domingo, 27 de março de 2011

O BURACO É CAICOENSE.

Sendo entregue as baratas, está cidade se afunda sem nem mesmo ter tido um tsunami que esburacasse o solo enfraquecido da cidade ciocoense. Os motoristas se curvam sem curva para desviar a buracolândia que se alastra por quase toda cidade. É UMA VERGONHA CIVIL, para nossos transeuntes que perpassam as estradas nos seus veículos consertados. Quebram-se os feixes-de-molas dos veículos dos cidadãos e parecem que o poder público não está nem aí, pode um negócio desses! Mas vergonhoso foi uma escavação que fizeram nas proximidades do Semitério Campo Jorge, Bairro de Boa Passagem, para uma encanação qualquer e deixaram a maior baderna urbana no meio da rodovia. Os carros, motos e bicicletas chagam bambeiam para atravessarem os obstáculos. ISSO SIM É QUE É CIDADE ORGANIZADA E LIMPA!
E até o lixo toma conta de algumas ruas da cidade e não se ver a prefeitura limpando ruas de muitos bairros da cidade. Disse até um presidentede um Conselho comunitário que só lá na Prefeitura tem uma pilha de ofícios de reivindicações de bairros que o poder público ainda não atendeu....Af, af, af....!    

O VIRO DA CÉLULA.


POESIA: O VIRO DA CÉLULA
POETA: Ednaldo Luiz dos Santos.

O vírus se firma
No mundo tão são
E as células se queixam
Na reprodução
Temendo a ação
Procuram refúgio
Em ato litúrgico
Ou na fronte do lar
E botam a falar
Fazendo alvoroço
Estica o pescoço
A c´lula dondoca
Começa a fofoca
Pra fera virótica
Às vezes neurótica
Inventa cochicho
Com medo do bicho
Taludo, tão feio,
Procura aperreio
No lar corporal
Abraça o sal
Que salga e tempera
É praga da fera
Que vai se cumprir
E quando partir
O covil se cala
O momento de gala
Prepara o presunto
E o vírus defunto
Revive em razão
E o corpo tão são
Cai enfermidade
Sentindo saudade
No tato da mão.

Feito dia: 27/03/2011.

sábado, 19 de março de 2011

DESCALÇO DAS APRAGATAS

Não vou colocar meu meu pé nessa imundície tirana e nem tão pouco farei um escalda-pé para lavar as impurezas pisoteadas de agrúrios inóspitos. Feriu-se o ego de um egoísmo medonho e afrontou-se na porta da encarnanice frenteira, pondo a exatidão de um recuo meio arisco e longe da conflagração que a sociedade rotúla. Vestiu-se não com um calçado de estirpe de falange, ou um tênis de dondocas do grupo médio, mas com uma péa de couro, com correias alouradas, algo em torno do 39-40 ou do 40-41. Era senão as apragatas sem aprumos que o coureiro fez com toda sua mão-de-obra e que no final não careceu de cobrar pela labuta, pois levou-se em conta a maneira favozeira que há anos o calçador tinha lhe prestado quando era emprestado. Vê-se que pela simplicidade colocou-se àquele membro inferior no entrançados das correias e pode-se ver o malabarismo das batidas acanhadas, sem prumo e sem nada. Era apenas as apragatas que espantavam até fra-gatas de peito estufado e asas indomáveis. Àquela simples figura, desfigurada, era a razão para a existência das apragatas. Mesmo que se ignore a veracidade do sentido tato dos membros inferiores sobre a produção dos batuques, mas ninguém poderá solapar o que já é solapado ou até pisoteado no calabouço das figuras indestintas que descalçam as apragatas e vivem vidas mesquinhas e ilusórias em meio a conflagração exasperada de um acontecimento momentâneo, de passadas sorrateiras e de desequilibrios indigestos. E a pro-li-fe-ra-ção das apragatas fere a ação desmedida da vida suburbana e que somente o amor universal poderá reunificà-la. 

sábado, 12 de março de 2011

A FÚRIA DA NATUREZA NO JAPÃO

E AINDA DIZEM QUE O QUE EU FALO É PESSIMISMO. CEGO É QUEM NÃO QUER VER. A TERRA VAI EXPLODIR E COMEÇARÁ LOGO BRINCANDO COM A VIDA DOS SERES MALÉFICOS... SALVE-SE QUEM PUDER. ASSISTA AO VÍDEO.

