domingo, 30 de outubro de 2011

AS BRINCADEIRAS DE BILAS NO SERIDÓ.

EU ADORAVA BRINCAR DE BILA MAIS OS MOLEQUES E SENTIR NOSSOS CHEIROS DE RABUJOS NO MEI DO SOL.  
POR: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.
POETA, PEDAGOGO E HISTORIADOR.
Primeiro se ajunta uns moleques do mei de rua, cada qual com suas bilas novinhas, compradas na hora. Não se aceita quem venha jogar com as famosas bilas CASCABUJAS, bilas amassadas que já vem da fábrica ou que já tenha sido embatida com os buracos da vida. A molequeira se junta, mais ou menos uns cinco ou seis cabrochas, cada um com seu tubo de plástico contendo as bilas. É necessário que cada um tenha seu famoso TIBA, uma biloca que seja a escolhida de todas para a brincadeira chamada por todos de Brincadeira de Vera. Muitos procuram pegar uma rulimã de carro ou caminhão, formando o grande Tiba de Ferro. Para que o jogo ocorra é preciso que os moleques mais audaciosos tenham uma boa desenvoltura nos dedos, uma boa prática no dobrar e muita força para dá uma arrancada nas bilas de perto ou de longe.
A Brincadeira a Vera começa quando um dos moleques desenha um triângulo no chão e um mais esperto e organizador tracejam a quantidade de bilas que cada um tem que casar no triângulo. Uns brincam de casar duas, três, quatro, cinco bilas e assim por diante. Quando todo mundo casa as suas bilas, um moleque maior e de olho mais linheiro vai a uma distância de 10 a 20 metros e traceja uma linha divisória que marca o limite disposto no chão, demarcando o espaço onde a bila deve correr para decidir quem será o primeiro a jogar o seu tiba no triângulo para tirar bila. Quando as bilas de todos correrem em direção a linha demarcada, se um dos tibas bater no outro o moleuque que é dono do tiba tem que pagar uma bila ao dono do tiba que acertou. Quando todo mundo jogar, a bila que se encostar mais próximo da linha divisória será o dito Prima, que lançará seu tiba em direção ao triângulo e os outros seguirão conforme suas posições perto da linha divisória.
O Prima joga seu tiba em direção ao triângulo no chão recheado de bilas novinhas, se ele tirar bila do triângulo ele já pode se considerar GONÇA, uma espécie de aniquilador de tibas, que se acertar algum seu dono deverá pagar uma bila a ele. Mas se alguém do grupo de moleques tirar mais bilas do que o primeiro, será gonça, e assim por diante. Porém, se ninguém acertar o jogo se procede do primeiro até o último jogador. 
Alguns moleques gostam de jogar com a condição de COÇA, ou seja, aquele moleque que que tirar pelo primeiro duas bilas, pagará o dobro para quem gonça lhe matar. Esse sistema é criado para, no dizer popular, afulibar o parceiro, deixá-lo sem bila, fazendo o besta perder até seu tiba. Dizem os mais encapetados que foi o diabo quem fez com que o moleque perdesse tudo. 
Quem for mais acerteiro com seus dedos indicador e polegar e retirar muitas bilas do triângulo, além de eliminar seus opositores será visto como o Acerteiro do jogo, e todos pelejarão para aniquilá-lo. Em dias de sorte os mais acerteiros podem sair do jogo com um tubo cheio de bilas. Estes podem se tornarem empresários emprestando bilas para quem quiser jogar para eles, pois se acaso os ditos sócios ganharem bilas eles terão que pagar o dobro ao empresário que aumentará o seu patrimônio e poderá até vender bilas para quem quiser comprar. 
As bilas mais famosas do meu tempo de criancice eram as bilas Americanas (as bilas coloridas) e tibas de marca d'água. Na época, uma bila americana valia por cinco bilas normais.
As brincadeiras de bilas só serviam no tempo que chovia, que deixava a terra molhada e os moleques podiam brincar até de pés descalços. E quando era assim, passava-se horas nas ruas e só iam almoçar quando ouviam as mães gritarem para voltar para casa imediatamente, caso contrário levaria uma surra dessas de lavar com áqua de sal. Era assim que eu brincava no meu tempo de criança.    

sábado, 29 de outubro de 2011

DESAPAREÇA!

