)
Eletricista 05 Vagas (Convocação Imediata) 05 Vagas (Cadastro de Reserva)
Encanador 01 Vaga (Convocação Imediata) 01 Vaga (Cadastro de Reserva)
Mestre de Obras 01 Vaga (Convocação Imediata) 01 Vaga (Cadastro de Reserva)
Motorista 15 Vagas (Convocação Imediata) 15 Vagas (Cadastro de Reserva)
Operador de Compressor 01 Vaga (Convocação Imediata) 01 Vaga (Cadastro de Reserva)
Operador de Máquinas Pesadas 02 Vagas (Convocação Imediata) 02 Vagas (Cadastro de Reserva)
Podador 12 Vagas (Convocação Imediata) 12 Vagas (Cadastro de Reserva)
Vigia 10 Vagas (Convocação Imediata) 10 Vagas (Cadastro de Reserva).

VAGAS PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO
Licenciatura Plena em Pedagogia - Educação Infantil - 91 Vagas
Licenciatura Plena em Pedagogia - Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) - 71 vagas
Licenciatura Plena em Português - (6º ao 9º ano) - 06 vagas
Licenciatura Plena em Matemática - (6º ao 9º ano) - 09 vagas
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - (6º ao 9º ano) - 10 vagas
Licenciatura Plena em História - (6º ao 9º ano) - 05 vagas
Licenciatura Plena em Geografia - (6º ao 9º ano) - 09 vagas
Licenciatura Plena em Inglês - (6º ao 9º ano) - 07 vagas
Licenciatura Plena Educação Física - 05 vagas
Licenciatura Plena em Ciência da Religião ou Educação Religiosa - 02 vagas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

INFLUENZA H1N1 NA WILKIPÉDIA

Gripe Suína
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Se procura especificamente o surto da doença de 2009, consulte: Pandemia de gripe A de 2009.

A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas.[2] Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3.
Em seres humanos, os sintomas de gripe A (H1N1) são semelhantes aos da gripe e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarreia..[3]
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, e o papel do suíno na emergência desta nova estirpe de vírus encontra-se sob investigação. Contudo, é certo que não há qualquer risco de contaminação através da alimentação de carnes suínas cozidas. Cozinhar a carne de porco a 71 °C mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias. [4]
Índice:
1 Gripe suína zoonótica
2 Influenza A (H1N1)
2.1 Progressão, sintomas e tratamento
2.2 Grupos de risco
2.3 Formas de contágio
2.4 Surto de gripe suína de 2009
2.5 Vacina
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas

Gripe suína zoonótica

A gripe suína é endémica em porcos.
A gripe suína é comum em porcos da região centro-oeste dos Estados Unidos da América (e ocasionalmente noutros estados), no México, Canadá, América do Sul, Europa (Incluindo o Reino Unido, Suécia e Itália), Quénia, China continental, Taiwan, Japão e outras partes da Ásia oriental.[2]
O vírus da gripe suína causa uma doença respiratória altamente contagiosa entre os suínos, sem provocar contudo grande mortalidade. Habitualmente não afeta humanos; no entanto, existem casos esporádicos de contágio, laboratorialmente confirmados, em determinados grupos de risco. A infecção ocorre em pessoas em contacto directo e constante com estes animais, como agricultores e outros profissionais da área. A transmissão entre pessoas e suínos pode ocorrer de forma directa ou indirecta, através das secreções respiratórias, ao contactar ou inalar partículas infectadas. O quadro clínico da infecção pelo vírus da gripe suína é em geral idêntico ao de uma gripe humana sazonal.
Os suínos podem igualmente ser infectados pelo vírus da influenza humana - o que parece ter ocorrido durante a gripe de 1918 e o surto de gripe A (H1N1) de 2009 - assim como pelo vírus da influenza aviário. A transmissão de gripe suína de porcos a humanos não é comum e carne de porco correctamente cozida não coloca risco de infecção. Quando transmitido, o vírus nem sempre causa gripe em humanos, e muitas vezes o único sinal de infecção é a presença de anticorpos no sangue, detectáveis apenas por testes laboratoriais.
Quando a transmissão resulta em gripe num ser humano, é designada gripe suína zoonótica. As pessoas que trabalham com porcos, sujeitas a uma exposição intensa, correm o risco de contrair gripe suína. No entanto, apenas 50 transmissões desse género foram registadas desde meados do século XX, quando a identificação de subtipos de gripe se tornou possível. Raramente, estas estirpes de gripe suína podem ser transmitidas entre seres humanos.

