sábado, 31 de março de 2012

O JUDAS DA SEMANA SANTA.

POR: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Antigamente era de costume, principalmente nas fazendas do interior seridoense, bem no período da Semana Santa que era de Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, a tradição do Judas da Semana Santa. Como se sabe na História de Jesus Cristo, o apóstolo Judas foi o maior traidor da bondade cristã, quando traiu o Salvador entregando-o aos maus-tratos dos soldados romanos. Assim, como o povo do Seridó é muito devoto da Religião Cristã, decidiram os fazendeiros permitirem que seus empregados, moradores da fazenda, construísse um boneco de pano com toda a feiura que pudesse ficar para que este representasse o traidor Judas.
Tão logo os moradores receberam a ordem da construção do boneco, a criatividade popular ganhou espaço e começou a surgir criações belíssimas. O boneco então ganhou o nome de Judas da Semana e passou a fazer parte da cultura popular do interior. Todos os anos, durante a Semana Santa, acompanhada de rezas, jejuns e reflexões, era costume o prosódico ritual de castigo do Judas da Semana Santa.
Os castigos iam desde cuspidas, pedradas, chicotadas, pauladas, tiros, facadas, esquartejamentos, até a queimada do maldito em pleno encontro popular. Fazia-se uma procissão de martírio e flagelamento do Judas até chegar num ponto estratégico de calvário. As pessoas que acompanhava a procissão ou como era chamado o “enterro do Judas” ingeriam bebidas alcoólicas como a cachaça e ficavam sempre xingando o Judas durante todo o tracejo.
Em plena Sexta-feira Santa que foi o dia em que crucificaram Jesus, os rapazotes mais novos dos moradores tinham uma tradição de roubar algumas galinhas de pessoas que criavam para justamente no Sábado de Aleluia tirar o gosto com a cachaça no cortejo do Judas. Quem era criador de galinha não podia dar bobeira. Tinha que ficar a noite inteira pastorando o galinheiro se não um engraçado vinha e levava quantas galinhas quisesse. Não podia levar todas, só algumas, as mais gordas. Se o dono percebesse algum ladrão ele podia revidar de qualquer jeito, mas se não percebesse nada e um cabrocha roubasse uma galinha, mesmo o dono sabendo quem era não podia cobrar pelas galinhas roubadas. Essa era a tradição e um pacto de cultura entre os homens do Seridó Antigo.
O Judas consistia num boneco de pano preenchido de capim, molambo de pano ou algodão. Podia-se também colocar palha de feijão ou de milho de uma forma que o Judas ficasse com a barrigona. Pegava-se uma calça comprida e costuravam-se as duas aberturas das pernas, enchia as pernas de material e costurava a calça pregada na camisa de mangas compridas. Fechavam-se todos os buracos das mangas e enchia-se de material. Para fazer os pés podia-se costurar um tênis velho nas duas bocas das pernas da calça. Para as mãos, arranjavam-se duas luvas e as costuravam nas duas bocas das mangas. A cabeça do Judas recebia um artesanato de madeira onde se esculpia o rosto de Judas todo barbudo, onde se pregava cabelo de rabo de cavalo para fazer os cabelos do traidor. Os olhos eram duas bilas azuladas e as sobrancelhas feitas de flandre, assim como seus dentes. Se a cabeça fosse de pano, pegava-se uma fronha velha e fazia um modelo de uma cabeça. Podiam-se botar brincos no Judas e todos os enfeites possíveis para chacotear mais ainda a figura de um ser que para os católicos foi muito cruel com o Salvador. O Judas tinha um cinturão de fivela e até um chapéu de vaqueiro ou de cawboy. Em seu cortejo podia-se amarrá-lo num burro, cavalo ou jumento, ou ainda levá-lo arrastado até o lugar de extermínio. Os homens considerados os melhores atiradores podiam levar suas espingardas bate-buchas, suas cartucheiras, seus rifles, suas carabinas ou seus três-oitões para fuzilar o Judas. Outros levavam suas enormes peixeras, seus punhais, suas espadas ou seus facões rabo-de-galo para rasgar o bucho do Judas. Uns vaqueiros podiam levar seus chicotes ou até mesmo arrastar o Judas no chão amarrado num cavalo. Dizia-se no Seridó que todos os castigos para o Judas ainda era pouco pelo mal que ele fez a Jesus. A cachaçada era grande no Sábado de Aleluia e os moleques sambudos faziam àquela algazarra. As moças donzelas ficavam a prometer recompensas aos cabrochas que fizessem mais maldades com o judiamento do Judas. A palavra judiar é derivada da palavra Judas.
Quando o cortejo chegava num lugar estratégico da cidade ou do sítio/fazenda começava o judiamento do Judas com palavrões, risadas irônicas, tapas na cara dele, o furavam com espinhos ou com varas e tudo quanto se pudesse fazer com ele. Fazia-se uma cruz de vara e amarravam-no nela. Depois uns cabras faziam à hora do tiro e metiam balas nele. Depois era a hora da faca e rasgavam o bucho do traidor. Uns até que colocavam um cachimbo para ele fumar ou davam cana para ele tomar. Daí, lá pras altas horas da noite, basicamente de 12 horas, fazia-se a queima do Judas onde os cabras faziam um círculo ao redor do fogaréu e ficavam gritando: “Queima traidor!” Podiam-se soltar rojões na hora da queimação.
Eu ainda me alembro quando eu era criança que uns filhos de Seu Chico Ferino, primeiro morador do Alto da Boa Vista – Caicó/RN tiveram de fazer um Judas bem enfeitado, enchido com muito capim. Na Sexta, eles junto com outros cabrochas, tiveram de roubar galinhas e até as galinhas de minha mãe não escaparam dessa ação. No Sábado foi o cortejo do Judas e se ajuntou uma grande multidão de gente na procissão do martírio do Judas. O lugar de ajudiamento foi perto de um tanque velho, onde amarraram o Judas numa cruz de vara, meteram bala e facadas, sendo que depois queimaram ele a noite. Neste Sábado, na casa de seus Chico Ferino, a fusaca foi grande e enrolou até no domingo com muita cachaça e galinha para comer. O meu pai ainda teve de lamber os beiço por lá, mesmo tendo algumas de suas galinhas roubadas, mas ele participou dos festejos dando até tiros no Judas. A tradição deveria ser algo que não morresse jamais.