NÃO LEVANTE ESTA BATINA DE FLORES TÃO MATERNAIS QUE AS RÉDEAS DOS FLORAIS DESPERTARÁ A INCUBAÇÃO E TRARÁ A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO CILÍNDRICO POR UM LÍQUIDO PROMÍSCUO NUM CORPÚSCULO DE CORREDORES AFINS. SE VOCÊ QUE TEM A COMPETÊNCIA DE SER UMA ESPOSA DO LAR SAIA DESTA ESCOLA DE AFUNILAÇÕES DE MORAL E VENHA CORTAR AS FITAS QUE SEPARAM A VERDADEIRA BUSCA DO PRAZER DEMASIADO. VÁ PRA O RAIO QUE PARTA. SAIA DA MINHA FRENTE SE NÃO EU VIVENCIO LOUCURAS. VÁ EMBORA DESTA DOUTRINA E SIGA PARA UM LUGAR DISTANTE DO MEU E DESAPAREÇA PARA APARECER DE NOVO. VÁ OLHAR-ME NA ESQUINA DOS DESREGRADOS DO ALÉM. NÃO ME LEVANTE O VESTIDO DE BATINA, JÁ QUE VOCÊ JÁ FOI SABATINADA. CORRA PRA SER O MONGE QUE DE MONJA TE COMPLETA. SAIA DAQUI E NÃO ENTRE MAIS NOS MEUS SONHOS E NEM TÃO POUCO NOS MEUS QUERERES. DESAPAREÇA E DEIXE SUA BATINA ESVOAÇAR PARA O OUTRO LADO PARA QUE A CURIOSIDADE NÃO ME APUNHALE PELAS COSTAS. E VÁ COM DEUS!!!!

A TERRA ESTÁ AMEAÇADA: O QUE SERÁ DA HUMANIDADE?

FOI DITO PELA NASA QUE EM NOVEMBRO UM ASTERÓIDE IRÁ PASSAR PERTO DA TERRA NUMA CURTA DISTÂNCIA QUE A DA LUA NESTE ANO DE 2011.

O que rola na mídia é que o asteróide da foto ao lado irá passar rente a Terra numa pequena distância que a da Lua, onde se encontra como satélite da Terra e que não sai da órbita desta. O fato é que há muito tempo que o nosso Planeta não era rodeado por aparições de astros que causam perigo e destruição nos corpos que estão envoltos a campos gravitacionais. O que se percebe é que além do Planeta está sendo destruído pelo homem e que este não consegue mais parar de poluí-lo, os astros estão se rebelando como ameaças a vida na Terra. O homem até que desenvolve meios de captar sinais de ameaças espaciais, mas não as evitam por que isso é obra de natureza divina.  Vejamos o que disse um site de relacionamentos pessoais:

"A Rocha espacial se aproximará do nosso planeta a distancia menor que a da Lua; Nasa descarta risco de colisão.
Um asteroide da lista de objetos espaciais potencialmente perigosos passará muito perto da Terra em 8 de novembro, às 20h28 (horário de Brasília), pelos cálculos da Nasa.

A rocha espacial chamado 2005 YU55 se aproximará do nosso planeta a uma distancia menor do que a da Lua, o que para a astronomia é considerado um "fio de cabelo cósmico".
A proximidade do asteroide é incomum por se tratar de um objeto grande, com 55 milhões de toneladas e 400 metros de diâmetro – o equivalente a quatro campos de futebol.
Se atingir a Terra, o impacto terá a força de mais de 65 mil bombas atômicas, abrindo uma cratera de quase 10 km de largura e 600 metros de profundidade.
No entanto, a Nasa descarta qualquer risco de colisão entre o asteroide e o planeta Terra, pelo menos nos próximos 100 anos.
“O YU55 orbita o Sol de 14 em 14 meses, porém não representa nenhuma ameaça de colisão com o nosso planeta no período de 100 anos”, disse o porta-voz da Nasa, Don Yeomans.
Descoberto por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, em 2005, o asteroide só foi melhor observado em abril de 2010 através do Radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, revelando-se um objeto escuro e quase esférico.