Influenza A (H1N1)

Progressão, sintomas e tratamento

Diagrama dos sintomas da gripe A (H1N1) no ser humano:1- Corpo em geral - febre2- Psicológico - letargia, falta de apetite3- Nasofaringe - rinorreia, dor de garganta4- Sistema Respiratório - tosse5- Gástrico - náuseas, vómitos6- Intestino - diarréia.[5]
Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias.[6] Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
De acordo com a OMS, os medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.[7]

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.[8] Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, 5 dias após o início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa pois este é o período de transmissão da gripe A.[9]
Algumas organizações religiosas também orientaram aos fiés evitar abraços, apertos de mãos ou qualquer outro tipo de contato físico para impedir a dispersão do vírus durante os cultos religiosos.[10]

Grupos de risco
Desde que as mortes em decorrência a gripe suína foram identificadas alguns grupos de risco foram observados. São eles[11]:
Gestantes
Idosos (maiores de 65 anos) - neste grupo existe uma situação especial pois os idosos tem sido poupados de morte.
Crianças (menores de 2 anos)
Doentes crônicos
Problemas cardiovasculares, exceto hipertensos
Asmáticos
Portadores de doença obstrutiva crônica
Problemas hepáticos e renais
Doenças metabólicas
Doenças que afetam o sistema imunológico
Obesos

Formas de contágio

A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México). Trata-se, possivelmente, de um vírus mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

Surto de gripe suína de 2009
Ver artigo principal: Surto de gripe A (H1N1) de 2009

Passageiros do metrô na Cidade do México usando máscaras de proteção em 24 de Abril de 2009.
O surto de gripe suína de 2009 em humanos, oficialmente denominado como gripe A (H1N1) (português europeu) ou influenza A (H1N1) (português brasileiro),[12] e inicialmente conhecido como gripe mexicana,[13] gripe norte-americana, [14] influenza norte-americana[15] ou nova gripe,[13] deveu-se a uma nova estirpe de influenzavirus A subtipo H1N1 que continha genes relacionados de modo muito próximo à gripe suína.[16] A origem desta nova estirpe é desconhecida. No entanto, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou que esta estirpe não foi isolada em porcos.[14][17] Esta estirpe transmite-se de humano para humano,[18] e causa os sintomas habituais da gripe.[19]

Vacina
Existe uma vacina para porcos, mas nenhuma para humanos.[20] A vacina contra a gripe "convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz [21] e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) vem investigando formas de tratamento.
O Instituto Butantan, em São Paulo, está colaborando com a Organização Mundial de Saúde em uma pesquisa para elaborar uma vacina contra a gripe suína e prevê finalizar o processo dentro de quatro a seis meses.[22]
Todavia, segundo Karl Nicholson, da Universidade de Leicester, na Grã-Bretanha, se o vírus evoluir para uma pandemia, a primeira onda vai chegar e irá embora antes que uma vacina tenha sido produzida. [23]
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mapearam as sequências genéticas dos primeiros vírus influenza A (H1N1) a chegarem ao Brasil, que foram, segundo o Ministério da Saúde, coletados de quatro pacientes: dois do Rio de Janeiro, um de Minas Gerais e um de São Paulo. Segundo uma análise preliminar, o vírus encontrado nos casos brasileiros é idêntico ao que circula em outras localidades. Segundo Fernando Motta, pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do IOC, o sequenciamento genético é fundamental para acompanhar a evolução do vírus no país e abre a possibilidade para o desenvolvimento de protocolos de diagnóstico. [24]