sexta-feira, 30 de março de 2012

SHORTE JEANS E BLUSA BRANCA

ESTA tua vestimenta tão provocante e tão singela é para os olhos de um observador uma afronta ao controle libidinoso. Quantos momentos vis poderiamos sentir com essa vestimenta, mas a distância é um elo incolável do ponto de vista da felicidade que se busca com os olhos da Usca. Pensa-se no encosto tão posto no trabalho serpentoso que não se ver nenhuma gruta de euforismo presente no lado crente de um querer fútil. Deveras o lado mais pertinente que me julgas preliminar é poder perceber o quanto se recheia de proteínas aquele pedaço de carne que mais parece agora carne de segunda. 
Você não tem o dom da maquiagem, prefere o original, a simplicidade do corpo sem disfarce e é isso que desperta os interesses dos aventureiros alheios. Mesmo que se pareça uma mesmice, mas o teu modelito não esconde o patrimônio que ancora na robustez dos acasos. É uma bem-aventurança poder notar tão desenvolvido estilo de vestimenta e que com um colorido a parte, reparte a arte da escultura natural. É TÍPICO DESSE UNIVERSO em que você se insere, mas para mim deverias viver prosodicamente como os índios fazem ou vivem. Por enquanto o azul com branco encobre o encanto. 

quinta-feira, 29 de março de 2012

PRESIDENTE LULA INCRIVELMENTE FOI CURADO DO CÂNCER!

O NOSSO ETERNO PRESIDENTE LULA, QUE ELEVOU O BRASIL A CATEGORIA DE UM PAÍS EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO AGORA ESTÁ CURADO.


JÁ CIRCULA NOS MEIOS INFORMACIONAIS QUE O NOSSO QUERIDO PRESIDENTE LUÍS iNÁCIO LULA DA SILVA INCRIVELMENTE FICOU CURADO DE UM TERRÍVEL TUMOR QUE O PREOCUPAVA DIARIAMENTE.


Por meio de exames os médicos descobriram que o tumor havia sumido e que o Presidente estaria  livre desse enfermidade. Quando soube da notícia Lula logo tendeu a avisar sua mulher e a comunicar a atual Presidente Dilma Roussef. Depois titubeou a maravilhar-se com seus gracejos de homem simples e nordestino fazendo anedotas com o famoso FHC. Agora o Lula ficará se tratando em observação médica e o Brasil pode continuar com seus momentos de oração que na próxima campanha talvez teremos Lula de novo nos rumos trépidos deste nosso Brasil. Salve o Grande Presidente do Brasil! O Homem que mudou a História desse país e que alcançou tamanha abrangência a mais que Vargas.

NA PRÓPRIA VIA LÁCTEA EXISTE PEQUENOS PLANETAS-TERRAS QUE PODE HAVER VIDAS.

UMA ALEGRIA PARA A RAÇA HUMANA...

HÁ MUITO TEMPO QUE CIENTISTAS SE LANÇAM NO ESTUDO DO ESPAÇO NUMA TENTATIVA DESCOBRIR SE EXISTE VIDA FORA DO PLANETA TERRA PARA PODER SALVAR ALGUMAS ESPÉCIES HUMANAS QUANDO A EXPLOSÃO DA TERRA VIER DE VENTO EM POUPA. AGORA, PARA A ALEGRIA DELES, FORAM DESCOBERTOS PEQUENOS PLANETAS-TERRAS CIRCUNDADOS À VIA LÁCTEA, COM SEUS PEQUENOS SÓIS. É UMA MARAVILHA E UM RESQUÍCIO DE QUE PODE EXISTIR VIDAS FORA DESTE NOSSO PLANETA, TALVEZ VIDA EXTRATERRESTRE. VEJAMOS ABAIXO A NOTÍCIA BOMBÁSTICA:


"Estudo indica que Via Láctea tem bilhões de planetas supostamente habitáveis. Uma equipe internacional de astrônomos descobriu que a galáxia onde fica a Terra, a Via Láctea, abriga dezenas de bilhões de planetas rochosos que giram em torno de anãs vermelhas - estrelas cuja massa é menor que a do Sol.
O estudo, realizado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) e divulgado nesta quarta-feira, contou com dados obtidos pelo espectrógrafo Harps, o "caçador de planetas" instalado em um telescópio de 3,6 metros do observatório La Silla, no Chile.
Segundo a pesquisa, é possível deduzir que nas vizinhanças do Sistema Solar, a distâncias inferiores a 30 anos luz, pode haver uma centena de "Super-Terras" (planetas com massa de uma a dez vezes superior à da Terra).
Esta foi a primeira vez que foi medida de forma direta a frequência de Super-Terras em torno de anãs-vermelhas, que representam 80% das estrelas de nossa galáxia.
"Cerca de 40% de todas as estrelas anãs-vermelhas têm uma Super-Terra orbitando em sua zona de habitabilidade, uma região que permite a existência de água líquida sobre a superfície do planeta", explicou o líder da equipe internacional, Xavier Bonfils.
Segundo o astrônomo do Observatório de Ciências do Universo de Grenoble (França), como as anãs vermelhas são muito comuns - há 160 bilhões delas na Via Láctea -, pode-se concluir que "há dezenas de bilhões de planetas deste tipo só em nossa galáxia".
Durante as observações, realizadas durante um período de seis anos no hemisfério sul a partir de uma amostra composta por 102 estrelas anãs-vermelhas, os cientistas descobriram um total de nove Super-Terras. Os astrônomos estudaram a presença de diferentes planetas em torno de anãs-vermelhas e conseguiram determinar que a frequência de Super-Terras na zona de habitabilidade é de 41% em uma categoria que vai de 28% a 95%.
Por outro lado, os planetas gigantes - similares em massa a Júpiter e Saturno no nosso Sistema Solar - não são tão comuns ao redor de anãs-vermelhas, com uma presença inferior a 12%. Segundo Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, "a zona de habitabilidade em torno de uma anã-vermelha, onde a temperatura é apta para a existência de água líquida na superfície, está mais perto da estrela do que no caso da Terra em relação ao Sol".
"Mas as anãs-vermelhas são conhecidas por estarem submissas a erupções estelares ou labaredas, o que inundaria o planeta de raios-X ou radiação ultravioleta: isso tornaria mais difícil a existência de vida", acrescentou. Por sua vez, Xavier Delfosse, do Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble, indicou que agora que se conhece a existência de muitas Super-Terras próximas, "espera-se que algum desses planetas passe em frente à sua estrela anfitriã durante sua órbita em torno desta". "Isso abrirá a excitante possibilidade de estudar a atmosfera destes planetas e buscar sinais de vida", concluiu.
Um dos planetas descobertos pelo espectrógrafo Harps é Gliese 667 Cc, o mais parecido com nosso planeta, e que com quase certeza reúne as condições adequadas para a presença de água líquida em sua superfície, segundo o ESO".

sábado, 24 de março de 2012

O ALTO DA CARIDADE.