ATÉ QUANDO O OESTE E O MÉDIO OESTE DO RN VAI SER UM NINHO DA BANDIDAGEM?

CALAM-SE... por quê? É preciso que se faça algo urgentemente! Os cidadãos de bem e os policiais que fazem a segurança de cidades de região não podem ficar a mercê dessa corja de vadios que perturbam o sossego público e fazem a barderna urbana e rural. Queremos viver num Estado digno de morar. Vamos fazer algo para conter também bandidos que vêem de fora para poluir nossos conterrâneos. O que aconteceu com  o valioso policial em Jucurutu é lamentável e digno de repúdio, pois como pode uma cidade pequena ter pouca segurança... Seria importante que se reforçasse mais a segurança dessas cidades pequenas para que o bandido não pense que a cidade está desprotegida e venha cometer atrocidades tamanhas. E agora só nos resta se condolescer com a dor desse ilustre Soldado e Guerreiro Smitt.

Não te quero senão porque te quero

POESIA: Não te quero senão porque te quero
POETA: Pablo Neruda

Não te quero senão porque te quero,
E de querer-te a não te querer chego,
E de esperar-te quando não te espero,
Passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
E a medida do meu amor viajante,
É não te ver e amar-te,
Como um cego.


Tal vez consumirá a luz de Janeiro,
Seu raio cruel meu coração inteiro,
Roubando-me a chave do sossego,
Nesta história só eu me morro,
E morrerei de amor porque te quero,
Porque te quero amor,
A sangue e fogo.

FONTE: http://www.astormentas.com.br/ .

quarta-feira, 9 de março de 2011

TIRA RESSACA DO CARNAVAL NO ALTO DA BOA VISTA.

Toda a comunidade de Caicó está sendo convidada para neste Sábado, dia 12 de Março, no Galego Casa Show, uma grande festa carnavalesca do tira-ressaca do carnaval 2011 de Caicó. será animada pela Banda Os Mimosos e Marquinhos Carreira e Yuri do Povão. Todos os blocos estão sendo convidados, juntamente com todos os foliões. venham, não percam essa grande festa pós-carnaval. Vai ser Showwwww.

FÁTIMA MOURA ARRASA EM JARDIM DO SERIDÓ.

Fafá na pose do click.
A minha ilustríssima e conterrânea Fátima Moura, ou como ela evoca Fafá Moura, abrilhantou com seu charme e simpatia o Carnaval 2011 em Jardim do Seridó, desfilando como Rainha do Bloco Interligatas, ao qual ela faz parte. Seu carisma contagiou toda a plateia àvida pelo desfile das musas carnavalescas da cidade. Pena que ela não tenha tirado em primeiro lugar, mas só a sua presença no evento já foi de grande valia para sua bela imagem. Tive o maior prazer em ter convidado-a para ser minha madrinha na missa de minha formatura em História, na Igreja do Rosário, onde ela iluminou todo público presente. É uma grande mulher de simpatia transbordante e sorriso cativante. Ela sim nasceu para brilhar e dá muitas satisfações aos seus valiosos pais. CONTINUE ASSIM, GRANDE PEDAGOGA FAFÁ. Veja as fotos abaixo:

 
Borboletinha...


CONVOCAÇÃO DO SINDICATO DE CAICÓ.

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CAICÓ
Rua Amaro Cavalcante – 205, Sala 04. Ed. Monsenhor Walfredo Gurgel – Centro.
CEP. 59.300-000 – Caicó – RN - CNPJ; 10.872.588/0001-27
Fundado aos 18 de fevereiro de 1989

_____________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DOS PROFESSORES E SERVIDORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO.

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó, no uso das atribuições estatutárias que lhes são conferidas, vem por meio deste edital convocar a TODOS OS PROFESSORES(As) E SERVIDORES da rede municipal de ensino, das zonas rural e urbana, para participarem da assembleia geral extraordinária a ser realizada dia 11 de março, (sexta-feira) às 08 horas da manhã no salão de eventos do CDS.
Na oportunidade estaremos planejando a continuidade do movimento grevista da educação municipal.
A participação de todos é de total importância.

Caicó/RN 09 de março de 2011.

TEMA DA FRATERNIDADE 2011.