Acontecimento histórico
A passagem do YU55 perto da Terra será um acontecimento histórico para os astrônomos - trata-se da maior aproximação de um objeto deste tamanho detectado com antecedência.
O 2005 YU55 estará melhor visível na manhã do dia 9 de novembro, quando atingirá magnitude 11 por várias horas até desaparecer.
Na astronomia, magnitude é a medida quantitativa de luz vinda de um astro. Quanto menor o número, maior o brilho aparente.
Como a visão humana só consegue captar objetos com brilhos até 5 graus de magnitude positiva, quem quiser observar o asteroide vai precisar de, no minimo, um pequeno telescópio".
É, O PIOR ESTÁ POR VIM, JÁ QUE NENHUM ASTRO ESCAPA DOS IMPACTOS DE OUTROS ASTROS QUE PARECE QUE VIAJAM PELO ESPAÇO COM VIDA.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O AUTO DAS MÃES.

POESIA: O AUTO DAS MÃES.
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

É tanta mãe nesse meio
De toda cor e tamanho
É mãe morena e pretinha
E desprovida de banho
É mãe galega pintada
É Loira esbranquiçada
De todo jeito é estranho.

Tem mãe graveto e palito
Tem mãe até rechunchuda
Tem mãe de bucho dobrado
Agalegada e buchuda
É mãe que gosta do sal
Mãe que rebola no pau
Tem mãe magrinha e carnuda.

Tem mãe criada em engorda
Tem mãe na fábrica do bolo
Tem mãe que anda de bis
Tem mãe que adora um rolo
Tem mãe que adora a filha
Tem mãe que coça a virilha
Tem mãe que chupa consolo.

Tem mãe da vida mundana
De taxista ao escambau
Tem mãe que fuma cigarro
E que leva surra de pau
Tem mãe até de vestido
Tem mãe que vira marido
Quando não vive em casal.

Tem mãe varada por sexo
Mãe do fogo da burrega
Tem mãe que roda a bolsinha
Mãe que todo mundo chega
Mãe que trabalha em posto
Mãe que sempre dá o gosto
De ser chamada de Nêga.

Tem mãe que faz academia
Pra sua barriga secar
Mãe que sempre caminha
E não pára de engordar
Mãe com dente e banguela
Mãe que assiste novela
Mãe que vive a fuxicar.

Tem mãe que vive na igreja
Se livrando do pecado
Mãe que passa muito tempo
Enganando o namorado
Tem mãe que é baraqueira
Mãe que é interesseira
Mãe tarada por safado.

Mãe que foge do inferno
E que sofre o abandono
Mãe que sempre quer viver
Dependendo de um dono
Mãe que brinca de casinha
Tem mãe perua e galinha
Mãe até que perde o sono.

Tem mãe valente, preguiçosa,
Mãe artista e redentora
Mãe que não dá um perdão
Pra viver sendo amadora
Mãe idosa e experiente
Mãe que vira uma serpente
Essa mãe é pecadora.

Mãe de toda natureza
Que vive em qualquer lugar
Mãe que é filha da mãe
Mãe que sabe nos criar
Toda mãe é geradora
É a primeira professora
Que é mãe para educar.

Feito dia: 27/ 10/ 2011.

A NEGUINHA QUE MENGAVA em frente de...