A arte do dá e receber é sem dúvidas nenhuma uma troca de sensibilidades afoitas tidas como a surrupiagem das intensões que para serem legalizadas nesse mundo que ainda insiste em metodificar as relações precisam de marcas de registro, como uma prova de uma sociedade organizada, na candura do civilismo. Posto em cheque ou posto em gás, a semvergonhice começa quando o maldito descomando do Estrume Ambulante incentiva as zonas de erosões erógenas. Mesmo estando o magote de vizinhança apto a informalidade dos assuntos crê-se na possibilidade de já ter dado o que já deu. E isso entende-se como que fosse uma xícara de feijão, talvez macassa, colocado em cuia para não perder a simplicidade do trivial. Mas a sombra está senão numa coradice medonha quando a boataria deste Alto promove nas esquinas tortuosas uma análise mais profunda da danadice propagada. A esmola que tanto careceu o mendigo, pedindo por dias, de casa em casa, de bar em bar, teve de receber de uma doméstica  a fartura de uma cuia avantajada de caroços amadurecidos para o preparo dantesco. Corre a solta que o mendigo encheu o velho e já enfadonho saco, pois seus olhos queriam ver o que não se via há muito tempo de pedidos.
E é moda aqui no Seridó esse tipo de caretice. Pede-se tanto que as pessoas caem em fraqueza e aceitam a liberação de cuia. E isso afeta principalmente as domésticas que se deixam levar pelos sentimentos e por semvergonhice liberam cuias e mais cuias da comida preciosa da fome. Uns analistas mais afoitos dizem que isso é caridade. Mas na claridade, espera-se que essa caretice  não continue atraindo prosódicos de outras plagas. Dar-se o feijão porque é mais forte, mais resitente, sinônimo de fartura, de reprodução em larga escala.
Quem dá uma vez fica viciado na tapiagem do gênero. Quem recebe a esmola uma vez fica viciado no pedido rotineiro. E quem analisa uma vez fica viciado na na visão do conteúdo. Deve-se esquecer das zonas que interligam o mendigo para que ele vá para outras plagas.
O que eu quero dizer é que precisamos deixar de sermos caridosos com um mendigo que é passageiro, pois senão ele vai ficar viciado em pedir/ganhar/ e comer.

BEIJO DOCE.

POEMA: BEIJO DOCE.
POETA: ANTÔNIO NEVES.

Quero você assim...

Toda menininha
Meio fruta madura
Daquelas bem docinha
Que a gente come e se lambuza todo
E fica querendo mais o dia inteiro

Quero você meio criança
Anjinho sapeca, apaixonada!
Tirando-me do sério
Boca suja de mel
Beijo doce
Corpo quente.

Quero você assim...
Como quero as estrelas
Iluminada, pura, incerta
Quero você noturna
Como uma gata no telhado
Olhando-me com olhos azuis

Quero você
No desejo das aquarelas
Fantasia de arte derretida
Você toda perdida
Sedução entre curvas e palavras
Cheirando a flor do campo

E se te tenho... Devoro-te.
Te buscarei nos meus sonhos
No sono matinal te acho
E te perco nas madrugadas.
E a tarde, no Sol poente
Seremos só saudade!

sexta-feira, 23 de março de 2012

DUAS POR TRÊS

POESIA: DUAS POR TRÊS.
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Querer só ter três
É vontade de duas
Com três se liberam
Os espaços das luas.

Os três por ingresso
Libera a orgia
Que duas pretendem
Se dá sem fobia.

Se três permite
Fazer ligação
Duas não brigam
Por ter tentação.

Mas três é reflexo
Do sexo oposto
No neto advoga
No corpo o desgosto.

Se duas por três
É fração de gente
Perpetua a espécie
Do partido quente.

Os três das duas
É pra libertar
Do parto da parte
Que quer partilhar.

Desejo de duas
É um cada vez
Os corpos degradam
De duas por três.

Feito dia: 23/ 03/ 2012.

NÃO PODEMOS MAIS PARAR DE POLUIR.

É FATO! É dito! E basta!