Agora a Igreja com o tema da fraternidade "Fraternidade e a Vida no Planeta"clama por uma solução dos bichos humanos para diminuir a poluição da Terra. Discute-se meios ou formas de coibir as lançadas de lixo e gases poluidores no Terra. Mas será que isso é possível? Será que já estamos vivendo numa fase inreverssível, onde não mais poderemos salvar o que Deus nos Deu? Indaga-se: onde se colocarão o lixo poluidor? É possível replantar toda a Terra? Não se sabe ao certo, mas temos que nos mobilizar para evitar o aceleramento do holocausto vindouro. E isso não é uma profecia, estava escrito na natureza que, a partir de quando o homem nasceu e se desenvolveu ele mesmo irá por fim a sua existência. E a Ciência ainda não se apressou para descobrir um planeta bom para a gente morar...

BLOCO KARAPUSSA DO ALTO DA BOA VISTA.

O BLOCO KARAPUSSA DO ALTO DA BOA VISTA É DESTAQUE NO BLOG DE ANSELMO SANTANA.

AO passar ontem, dia 08 de Março, pelas ruas da zona norte de Caicó, basicamente no bairro de boa passagem, me deparei com o meu primo, blogueiro como ele só, Anselmo Santana. Passei em sua rua e ele me chamou, juntamente com toda a galera do Bloco Karapussa para tirar umas fotos. Ele disse que depois ia fazer uma reportagem e colocar no seu blog http://www.anselmosantana.com . Pois não é que ele fez mesmo! E não só foi nesse blog do meu amigo que o bloco Karapussa apareceu não. Nós tiramos altas fotos no bairro Samanaú e Salviano Santos, para gente de fora, do Rio de Janeiro, Natal e São Paulo. O Bloco Karapussa nesse ano de 2011 arrasou em termos de cultura carnavalesca. Vejamos a reportagem transcrita abaixo e as fotos tiradas por Anselmo Santana:

"Por Anselmo Santana:
Já fazia um bom tempo que não via aqueles pequenos blocos, os quais crianças, adolescentes e até adultos se vestiam de “Papangus” e as chamadas “Burrinhas de Padre”.Desses blocos que sempre passavam pelas ruas da periferia de nossa cidade cujas fantasias e vestimentas muitas vezes assustavam as crianças (confesso que quando criança tive muito medo) e faziam os velhos vira-latas latirem devido o barulho dos instrumentos musicais que basicamente se resumiam ao Bumbo e ao Tarol, além, é óbvio, do chocalho pendurado nas “burrinhas”.
Pois bem, estava eu em casa, atualizando meu blog, quando de repente, ouvi àquela barulheira no lado de fora de minha residência. Era um desses tradicionais “bloquinhos”.
Para minha grata surpresa era o Bloco Karapussa que tem como fundador meu primo, o Poeta, Pedagogo e recém formado “Historiador” Ednaldo Luiz. Ele que sempre luta pela preservação da cultura de nossa cidade, em especial, do bairro onde mora, Alto da Boa Vista.


Segundo o próprio Ednaldo Luíz, o bloco foi fundado na década de 90 e no que depender dele perpassará várias e várias décadas.Só tenho a tirar o chapéu caro Ednaldo. Não deixe a peteca cair meu velho".

É MEU GRANDE PRIMO, EU PROCURO FAZER DAS POSSIBILIDADE MOMENTOS DE DIVERSÃO E CULTURA QUE É A ESSÊNCIA DO POVÃO E A HERANÇA DOS POETAS IDEALISTAS. UM ABRAÇO E DIVULGUE LEITOR POR CAICÓ ESSE BLOCO QUE É PARA ELE GANHAR DESTAQUE NO NOSSO CARNAVAL.

terça-feira, 8 de março de 2011

MIJARAM NO MEIO DA RUA.