Referências
International Committee on Taxonomy of Viruses. The Universal Virus Database, version 4: Influenza A.
2,0 2,1 (2008) "Swine influenza". The Merck Veterinary Manual.
Este parágrafo foi traduzido a partir da versão inglesa do artigo, as referências estão no texto nas respectivas secções, nesse artigo
G1 Entenda como a gripe suína se espalha entre humanos
Veja quais são os sintomas da gripe suína e como se prevenir (27-04-2009). Página visitada em 06-08-2009.
Abril. GRIPE SUÍNA: ALERTA PARA POSSÍVEL PANDEMIA. Página visitada em 23/07/2009.
Tamiflu parece ser efetivo contra gripe suína, diz OMs.JC Online, 25 de abril de 2009. Acesso em 01 de maio de 2009.
Nova Escola - Plano de aula sobre Gripe Suína
Estadão. O vírus da gripe suína. Página visitada em 23/07/2009.
G1. "Recomendação de evitar abraços e mãos dadas durante missas divide fiéis". . (página da notícia visitada em 23/07/2009)
G1. "Médico repassa os grupos de risco nas infecções pela nova gripe". . (página da notícia visitada em 24/07/2009)
O Globo. "OMS muda o nome oficial da epidemia de gripe para 'influenza A (H1N1)'". . (página da notícia visitada em 01/05/2009)
13,0 13,1 Operamundi: Criadores de porcos temem prejuízo com gripe suína (página da notícia visitada em 29/04/2009)
14,0 14,1 AFP, 28 de Abril de 2009 OIE (Organização Mundial da Saúde Animal) diz que não há provas para atribuir a gripe suína aos porcos (página da notícia visitada em 01/05/2009)
Midiamais Cadeia produtiva diz que é "influenza norte-americana" e não "gripe do suíno" (página da notícia visitada em 29/04/2009)
V Trifonov, H Khiabanian, B Greenbaum, R Rabadan (30 April 2009). "The origin of the recent swine influenza A(H1N1) virus infecting humans". Eurosurveillance 4 (17).
Maria Zampaglione (April 29, 2009). Press Release: A/H1N1 influenza like human illness in Mexico and the USA: OIE statement. World Organisation for Animal Health. Página visitada em April 29, 2009.
Swine influenza World Health Organization 27 April 2009
Influenza A(H1N1) frequently asked questions. Who.int. Página visitada em 2009-05-07.
G1 Entenda como a gripe suína se espalha entre humanos (página da notícia visitada em 29/04/2009)
Notícias Terra Japão tenta encontrar vacina contra gripe suína (página da notícia visitada em 28/04/2009)
INFO Online, 30 de abril de 2009 "Brasil ajuda criar vacina contra gripe suína", por Guilherme Pavarin
Estadão Vacina atual não protege contra gripe suína, dizem especialistas (página da notícia visitada em 28/04/2009)
Agência Estado, 18 de maio de 2009. País conclui primeiras sequências genéticas do A (H1N1)

sábado, 8 de agosto de 2009

POETISA MARIA TERESA HORTA

Joelho
Maria Teresa Horta

Ponho um beijo
demorado
no topo do teu joelho

Desço-te a perna
arrastando
a saliva pelo meio

Onde a língua
segue o trilho
até onde vai o beijo

Não há nada
que disfarce
de ti aquilo que vejo

Em torno um mar
tão revolto
no cume o cimo do tempo

E os lençóis
desalinhados
como se fosse de vento

Volto então
ao teu joelho
entreabrindo-te as pernas

Deixando a boca
faminta
seguir o desejo nelas.


FONTE: www.astormentas.com

A GRIPE SUÍNA H1N1.

INFORMAÇÕES ENVIADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL PARA ESTE BLOG.

FORMAS DE CONTÁGIO E PREVENÇÃO DA GRIPE SUÍNA - H1N1.

Ministério da saúde
O contágio pode ser evitado por meio de alguns cuidados simples como lavar constantemente as mãos com água e sabão, cobrir nariz e boca com um lenço ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações, não dividir objetos de uso pessoal como toalhas de banho, talheres e copos.Os principais sintomas são febre repentina maior de 38º, dificuldade respiratória,dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma,procure um médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.Para maiores informações, acesse o site:

http://www.respostasgripesuina.com.br/

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

POETA BEETHOVEN JOSÉ

NORDESTINÊS
Poeta: Beethoven José

Nordestino não fica solteiro, ele fica solto na bagaceira!
Nordestino não vai com sede ao pote, ele vai com a bexiga taboca!
Nordestino não vai embora, ele vai pegar o beco!
Nordestino não diz 'concordo com você', Ele diz: "Né issssso, homi!!!!"
Nordestino não conserta, ele imenda!
Nordestino quando se empolga, fica com a mulesta dos cachorros!
Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mãozada!
Nordestino não sai pra farra... ele sai pro muído, pra bagaça!
Nordestino não bebe um drink, ele toma uma!
Nordestino não é sortudo, ele é cagado!