POR: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.
A arte de poluir nasceu a partir de quando o homem começou a dominar o fogo, pois não era constante a natureza lançar raios e provocar queimadas no pasto. A combustão vegetal começa a partir daí. Neste tempo a poluição era tida de forma ainda muito escassa, somente quando a espécie humana que habitava as cavernas detinha o controle do fogo. A busca por novas técnicas para a construção de objetos e ferramentas que permitisse uma boa adaptação do homem à natureza, possibilitou uma abertura de mente cada vez mais produtiva afim de que melhorasse a situação de vida dos primeiros hominídeos. O homem enveredou no ramo de produções de ferramentas e de construções de moradias que passaram a destruir um pouco da natureza para salvaguardar o sedentariazação que ele fez ao dominar a agricultura e a domesticação dos animais. O uso da natureza passou a ser constante a partir daí e a relação homem-animal já tomava formas de assentos no seio humano. Parte disso a ideia de civilização e de incorporação do espírito religioso. As civilizações egípcia, grega e romana, além de outras, passaram a dar mais uma pequena acelerada no processo poluitivo da Terra. Nos reinos do feudalismo ainda a poluição não detinha uma força maior, mas existis na forma clandestina. Porém, no auge das mornaquias obesas as guerras que já eram frequentes nas civilizações tomam rédeas maniqueístas e começam a unir as suas partículas. 
Depois que o Novo Mundo ficou conhecido e que muitos países com surtos de pequenas e rudes indústrias decidiram pelo domínio imperialista, o mundo humano estaria se preparando para vivenciar teores de destruição e aumento imprescindível da poluição. O Imperialismo fez gerar a Primeira Guerra Mundial depois que o mundo vivenciou algo jamais visto na história da humanidade: A Revolução Indústrial, que mesmo lançada no século XVIII, já havia começado a cobiça humana do querer ter poder e a entregar ao homem a capacidade de poluir em larga escala. Depois da 1ª Guerra que envenenou a natureza e trouxe armas poderosas para o Homem, veio a Seguanda Guerra Mundial, mais mortífera, mais destruidora e mais poluidora com o advento da Bomba Atômica que permitiu que o Homem buscasse arams radioativas, colocando em risco a saúde de toda a humanidade. 
Mesmo no auê da Guerra Fria o Homem cada vez mais tendeu a apefeiçoar suas armas, a buscar novas pesquisas, a cascavilhar novas fontes de energias e a construir um mundo cada vez mais desigual. E se a Primeira Revolução Insdustrial já trouxera índices alarmantes de poluição, imagine você quando estourou a Segunda e a Terceira Revolução Industrial. 
Hoje vivenciamos a Quarta Revolução Industrial e a Era da Globalização com o aumento exorbitante da sociedade, o que busca cada vez mais uma produção industrial abrangente e um uso de destruição indissociável da natureza. Os gases na atmosfera no transcorrer de toda essa história de poluição já encasquetaram na camada. O grande número de pessoas já produzem mais lixo e mais esgotos que vão emporcalhar os manancias e os rios das cidades, como também a procura por alimentos para alimentar muita gente levam agricultores a usarem venenos para envenenar a comida dos ratos. Assim eles poluem o solo e as águas, deixando peixes envenenados e prejudicando a própria saúde humana. A busca por combústíveis faz o homem perfurar poços de petróleo nos mares ou a transportarem de navios o que causam acidentes ambientais e estingue à saúde dos animais. 
Nós hoje adquirimos hábitos de higiene para se livrar das doenças que nós cascavilhamos e a todo dia estamos lançando dejetos para a natureza( como sabão, sabonete, xampu, detergentes, etc.) que vão prejudicar a nossa saúde por inteira. Cavamos nossa sepultura e agora merecemos morrer dentro dela. Não sabemos aonde colocarmos o lixo radioativo. E cada vez mais a poluição aumentará o nosso querido aquecimento global.      

BLOG DO POETA DO SERIDÓ EDNALDO LUÍZ BATE MAIS UM RECORDE DE ACESSOS.

ESTE PRESENTE BLOG ESTÁ DE PARABÉNS PARA TODOS AQUELES QUE ACESSAM ESSA PÁGINA DO PENSAR DEMASIADO.


DIRECIONADO POR ESTE QUE VOS FALA, O Blog do Poeta do Seridó adquiriu formas e ares de expansão. São quase 10 acessos por dia e esse valor chega a aumentar durante o final de semana. Feito para atender a uma camada intelectual que preserva a cultura nordestina como prática da exaltação dos valores, eu, Ednaldo Luíz, fico maravilhado ao ver que o que escrevo é fato para a retidão intelectual dos autodidatas e/ou amigos e inimigos. Há uma corja de seguidores que tendem a visualizar este nosso blog pelo menos uma vez por dia e eu fico muito satisfeito com isso. Já são 30 mil acessos no total. Muitos amigos da Polícia Militar de Caicó já me dizem que bolam de rir com os meus causos humorísticos ou com minhas reflexões anedotárias. Muitos PMs dizem que adoram quando eu enfoco algo que se passa de errado na sociedade caicoense para que eles possam agir com mais cautela. Meus amigos agentes penitenciários, Capitães, diretores de escolas, pre-candidatos a veriadores, professores e professoras, estudantes, alunos, advogados, poetas, radialistas, colegas e amigos, todos engrampados nessa felicitação por corresponderem-me com o foco de seus olhares. Vocês são tudo para mim. Lhes agracdeço do fundo do meu coração.

VEJAMOS ABAIXO OS PONTOS DE ACESSOS DESTE BLOG NO MUNDO NUM ESPAÇO DE TEMPO DE 16/03/2012 09:00 – 23/03/2012 08:00:


(A parte verde escura representa os vários acessos pelo Brasil e a verde clara pelo mundo).

AGORA VEJAMOS A ESTATÍSTICA COMPROVADA POR ESSE BLOG EM ALGUNS PAÍSES DO MUNDO DESDE maio de 2009 – março de 2012:

Brasil  --- 29.434;
Estados Unidos  --- 2.043;
Portugal  --- 879;
Alemanha  --- 450;
Rússia  --- 301;
França  --- 164;
Holanda  --- 108;
Ucrânia  --- 88;
Reino Unido  --- 79;
Japão  --- 56;

quarta-feira, 21 de março de 2012

NOVA LISTA DE PROFESSORES POLIVALENTE É FEITA EM CAICÓ.

APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DE CAICÓ REALIZADO NO ANO DE 2009 PARA PROFESSOR POLIVALENTE DO 1º AO 5° ANO.