A falta de banheiros nesta cidade de Caicó em tempos de carnaval já é uma constante e não adianta a polícia ficar prendendo os foliões, posto que eles não tem culpa de nada. A culpa é do poder público que não coloca banheiros químicos espalhados no corredor da folia e deixam as pessoas de bexigas cheias procurarem o ar livre transitado. Sábado quando eu acompanhava o Bloco do Magão eu me deparava com cenas despudoradas e sem nenhum constrangimento para mim e nem para os foliões, a menos para uma senhora de família e de pudor recalcado. Muitas mulheres enchiam a cara de birita e chegavam no meio da rua, se agachavam e despejava  a enchurrada amarela no chão. Às vezes parecia até uma vaca mijando no curral, visto que demorava horrores para terminar. E mesmo que passasse um homem perto elas não se intimidavam não, continuavam no seu alívio bexigal. Teve uma até que mostrou sua xereca para quem quisesse ver, pode um negócio desses! Imagine se passasse uma criança numa hora dessas? E os homens não ficam atrás não. Chegam em qualquer lugar e tiram suas jararacas para fora e iniciam seus rituais urinescos. Parecem mais um touro de bexiga cheia. O despudor é tão grande que chegam até a dizer: "Isso é Carnaval!" Será mesmo que carnaval é sinônimo de desrespeito contra a moral e os bons costumes?
É PRECISO PREFEITURA DE CAICÓ QUE SE FAÇA ALGO PARA COIBIR ISSO OU as ruas de Caicó se tornarão piscinas de mijos humanos.  

MARIETA VAI CASAR NA FAZENDA DE SEU TIO

BRINCOU tanto de esconde-esconde àquela desencardida Marieta que seus pais juntamente com sua irmandade ( eram na faixa de 3 irmãos de criação)pressentiram a lucupração arredondada do círculo vicioso e aconselharam de outrora que ela marcasse o casamento para um momento em que talvez a fartura fosse abundante. E ela mesmo o quis já de sobreaviso que fosse marcado o casório para os dias de folia, no mesmo dito ano de 40. Marieta então aproveitou os dias festivos anti-padroeira e planejou engatinhando para se amarrar num domingo de frevo. Decidiu-se que a festa era pra ser na Quarta de cinzas, pois o fogaréu já havia cessado  e só restaria senão os escombros de uma combustão poluidora das mentes insanas. Haveria um batismo da fuligem madeiresca, com direito a SHOP e DANÇA e comilança aos bocados. Mas deveras que Marieta com sua humilde família morava numa Fazenda de nome Vaca Brava e o fazendeiro que também era seu tio botou areia no angú e desmarcou o casório para outra data, 24 de Junho, época da tradiconal Colheita do Milho Plantado. E vai ser assim, segundo me avisaram meus fofoqueiros de plantão. Marieta vai se casar com Zeca Preá, um forniqueiro de galocha, metido a caçador de almas irracionais, coisa que o IBAMA deve saber mais num sabe. Zeca conheceu sua meretriz numa dessas suas caçadas afoitas, quando Marieta estaria obrando no mato. Dizem que o pervetido a comparou com uma onça despintada pelo Sol e que no momento de tirar-lhe a vida ela se pôs em pé e o molobro não perpetuou seu intento pois embelezou-se com àquele branquidão em osso, tal qual a Eva foi a erva do Adão. Mas Marieta irá se casar no dia da colheita e já prepara desde já uma lista de convivas que já está assombrando o bolso do pobre Zeca. A moça donzela pretende se esposar com um estirão de vestido que necessitará de mais ou menos uns 10 a 20 escravos da Vaca Brava para transporá-lo e deverá sair como féretro num carro-de-boi. Ela irá morar na própria fazenda do seu tio e serão felizes até o desprazer vindouro. 

BLOCO KARAPUSSA AGITA ZONA NORTE DE CAICÓ.

O BLOCO KARAPUSSA É O ÚNICO BLOCO DE CAICÓ QUE AINDA SOBREVIVE COM A TRADIÇÃO DE DESFILAR NOS BAIRROS DA CIDADE.

Criado por este que vos fala, desde a década de 1990, o Bloco Karapussa nasceu por influência do tradicional e já extinto Bloco do Lixo de Caicó que antigamente fazia a alegria dos moradores dos bairros caicoenses em tempos de outrora. O Bloco Karapussa é um bloco misto, mas em sua maioria é composto por crianças e adolescentes que vivendo o momento das folias carnavalescas almejaram brincar o caranval se fantasiando de burrinha-de-padre ou papangú, mostrando para o bairro Alto da Boa Vista (principal reduto do bloco) e para outros bairros da Zona Norte de Caicó que a euforia caranvalesca é contagiante. O momento mais sublime do Bloco Karapussa é poder levar para as crianças, idosos, deficientes, jovens e adultos um pouco de alegria nas ruas e nos lares dessas pessoas. Os nossos corações se transbordam de entusiasmos e cada vez mais a felicidade do povo nos incentiva a continuar com essa empreitada maravilhosa. Mesmo o Bloco precisando de ajuda financeira, ainda nós encontramos meios para não perder a tradição. E quem quiser ajudar o Bloco basta só me procurar no Alto da Boa Vista que eu estarei atento e aceitarei de bom grado a ajuda necessária.