Naquela noite de estrelas no céu e luzes de torres acesas, clareando os contornos da caibreira frondosa ou do pé-de-nim esverdeado, o observador saiu, no dizer popular, para fora, com seu raidinho acelulado, para ascultar sinfonias um tanto quanto chulas e pernoitar na calçada de tradições antigas quando viu por si só uma Neguinha da vadiagem tamanha a espetecar-se no banco de pedra que havia naquela sombra de caibro. Ela estava meio preenchida com o cálculo dos lipídios em ação e trazia na juzante uma pequena cria de criar indenizações por leis carniceiras ao indelével machismo. Ela se assentou bem de fronte do Faminto de tentações pecaminosas e ficou a conversar com uma amiga dos tempos de camaradagens infanto-juvenis, que também agora já havia adquirido a experiência um tanto desprazerosa que suas amigas viveram. mas ela estava ali, de frente de... do Faminto, abrindo suas pernas de ângulos pudendos e imitando uma dança insinuante para o encontro das quatro letras. E o Faminto bem que calculava o preenchimento à distância do fomento, ao som sonoro de um sucesso de legião. Descreveram-na era a dança do mengado do cio da fera louca que queria o Auto da Impetração tão vivo e saltitante que ela jamais iria esquecer desse encontro orgástico, no Auto da Perdição. Define-se então as visões turvas como um conceito: Como a vascosidade se sente atraída pela ação mengável.   

domingo, 23 de outubro de 2011

IMAGENS QUE OLHAM PARA MIM.

DESSE jeito não dá! Quanto mais eu fujo das aparições de indesejáveis desejos mais o círculo de redoma mostra suas imagens vestidilosas e esbranquiçadas que fitam-me como um carcará e cada vez mais lança-me em sofreguidão de tal forma que a fuga do Coisa Ruim é ineficaz. Tento tortear os caminhos desentortados com as querências cardíacas, mas é em vão pois parece que as imagens trabalham numa tentativa de me prender cada vez mais no calabouço dos seus escravos. Vejo-me como um escravo mesmo, já que "de tudo ao meu amor serei atento" e corajoso nas tentativas de conquistar um citado bem afável. Quando se posta sobre um móvel parece que fica mais visível e idolatrada e o jogo das quatro letras começa a apoquentar as predileções do anti-narcisista, levando-o ao desejo recuado de uma ação policiada de chagas traiçoeiras. As imagens adotam formas variadas de tentações. Seria no dizer espiritual um jogo do capeta em ação aonde pode se transformar em najas peçonhentas, ovelhas de semblantes angelicais ou em adoradores do universo infantílico. Adotam tais imagens a cor púrpura do sangue e do fogo, num envolvimento de paixão, acalento e degradação. Não são nem tampouco letreiros de placas de propagandas e nem comerciais criativos que cativam os inocentes do universo capitalista. São visões revisitadas de ilusões corriqueiras que têm seus propósitos expostos no entendimento afetado. E chega até a usar a cópia frajuta da geratriz de propagação como meio de afeto bastardo ou de ilustração manipuladora das atenções alheias. 
É uma perseguição feita por prazer, pelo atanasar, pelo desconcentrar das posturas concentradas. A pessoa que desconcentra está concentrada no sentimento conhecido e para não morrer opta-se pelo revitalizar. Para combater a tentação procuro fugir do tentamento, evitar o encontro do desencontro e viver o policiamento querido, encorajando o guardião a reparar a catatumba que guarda o sentimento impróprio para o tempo de vivência.   

HALLOWEEN DA UFRN DE CAICÓ 2011.


PARTICIPEM E LEVE SUA FANTASIA DE ARREPIAR...IHRRRIII...RARARARAH... O MEDO TOMARÁ CONTA DE SEUS CORAÇÕES....!

sábado, 15 de outubro de 2011

REPRESENTAÇÃO DA TRUPE DO CORONEL LUNDUGERO.

OLHAI COM OS OLHOS DA CULTURA NORDESTINA!

SAIU O EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

AGORA A CONCORRÊNCIA VAI SER GRANDE!