1 - JOSENEIDE DUTRA MAIA;
2 - GILCELI PINHEIRO DE ARAÚJO;
3 - CECILIA SAMARA MEDEIROS CUNHA;
4 - BRUNA CARLA DE ARAÚJO;
5 - LUCICLELIA TOMAZ DE AQUINO;
6 - JAQUELINE NUNES DA SILVA OLIVEIRA
7 - ROSEMÁRIA SANTOS DA COSTA;
8 - ALVALINDA BEZERRA DE ARAÚJO;
9 - ANA VILMA DE MEDEIROS PEREIRA;
10 - ELIANE ARAÚJO BARROS DE MEDEIROS;
11 - RIVERA KÁTIA DA ROCHA SALES;
12 - MARIA JOSE SILVA DE MEDEIROS PAIVA;
13 - RAIMUNDA FRANCINETE DE SOUZA;
14 - SHEILA KÁTIA IRINEU DE MEDEIROS SANTOS;
15 - ANSELMO SANTANA DOS SANTOS;
16 - JACQUELINE FERNANDES DE OLIVEIRA;
17 - VALDILENE DUARTE DANTAS;
18 - EDNA DE ASSIS SILVA;
19 - FABIOLA MARIA DANTAS;
20 - LUANA KLEINE ARAÚJO DE MEDEIROS;
21 - ONOFRE LAURINDO DA SILVA JUNIOR;
22 - MARIA DO Ó MEDEIROS;
23 - HELENO FERREIRA DE ARAÚJO;
24 - SARA REGINA SILVA;
25 - SAMARONY LAMARK FERREIRA LIMA;
26 - SAMUEL DE CARVALHO COSTA;
27 - ANUSKA ALANNA DA SILVA;
28 - MAYARA DAYANE SILVA BARBOSA;
29 - ALDINEIDE DE ARAÚJO GOVEIA;
30 - SÔNIA PEREIRA DE BRITO;
31 - ONALDO LUCENA;
32 - DENIZE BARBOSA CÂNDIDO;
33 - ROSEMERY SANTOS DA COSTA;
34 - FRANCISCA FIGUEIRÊDO DE MEDEIROS;
35 - CLÁUDIA PEREIRA;
36 - TEREZA RAQUEL GOMES DA SILVA;
37 - LYZANDRA CRISTINA DE ARAÚJO SOUZA;
38 - GEANNE ESTEVAM SILVANO;
39 - ROSA MARIA DE MEDEIROS FARIA;
40 - KATIENE FLORENCIO DE MEDEIROS FERNANDES;
41 - MARCELO BRUNO BEZERRA PEREIRA;
42 - MARIA DE FÁTIMA BORGES DA SILVA;
43 - TATIANE ISABELA DE ARAÚJO;
44 - NATHÁLIA MARIA DE BRITO SOUZA;
45 - DEÍSE LOPES BEZERRA;
46 - JANE MARIA DE ASSIS;
47 - JESSIANE DANTAS FERNANDES;
48 - JEANE AZEVEDO;
49 - MARCILIO DE ARAUJO;
50 - SUENYRA NOBREGA SOARES;
51 - NIGIA LURDINETE PEREIRA DANTAS;
52 - MÁRCIO CYRO COSTA DA FONSECA;
53 - SOLEMAR MARIA DE FIGUEIREDO SANTOS;
54 - LUCIANA ARAUJO DOS SANTOS OLIVEIRA;
55 - FABIANA GARCIA DA NÓBREGA ALMEIDA;
56 - FABIANA ERICA DE BRITO;
57 - KAYALLA MURIELLY DE MEDEIROS GUEDES;
58 - CHRISTINE MEYRELLES FELIPE;
59 - MARIA LÚCIA DE MEDEIROS DANTAS;
60 - ANTONIO CARLOS BORGES;
61 - SÔNIA MARIA DANTAS;
62 - MARIA LINDONEIDE DA SILVA;
63 - ALDJAPATRÍCIA DE AZEVEDO CUNHA;
64 - ELISANGELA KALINE DA SILVA;
65 - REILTA BEZERRA DA COSTA;
66 - EUGENIA KELLY DE ARAUJO;
67 - LIDIGLEYDSON DE MELO TORRES;
68 - KÊNIA SANTOS ARAUJO;
69 - LENILDA FERNANDES DE FREITAS;
70 - ELAINE MIRANDA CANELLA;
71 - HENNING MIQUELLON DUARTE SARAIVA;
72 - ELIENE AZEVEDO DE LUCENA;
73 - MARISA DA COSTA OLIVEIRA;
74 - MARIA NATERCIA NERI DA COSTA;
75 - SAIONARA MEDEIROS DE ARAÚJO;
76 - FABIANA MARIA DA SILVA ALVES;
77 - DANIELLY REGES DA SILVA;
78 - MAGUILON SOARES GOMES;
79 - ACÁCIO DA SILVA PIMENTA;
80 - ANDERSON CLAYTON DUARTE DE MEDEIROS;
81 - MARKISON JOSE DE LIRA;
82 - BRENO GUSTAVO ANDRADE LEITE;
83 - MARIA DAS DORES DE ARAUJO;
84 - MARIA DO CÉU DE SOUZA;
85 - JOSICLEIDE GARCIA DE MEDEIROS;
86 - MARIA DA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO FURTUNATO;
87 - MAGNA RÉGIA PEREIRA;
88 - ADRIANA BERNARDO DA SILVA;
89 - MARGARETH COSTA DA SILVA;
90 - ELENICE DE OLIVEIRA NÓBREGA;
91 - JANIKARLA DE FARIAS GOMES;
92 - PATROCÍNIA MARIA DE MEDEIROS SILVA;
93 - JAILZA BASTISTA DE ARAÚJO;
94 - EDILZA MARIA DE AZEVEDO ARAÚJO;
95 - SUELE SANARA SANTOS DE AZEVEDO;
96 - MARCIANO SOARES;
97 - AURENI CÂNDIDA DA SILVA;
98 - EDNALDO LUIZ DOS SANTOS;
99 - MARIA VALQUIRIA FERNANDES MAFRA;
100 - JANAINA GALVAO DANTAS;
101 - TATIANA DANTAS DE MEDEIROS;
(...)

VEJAMOS ABAIXO A NOVA LISTA DE CONVOCADOS PARA A EDUACAÇÃO TANTO INFANTIL COMO A POLIVALENTE PARA O 1° AO 5° ANO.

Nesta nova lista 27 pessoas são para a pasta da educação e 1 para a assistência social.

Os candidatos abaixo relacionados devem comparecerem ao Centro Administrativo – Departamento de Recursos Humanos, Localizado na Avenida Coronel Martiniano, 993, Centro, Caicó – RN, para informações e encaminhamento à obtenção dos documentos necessário a nomeação, no período de 12 de março a 11 de abril de 2012, no horário das 08:00 às 13:00 hs.

PROFESSOR – ZONA URBANA – POLIVALENTE – 1º AO 5º – ENSINO FUNDAMENTAL

Maria das Dores de Araújo;
Maria do Céu de Souza;
Josicleide Garcia de Medeiros;
Maria da Conceição de Araújo Furtunato;
Magna Régia Pereira;
Adriana Bernardo da Silva;
Margareth Costa da Silva;
Elenice de Oliveira Nóbrega;
Janikarla de Farias Gomes;
Patrocínia Maria de Medeiros Silva;
Jailza Bastista de Araújo;

CONFIRA A LISTA PELO SITE DA PREFEITURA DE CAICÓ.