ANSEIOS FEMININOS

POESIA: SEM TÍTULO...
POETISA: MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

Toda mulher deve ser amada

No dia-a-dia conquistada
No ser mãe endeusada
Na cama desejada
Na boca beijada
Na alegria multiplicada
No lar compartilhada
No seu dia festejada
Na tristeza consolada
Na queda levantada
Na luta encorajada
No trabalho motivada
No aniversário presenteada
Na alma massageada
Na beleza admirada
Na dificuldade ajudada
No cangote bem cheirada
Na vida abençoada
No mundo inteiro respeitada
E sempre que possível… abraçada!"

Madre Teresa de Calcutá

sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL CAICOENSE

POESIA: CARNAVAL CAICOENSE
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Caicó toda orgulhosa
Se apronta logo cedo
Recebe os visitantes
Cada um com seu enredo
Abra a porta da morada
Sem esconder um segredo.


Nobre hosptitalidade
O visitante recebe
Muitas casas se alugam
E outras viram sede
Para turma que tem bloco
E pra cerveja que se bebe.


A Caicó fica feliz
É folia sem demora
A loirinha geladinha
Folião chega e devora
É caldo e carne assada
As nêga chega adora.


A tardinha tem folia
Com o Bloco do Magão
Cantando as marchinhas
Arrebanha multidão
Todos vibram com amor
Nesse frevo do sertão.


A noite, se vai pra Ilha
Pular muito carnaval
Tem frevo e muito axé
Pagode e Samba legal
Os quiosques alimentam
A grande fome social.


De madrugada tem Troça
Que leva o povo pro caldo
O Bloco Treme-treme
Ajunta gente sem laudo
O dinheiro se derrama
Que ninguém calcula o saldo.


Tem os açudes também
Que ajunta muita gente
A terra tá bem molhada
Por causa de boa enchente
O Seridó bem molhado
Só deixa a gente contente.


E tem burrinha-de-padre
Os Bonecões e papangús
Tem gente bebendo tanto
Parecendo uns urubus
Passa o dia comendo carne
E no café come cuscuz.


As mulheres se embriagam
Não protege a perereca
Os homens viram virgens
Com alcóol se desmunheca
Quem entrar nessa fusaca
Vem sem calcinha e sem cueca.

É assim nosso carnaval
Com frevo e muita alegria
Quem vem volta de novo
Torna vício e contagia
Meu Caicó fica feliz
Por essa bela harmonia.

Feito dia: 05/ 02/ 2011.

CURSOS DE GRÁTIS EM CAICÓ, INSCRIÇÕES ABERTAS.

A MINHA AMIGA E ILUSTRÍSSIMA POETISA IEDA LIMA ME ENVIOU UMA POSTAGEM CONCLAMANDO A SOCIEDADE CAICOENSE QUE SE INTERESSE EM ADQUIRIR NOVAS HABILIDADES EM OUTROS RAMOS DE SERVIÇOS QUE O SENAC DE CAICÓ ESTÁ NOS PRESENTEANDO COM CURSOS GRATUITOS. VEJA ABAIXO:
SENAC
PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE – PSG

CURSOS GRATUITOS PARA CAICÓ-RN:

VENDEDOR, TÉCNICO DE ENFERMAGEM, COZINHEIRO BÁSICO, RECEPCIONISTA E OPERADOR DE COMPUTADOR.

INCRIÇÕES ABERTAS: 16/02 A 11/03/11.
SOMENTE VIA INTERNET PELO SITE: www.rn.senac.br
Participe!!!

FORNALHA BAR NO ROCKARNAVAL 2011.

É NÓIS NA FITA MANO. OS CARAS E AS MINAS VÃO ARRASAR O POINT MAIS BADALADO DE CAICÓ. UHUHUHUHUUUUU......