Nordestino não corre, ele dá uma carreira!
Nordestino não malha dos outros, ele manga!
Nordestino não conversa, ele resenha!
Nordestino não toma água com açúcar, ele toma garapa!

Nordestino não engana, ele dá um migué!
Nordestino não percebe, ele dá fé!
Nordestino não sai apressado, ele sai desembestado!
Nordestino não aperta, ele arroxa!

Nordestino não dá volta, ele arrudeia!
Nordestino não espera um minuto, ele espera um pedacinho!
Nordestino não é distraído, ele é avoado, apombaiado!
Nordestino quando está irritado com alguém que fica 'botando boneco',
Diz:Homi largue de frangagem!
Nordestino não fica com vergonha, ele fica encabulado, todo errado!

Nordestino não passa a roupa, ele engoma a roupa!
Nordestino não houve barulho, ele ouve zuada!
Nordestino não acompanha casal de namorados, ele segura vela!
Nordestino não rega as plantas, ele 'agoa' as plantas.
Nordestino não quebra algo, ele tora!

Nordestino não é esperto, ele é desenrolado!
Nordestino não é rico, ele é um cabra estribado!
Nordestino não é homem, ele é macho!
Nordestino não chama 'seu desalmado', ele grita 'infeliz das costa ôca!'
Nordestino não pede almoço, ele pede o cumê
Nordestino não come carne, ele come 'mistura'
Nordestino não lancha, merenda!
Nordestino não fica satisfeito quando come, ele enche o bucho!
Nordestino não dá bronca, dá carão!
Nordestino não fica com raiva, ele 'pega ar'!

Nordestino não casa, ele se amanceba!
Nordestino não tem diarréia, tem caganeira!
Nordestino não tem mau cheiro nas axilas, ele tem suvaqueira!
Nordestino não tem perna fina, ele tem dois cambitos!
Nordestino não é mulherengo, ele é raparigueiro!

Nordestino não se diverte, ele "bota pa decê"!
Nordestino não joga fora, ele rebola no mato!
Nordestino não exagera, ele alopra!
Nordestino não vigia as coisas, ele pastora!
Nordestino não se dá mal, ele se réia, se lasca todinho!
Nordestino quando se espanta não diz: - Xiiii!

Ele diz: Viiixi Maria! Aff maria!
Nordestino não compara dizendo: - Como é que pode?
Ele diz: - Soxtô!
Nordestino não vê coisas de outro mundo, ele vê uns malassombros!
Nordestino não é escroto, é o creca!
Nordestino não é chato, é caningado!

Nordestino não é cheio de frescura, é pantinzeiro!
Nordestino não pula, dá pinote!
Nordestino não arranja briga, arranja intica!
Nordestina não fica grávida, fica buxuda!
Nordestino não fica bravo, fica com a gota serena!

Nordestino não é malandro, é cabra de pêia!
Nordestino não fica apaixonado, ele arrêia os pneus todiinho!.

Fonte: http://www.ococotaseco.com/

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

NÃO TEVE GRIPE SUÍNA EM CAICÓ

Parece-me que a tal da gripe suína, Influenza H1N1, com a proteção da nossa Gloriosa Senhora Sant'Ana de Caicó, não acometera nehuma vítima na cidade durante o período da festa de Sant'Ana. Era de se temer um surto individualizado da gripe devido a quantidade de visitantes que tivemos durante tempo festivo. Muitas pessoas estiveram em Caicó, estimando cerca de mais de 1oo mil pessoas a transitarem nos clubes, hotéis, pousadas, casas e no Complexo Turístico da Ilha de sant'Ana. Foi muita gente! Espera-se que esse virus maléfico que está causando pânico nos brasileiros das regiões sul e suldeste do brasil não se ancore nessas terras escaldantes do Seridó. Que Sant'Ana nos proteja para sempre!!!!!!!!!!!!!