SERÁ QUE EU VOU SER CHAMADO MESMO? SÓ FALTA 4 PESSOAS PARA QUE EU SEJA CHAMADO E POSSA INGRESSAR NO ROL DO PROFESSORADO EM CAICÓ. QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA OU SE CANÇA.

terça-feira, 20 de março de 2012

O SERIDÓ CAICOENSE NESSE ANO 2012 ESTÁ DE FESTA.

JUSTAMENTE NESSE ANO CAICÓ SE ALEGRA PELAS DÁDIVAS DIVINA E HUMANAS.

MISTER se mostra como verídico que justamente no dia de São José o sertão do Seridó, mais precisamente em Caicó, foi lavado por chuvas mesmo que em pequenas quantidades para assentar a poeira e amenizar o calor. Também quase toda a sociedade caicoense está anciosa pelo desvendamento do crime brutal ao jornalista F. Gomes. Chegou em Caicó uma juíza de qualidade, não menosprezando os outros juízes, e agora parece que o crime do jornalista será elucidado para a aleegria de todos os ouvintes que tinham no F. Gomes um meio de expôr os problemas que lhes aflingiam. Até que enfim a justiça está sendo feita em Caicó, uma parte pela ação inteligente da polícia e outra pela colaboração dos caicoenses. É ASSIM QUE SE FAZ! MAS QUE NÃO SÓ O CRIME DE F. GOMES DEVE SER RESOLVIDO. HÁ OUTROS CRIMES BRUTAIS OCORRIDOS EM CAICÓ QUE MERECE SER SOLUCIONADO. ESPERAMOS POR MAIS OUTROS RESULTADOS. 

sábado, 17 de março de 2012

CORJA DE MENORES ESTÃO BAGUNÇANDO A CIDADE DE CAICÓ.

SE ASSEGURANDO NA PORRA DO ESTATUTO, uma corja de menores vadios está deixando a cidade de Caicó irritada e temerosa com ondas insultosas de assaltos e badernas que se tem verificado nos últimos dias aqui. A vadiagem de menores perambulando nas ruas ainda está corriqueira e está surgindo ondas de furtos e roubos de diversas iguarias pelos recantos de Caicó. Aonde eu ando eu vejo alguém dar notícia de que menores assaltaram velhinhas, que arrombaram casas e etc. A pobre da Polícia Militar com seus competentes soldados se ver aperriada com as ações desses delinquentes que gazando da condição de menores querem pintar e bordar, pois sabem que estão longe de levarem umas boas bordoadas no lombo para fazer aquilo que suas drogas de pais não fizeram. É preciso que isso seja dado um basta ou perderemos o controle daquilo que o saudoso F Gomes conclamava: é preciso que se corte o mal pela raiz dos ocorridos na cidade de Caicó para que esta não venha a se tornar uma cidade sem lei. Se esses vadios fossem levados para o CEDUC e pudesse passar um ou dois mêses trancafiados talvez eles pudessem se lembrar que devem viver na inocência. E que seus pais pagassem muito dobrado pela má Educação que deram a esses magotes de desocupados. Onde eu ando é gente dizendo que se pegasse um menor desses não responderia por seus atos e esqueceria que existe o Estatuto.
Esse Brasil precisa fazer alguma coisa! Devemos seguir o exemplo de Parelhas e declarar tolerância zero contra essa corja de vadios que também se inclui até os de maiores. É PRECISO QUE SE ESTENDA A MAIORIDADE SÓ PARA OS HOMENS AOS 16 ANOS. É PRECISO QUE O PAÍS SE REVOLUCIONE E QUE TODOS OS CIDADÃOS DE BEM FAÇAM UMA GREVE GERAL PARA O REPARO NO ESTATUTO E A CONSTRUÇÃO DE MAIS CENTROS DE DETENÇÃO. NÓS NÃO PODEMOS VIVER NUM PAÍS EM QUE SÓ OS DE MAIORES SÃO COMBATIDOS, SE SUSTENTANDO NUMA IDEIA ANTIGA DE QUE SÓ ELES TEM UM PENSAMENTO MADURO E SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO. NESSE NOVO MUNDO CAPITALISTA E GLOBALIZADO UMA GRANDE MAIORIA DE PESSOAS JÁ ESTÃO NASCENDO COM UM PENSAMENTO DESENVOLVIDO E QUE POR ISSO NÃO PODEM MAIS SER TACHADAS NA ADOLESCÊNCIA DE INOCENTES. DEVERIA HAVER UM ESTUDO DE PROFISSIONAIS SOBRE O COMPORTAMENTO DE MUITOS DE MENORES E POR UMA ANÁLISE SABER SE ELES PODEM OU NÃO RESPONDER PELOS SEUS ATOS. 
E ENQUANTO ISSO NÃO SE RESOLVER MUITOS CIDADÃOS DE BEM VÃO PERDER A CABEÇA E INVESTIR CONTRA ESSES MALFEITORES COM TODA A IRA, DEIXANDO A CIDADE EM PÉ DE TIRANIA E DE CONFLITOS CIVIS. 
O MUNDO NUNCA SERÁ IGUALITÁRIO EM SUA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, MAS É PRECISO QUE CRIEMOS ARTIFÍCIOS PARA QUE POSSAMOS VIVER EM PAZ EM NOSSO HABITAT. 

É TEMPO DE DEIXARMOS DE COMBATER COM PALAVRAS E TORMARMOS ATITUDES MAIS ENÉRGICAS. MAS DEVEMOS TER CUIDADO PARA O QUE COMBATE A ANARQUIA NÃO DEGRADE MUITO OS NOSSOS DIREITOS HUMANOS.

quinta-feira, 15 de março de 2012

BICHINHO BININHO

POESIA: BICHINHO BININHO
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Gostim de mim
Bichim Binim
Ô vejo o buchim
Ô quero assim
Um bem godim
Pra mim.

Esse teu peitim
Nesse teu bustim
É munto bunzim
Binim bichim
Ô quero um sim
Pra mim.

O teu umbiguim
Bem redundim
E piquininim
Só cabe um dedim
Bichim Binim
Pra mim.

Mas bichim Binim
Num faça assim
Num olhe nimim
Pois o teu oim
É um querubim
Pra mim.

Te quero em mim
Binim bichim
Me dêxa doidim
Agoa um poquim
Meu belo dindim
Pra mim.

Teu belo cherim
Binim bichim
Me dêxa fraquim
Quero teu pudim
Cum meu alfinim
Pra mim.