SAIU NESTE SÁBADO, DIA 15 DE OUTUBRO DE 2011, O TÃO AGUARDADO CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DE 3500 VAGAS NO SETOR EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. AS INSCRIÇÕES COMEÇAM NESTE MESMO DIA 19 E VAI ATÉ O DIA 25 DE OUTUBRO. OS CANDIDATOS DEVERÃO SE INSCREVER NOS SOMENTE NO SITE DA FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( http://www.cesgranrio.org.br/ ). MAS O REFERIDO CONCURSO TERÁ POSTOS DE ATENDIMENTO A PESSOAS QUE NÃO ACERTAREM OS PROCEDIMENTOS DAS INSCRIÇÕES. EM CAICÓ, UM DOS LUGARES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS, TERÁ A ESCOLA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM ( ECCAM), NO BAIRRO DE BARRA NOVA, COMO UM DOS POSTOS DE PRONTO ATENDIMENTO. A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos ( SEARH - http://www.searh.rn.gov.br/ ) também está sendo responsável por este concurso. Quem fizer sua inscrição deve imprimir seu boleto bancário e pagar na agência do Banco do Brasil a quantia de R$ 50,00 ( cinquenta reais ). O cartão de inscrição só será disponível no dia 16/ 11/ 2011. As provas serão aplicadas no dia 20/ 11/ 2011 e constará de questões objetivas e uma redação, esta pesará 10 pontos. 
Os cargos serão de  Professor(a) nos componentes curriculares de: Arte, Biologia e Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Pedagogia para os anos iniciais do Ensino Fundamental e no cargo de Especialista - Suporte Pedagógico, do quadro efetivo de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC/RN, de acordo com a Lei Estadual nº 322/2006, de 11 de janeiro de 2006.

VEJAMOS ABAIXO UMA PARTE DO EDITAL PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO RN:

2.1 - CARGOS, JORNADA DE TRABALHO, SALÁRIO INICIAL E REQUISITOS BÁSICOS

2.1.1 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais;
Salário Inicial: R$ 1.246,35;
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Educação;
Artística, ou em Artes Visuais, ou em Teatro, ou em Dança, ou em Música, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.2 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA E CIÊNCIAS
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Ciências Naturais ou em Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.3 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Educação Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.4 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Filosofia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.5 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.6 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Geografia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.7 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em História, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.8 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA ESPANHOLA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Letras com habilitação em Espanhol, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.9 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA INGLESA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Letras com habilitação em Inglês, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.10 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Letras com habilitação em Português, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.11 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Matemática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.12 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.13 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Sociologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.1.14 - CARGO: PROFESSOR - COMPONENTE CURRICULAR: PEDAGOGIA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Pedagogia, para exercer função docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

2.2 - CARGO: ESPECIALISTA - SUPORTE PEDAGÓGICO
Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
Salário Inicial: R$ 1.246,35
Requisitos Básicos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de licenciatura plena em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

a) cadastrar-se, no período entre 0 (zero) hora do dia 17/10/2011 e 23h 59 min do dia 25/10/2011, observado o horário oficial de Brasília/DF, por meio do formulário específico disponível na página citada;

b) imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, até a data de vencimento constante no mesmo.

6.1 - Os candidatos devem verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 16/11/2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( http://www.cesgranrio.org.br/ ) e são responsáveis por imprimi-la.

6.2 - O Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br/), a partir de 16/11/2011, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

6.2.1 - O Cartão de Confirmação de Inscrição será enviado por via postal, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, exclusivamente para os inscritos nos locais de inscrição credenciados, para o endereço indicado pelo candidato no Requerimento de Inscrição. No Cartão de Confirmação de Inscrição, serão colocados, além dos principais dados do candidato, seu número de inscrição, polo/cargo/componente curricular, data, horário e local de realização das provas e, se for o caso, a condição de concorrente às vagas reservadas e/ou com condições diferenciadas.

CRONOGRAMA DO CONCURSO:

Inscrições: 17 a 25/10/2011;

Solicitação de inscrição com isenção de taxa: 17 e 18/10/2011;

Resultado dos pedidos de isenção de taxa: 20/10/2011;

Entrega dos Cartões de Confirmação de Inscrição (via ECT) exclusivamente para os inscritos nos postos
credenciados e obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico

Atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou condição diferenciada para realização de provas: 17 e 18/11/2011;

Aplicação das provas objetivas e de Redação: 20/11/2011;

Divulgação dos gabaritos das provas objetivas: 21/11/2011;

Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou gabaritos divulgados: 21 e 22/11/2011;

Divulgação dos resultados das provas objetivas e da nota da Redação: 20/12/2011;

Vista da redação no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO ( http://www.cesgranrio.org.br/ ) e pedidos de revisão: 21 e 22/12/2011;

Divulgação dos resultados dos pedidos de revisão da nota da prova de redação e convocação para a Avaliação de Títulos: 10/01/2012;

Entrega de Títulos: 11 e 12/01/2012;

Divulgação dos resultados da Avaliação de Títulos: 09/02/2012;

Pedidos de revisão da Avaliação de Títulos 09 e 10/02/2012;

Divulgação dos Resultados Finais: 28/02/2012;

PARTICIPEM DESSA NOVA OPORTUNIDADE DE UM EMPREGO FIXO E QUALIFICADO. O PROFESSORADO SERÁ A ALMA DA CLASSE ESTUDANTIL DO NOSSO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
PARA VER O EDITAL COMPLETO ACESSE OS SITES DO DIÁRIO OFICIAL DO RN OU O PCICONCURSOS. ELES ESTÃO NA BARRA DE ROLAGEM DESSE BLOG, LOGO A SUA ESQUERDA.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

NO LINCHAMENTO DAS UNHAS.

QUEM dentre os tais homens observadores que iriam perceber a diferenciação que se esconde por trás de um momento sublime de vaidade feminina. Não que isso seja um motivo de requer para dentro uma posição contrária ao arrumamento promíscuo diante de um ar livre. Estava o malogro bem diante do espetáculo observando aquele monumento, em pleno ato de vaidade, lançando os reflexos de uma saúde esbéltica, fortalecida, irradiada com a luz de dois neons azulados. A paisagem membrática estava senão com uma moda de saiote, no combinado com uma blusa de coloração cremosa. E tricotava as películas afuniladas dos digitados, tanto dos comprimentos inferiores como dos superiores. Mesmo numa quentura escaldante, os dedilhos da serra se faziam sentir no espaço cardíaco do mercenário do amor loiro, de tal maneira foi a punhalada da cena que os capítulos vieram à tona, num relance do vai e recua. As unhas deveras estavam sendo linchadas com as flechas do querer demasiado, todavia não surtiram o efeito desejado visto que o espectro do operário em observatório suplantou a marca da imagem deturpada de ironias infames e escandalosas.
A meninice se embate com a velhice numa fase bullingosa de fanfarrice. E ninguém percebe essa idiotice anti-felicidade alheia. E as garras são aparadas com a tricotagem a fio, puxando um cio de fera louca. E podem denominar de loucura, mas o que se viu foi uma postura fumegosa do aprender das camaradagens do amor carnal.

sábado, 8 de outubro de 2011

POSTE NA RUA.

Eu como um caminhante, típico de uma cidade de interior, costumo trafegar nas ciclovias ou até mesmo nas ruelas deste lugarejo em que habito, mas nunca havia me deparado com o êxtase da ilusão sentimental de pé, em forma de estátua, mostrando o contexto da ordem, da moral e dos bons costumes. Quanto mais eu quisesse desviar do caminho, mais a primazia me levava para o encontro desmedido que me atordoou como um guaiamum ariscado. Não quis revitalizar o vitalizado... fiquei nas tremidas indeléveis, nos palpitares costumeiros, nos suares de galocha e nos sentimentos que desacredito. Era um Poste do Calvário da ilusão, tão estático e tão hipnótico que por mais que ele queira a enxotagem da minha imagem, com mais vontade eu ficarei para vivenciar o seu perigo. 
O Poste não era para ficar em pleno meio do caminho do caminhante. Ele era para ficar em seu próprio lugar, sem obstruir os corações postiais dos outros. Sendo assim, a estátua do poste me fez um lost sem pestanejar.    

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

NEGA FULÔ

POESIA: NEGA FULÔ
POETA: EDNALDO LUIZ DOS SANTOS.

Tão bela sois, minha Nega Fulô
Segurando em teu colo tua filhinha
Que já nascera com seu destino
Destino séquito de quase Rainha.