E pense um poquim
Bichim Binim
O meu amozim
E sempre no fim
Se rir um tantim
Pra mim.

Feito dia: 15/ 03/ 2012.

OBRA DIRECIOANADA AO MEU BININHO, BICHINHO DE ESTIMAÇÃO DA PRIMAZINHA DE KÁTIA.

PARADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO NO SERIDÓ INTEGRALIZA OS DOCENTES.

A PARADA, QUE AGORA NÃO FOI UMA PARADA MUITO GAY, CONSEGUIU PARALIZAR AS ESCOLAS DO SERIDÓ.

DIGO ISSO, porque no ano passado, quando se falou que iria ter uma Parada nacional para defesa dos direitos legais do professorado, algumas escolas mequetrefes se acharam no direito de desacatar a decisão e obrigar os seus funcionários a trabalhar sob julgo de desconto nos seus ordenados. Isso me pareceu uma afronta a toda a camada de docentes que luta por um bem estar em pé de igualdade de seus direitos, onde esse país de meia tingela representado por seus políticos que pensam no seus bolsos tenta diminuir as gratificações que são dadas aos docentes para eles calarem a boca e que por debaixo dos panos, querem que eles trabalhem como escravos dessa desigual sociedade. Essas escolas que vão contra a uma união da categoria são instituições que querem aparecer, que querem mostrar que são diferentes, que agem sozinhas e que não precisam de manifestações de sindicatos. 

Mas parece que agora, neste ano de 2012, a união sindicalista da categoria chegou com bastante força e obrigou as escolas a paralizarem suas atividades e liberar seus professores para suas caminhadas e assembleias que discutem direitos do professorado. E me parece até que também tem o aval da justiça.É mister que não se deve esquecer que o piso salarial e a diminuição das cargas horárias de trabalho que o professor está sujeito a trabalhar sem remuneração sejam estendidas até os professores que estão aposentados e adoentados pelas enfermidades que a profissão lhes traz. 
Em Caicó, os professores vão realizar assembleias no Colégio Diocesano Seridoense e caminhadas pelas ruas da cidade, já no período de 14 a 16 de Março.. Segundo o nobre Antônio Neves, "até agora, a secretaria Municipal da Educação não retornou nenhuma resposta sobre a reivindicação da categoria para o cumprimento da lei do piso salarial neste ano de 2012. Amanhã (16) haverá ato público no centro da cidade, a partir das 8 horas da manhã, com a participação de professores de vários municípios da região do Seridó. Se as previsões se confirmarem, o mês de abril poderá iniciar-se com greve na educação em alguns municípios do estado. (cartaz do blog de Antônio Neves).

ALERGIA D'ÁGUA? NESSE MUNDO A GENTE SE VER DE TUDO.

MULHER AMERICANA TEM ALERGIA A ÁGUA E TEM MEDO DE CHORAR.


É FATO O QUE O BOL NOTÍCIAS DENUNCIOU: "Uma jovem da Pensilânia, Estados Unidos, não pode chorar porque tem medo da reação alérgica causada por suas lágrimas. "Eu poderia morrer se chorasse", disse Katie Dell ao "Daily Mail". Katie sofre de urticária aquagênica, uma rara alergia a água, que causa erupções dolorosas na pele ao ficar em contato com água, suor ou lágrimas; o banho, por exemplo, não pode ser demorado". Se ela tomar muita água correrá o risco preeminente de abrir fendas em seu corpo e ela fatalmente morrer. Como será o dia-a-dia dessa pobre mulher? "Às vezes me sinto como uma prisioneira em minha própria casa. Tem dias em que eu quero rastejar para a cama e chorar, mas, é claro, eu não posso", declarou. "Esse tipo de alergia é tão raro que atinge cerca de 35 pessoas no mundo e, se a exposição à água for longa, é possível que a pessoa entre em choque anafilático. Não há nenhuma cura conhecida; os sintomas podem ser diminuídos com banhos rápidos, uso de vaselina na pele e uso contínuo de anti-histamínicos", expôs o site. É, NESSE MUNDO A GENTE SE VER DE TUDO! PODE UM NEGÓCIO DESSES? SÓ FALTA AGORA APARECER GENTE QUE TENHA ALERGIA A SER GENTE.

(Com informações do "Daily Mail").

quarta-feira, 14 de março de 2012

SESC DE CAICÓ FALA SOBRE A TROVA EM UMA PALESTRA

UM PRESENTE PARA COMEMORARMOS O 14 DE MARÇO DIA DA POESIA
Café Literário – A História da Trova no Brasil, RN E Seridó.


Palestrante: Francisco Garcia de Araújo (Profº Garcia)

Dia: 15/03/2012

Hora: 19:00 A 20:30

Confirme sua presença pelo telefone (84) 3421 2337, ou no Sesc Seridó.

Edvanio F. Santos
Setor Cultural do Sesc Seridó.

sábado, 10 de março de 2012

FLATOS DOS BARRIS.

A ESQUINA DA FLATULÊNCIA.

Aqui, nesse lugar de ventrículo, se acha cada coisa inusitada de uma forma que é aceita perante os contemporâneos desses acasos. Um bando de fornicadores, dotados de fundilhos avantajados pelos excessos bucais, se acham no direito veemente de liberar flatulências poluidoras no ambiente aconchegado. Querem mostrar para todos os ditos Babãos da Podridão quem tem o senso de flatular em demasia, quem pode alçar o recorde inconcebível de um estrondo ecoado onde as companheiras parece que sentem prazer de sentir o cheiro desagradável que se espalha como um rastilho de pólvora no lugar. Seus fundilhos de tanto ejacular os sopros sonoros ficam com suas rodinhas fumegantes querendo desembarcar num mastro de um porto de nau. Pelo estado de seus fundilhos fica mais fácil para o decaimento corpóreo quando algum seguidor da Juventude Discriminada querer passar as digitais no lugar de assento. E tanto é que numa mistura de caldo de peixe com feijoada de osso, incrementando com batata, os jatos fazem até côro no côro do orifício. E de tanto encouraçar a tripa glútea fica num piscadeiro danado.
Às vezes surge um bolo de ovos, de fubá ou de batata no incremento das partes, todavia é só chegar no espaço apodrecido que já se ouve até de longe o coral em filarmônica. Se um móvel enrolar naquela curva corre o risco de bater de fronte a um paredão de tão cego que o motorista fica diante dos espetáculos dados pelos alarmes de merdas. As madames até que acham bonito ver seus cônjugues flatular sem nenhum pingo de vergona nas fuças. Elas mesmas já colaboraram com essas discidências mal educadas. Isso tudo é um sinal de que aquele bando está envelhecendo e quanto mais se envelhece mais os músculos delicados daquela região arredondada ficam em situações duvidosas. A causa disso tudo está na forma circular dos "Barris de Lavagem". Então, já todo enflatulado, deixe eu flatular: Buuuufffffffff.....!