Segura-te bem, Nega, esta bichinha,
Dá  o peito para ela mamar
Deixe ela matar a sua fome
Que é para dormir e não mais chorar.

Se fosse um filho, Nega Fulô,
Você iria até sofrer bastante
O Senhor lhe tomaria a posse
E o faria peça do seu jogo errante.

Sendo filha, Nega, dai educação
Para que ela te dê muito orgulho
Mas não deixe que ela seja igual a você
Que de Fulô foi vegetar em pedregulho.

Nega, então, não se acomde na senzala
Queira a liberdade que você nunca teve
Deixe sua ama com seu bucho no espartilho
E pegue a Áurea que você nunca conteve.

Deixe o Pé de Pau-Darco abandonado
E se retire feito Nega retirante
Vá adornar sua casa e sua filha
E deixe o poeta te descrever em tom amante.

Feito dia: 07/ 10/ 2011.

sábado, 1 de outubro de 2011

O AMOR DE UM MOHAMMED.

אהבה ב והוקירה כי מלכודת לגהק האם שברון לב אוהב את מה שאני לא אוהב. בין הונאות מסופקים בתחום החיים, חלק הוא ההתחלה של מה הרפתקה להיוולד בחיים חיו במקרה. גם דרך החיים שלכם MADE IN Mismatch. שיכולת לקבל את הזמן היעד ההצעה הזו, אבל לא תמיד צריך לחוות את הצד הימני של שיטור של פעולות אנושיות. ועכשיו רגע של סבל ו WIN, התשואה של מעל ולזכור.

UM PENSAR SOBRE UM PENSAR.

POR: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.
Se bem que aquilo que eu penso, não é o que eu , mas algo pensado antes do pensar. S'eu penso na "RODA", não foi na roda que eu pensei, mas universalmente, num monte de fromas circulares que se assemelham ao formato desse objeto concreto ou abstrato. O nosso pensar se originou de um pensar, de uma ação curiosa de desvendar o que é enigmático, de uma necessidade cotidiana, de uma relação humano/humano que se propaga numa arena natural, de um entender para saber e viver.
O pensar adveio do vazio. Mas, puxa! Se o vazio não tem nada, como pode o pensar ter construído sua gênese nesta casa carente das coisas sólidas, líquidas e gasosas? Epa! Mas o vazio é algo concreto, e se é concreto ele existe, tem um sentido, tem uma função. Então o pensar se propagou no obscuro, no vazio, veio do nada. E o nada é um pensamento, um pensamento pensado quando se pensa.
Ele é um simbolismo, pensado na hora do pensar. Ele representa a resposta á curiosidade medíocre, mas ao mesmo tempo significativa, de uma espécie especialmente especial.
Contudo as outras espécies, distintas da nossa, também tem miolos que desempenham funções. E por que não dizer que elas pensam? Será que elas não pensam? Será que elas não tem um pensamento diferente do nosso pensar?
Afinal, aquilo que nós sabemos é aquilo que nós pensamos e só. Nosso pensamento é limitado num espaço, vazio, não-simbolizado por uma espécie que pensa, limitadamente. O pensamento é uma pequeníssima esfera lançada em meio a um pequeníssimo conjunto de astros, advindos não se sabe de onde. Jogado num labirinto escuro, invisível, enigmático, destruidor, dinâmico...e por aí vai.
Inabitável! Não podemos dizer isso! É inabitável ao nosso pensar que pensa só naquilo que foi pensado, imaginado por outro pensador. Pode até existir espécies que não viva em função da áqua e da luz do Sol. Pode existir espécies que não respirem oxigênio, que não pensem como nós. Pode até ser que elas tenham um pensamento mais aguçado do que o nosso.
Mas isso são perguntas sem respostas. É meu pensamento pensado em cima de um pensar. E nesse pensar existe uma reflexão, que é pensada, imaginada, organizada, estudada, analisada e propagada. A reflexão é um pensar que veio do nada. Um pensar de um sobrevive pela aceitação do outro.