TOCAIAMENTO DE GALOCHA.

A PROVA DO JÁ PROVADO.

VISTO por um ângulo meio estupendo de gerenciamento a surrupiagem de uma camuflagem de tocaiamento, onde os melindrosos usurpam do direito de se esconder como ratos nos seus subúrbios, é para a percepção uma condição de sacanagem medonha. O crivo é vivo e criativo. Parte de uma tomada de decisão da naturalizada repartição dos encubados do além. Crer-se na hipótese altaneira de que àquela inspeção da vocação planificada que se tinha em mente foi distorcida diante da copiagem que foi feita perante a acionagem do trem. Quando este móvel enjoanizado parte para a inalação de um cilíndrico, poderá partir para uma novenária de triagem em que o escombro será visto com ombro, perna, braço e cabeça. Nada é mais vistoso, longe dos olhos de quem se destina a olhar e curiar, do que o esconderijo da surrupiagem. Tantos são os focos em direção ao lugar de tocaiamento que começam a tracejar o princípio ativo de uma pesquisa de campo onde tais hipóteses serão levantadas ao ponto de provocar futuras respostas comunitárias. É para sentir-se precavido com a sondagem que se fazem: os próprios olhos que residem próximo ao ambiente de camuflagem já repassam os cochichos e as boatarias que já rolam por esse alto selvagem. Deteve uma mestra aresta em processo de ensinamento que a realização do trabalho passou até o exato nicho de maracás para uma duradoura linhagem em expansão. Buscando o fortalecimento em embaixadas consangüíneas de oligarquias para que a esparrela aventurosa que se ia vivenciar não chegasse nem de sobreaviso ao coração de quem iria se atracar. Quis por necessidade selar o dispêndio do matri para não deixar nem dúvida no espaço queijeiro. E quem é que vai duvidar do feito malfeito? Deve de ser um jerico de galocha, um doido de afroche, um Zé Ruela do pedaço. Ninguém é pairo para dizer aqui ou alhures. Ninguém evoca o nome da santa felina que em busca da luz, pede a luz para dar-lhe a luz. Não se gerencia um plano prolongado para o ápice esbéltico dos resultados do tacaiamento falopiano.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O CASAMENTO DE CATUFA

CORDEL: O CASAMENTO DE CATUFA.
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Arrumaram a casa de taipa
Com galinha de pereiro
Umas fror de boa noite
E uns gai de maimelêro
A coberta da paióça
Metero rama de roça
E varrero o terrero.

Juntou-se um bando de véia
Pra vestir Dona Catufa
Uma donzela de Deus
E sortadora de bufa
Um galego véi sarasá
Prometeu a se casar
Cum zói que chega estufa.

O bando de véia foguenta
Pegaro vassora de ri
Limparo todo terrero
Fizero cumida de mi
Mataro poico e galinha
Pra que Dona Catufinha
Se alegrasse pro disvi.

A sua mãe Catifumba
Apoiou todo o casório
Ajeitou todo o isquema
E deu aula de esposório
Ensinou tino por tino
Como se faz um menino
Inté mermo em mictório.

Catifumba era safada
Vaca gorda dos peitão
Butando a sua fia
No camim da perdição
Ensinando a mengalope
Os pulim e os galope
Pras hora de pimbação.

Tanto é que a Catufa
Já treinava em atitude
Ia pra dentrás das moita
Ou na vage dum açude
Brincava de tôro e vaca
Só se via a macaca
Subindo em pau de saúde.

E o galego assarasado
Vivia sequim em vida
Parecia bicho do mato
Peicurando sua comida
Se visse peito de fora
Mamava feito caipora
Chupano e dano lambida.

Ele morava na Loca
Um lugarejo pequeno
Ficava nos cafundó
De um vistoso terreno
De uma famia lôra
Que adorava cumer rola
Assentado no sereno.

Os dois arresolveram
Casar na casa na moita
Pra ninguém aperceber
No fuxico que açoita
Chamaro o padre Cafença
Pro mode dá sua bença
Pra Catufa toda afoita.

E quando se esposaro
Catufa com seu galego
Avisaro a todo mundo
Que a donzela pidiu arrego
Os dois estava casado
Deixaro o amancebado
Artorizando o chamego.

Depois foi a cumilança
Rolô churrasco e cachaça
Depois dumas oito hora
A Catufa se arregaça
Chamano o Galego Lôro
Pra perfurar o seu côro
Numa gostosa disgraça.

E o Galego mei franzino
Correu de perna zambeta
Pra fingi tirar a honra
Do bicho da cara preta
Que ele bem já cunhecia
Um bicho que parecia
Gia inchada cum gaveta.

Assim ficaro casado
Casal de gente matuta
A Catufa ainda brinca
Feito franga em tututa
Ela fez o seu projeto
Catifumba ganhou neto
De um belo féla da puta.

E hoje o povo imita
A Catufa da história
Na moita também se casa
Sem fuxico pra iscória
O casal viveu feliz
Inda hoje o povo diz
Que Catufa teve a glória.

Feito dia: 09/ 03/ 2012.

O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO E É O HOMEM QUEM VAI DESTRUIR.

PROPOSITALMENTE, quanto mais se discute um meio resolutivo de escapatória para um genocídio completo da humanidade, mais caminhamos para um buraco negro de agonia. O que pregam as igrejas e várias seitas religiosas é o que todo mundo já sabe ou finge que não sabe, que a destruição da Terra virá o mais rápido do que se pensa. A quantidade de lixo tóxico que os cientistas de partículas radioativas produzem, a massificação de baterias e outros elementos que transmitem radiação estão empestando a Terra e o homem não sabe aonde colocar esse lixo nocivo a nossa saúde. Milhares de toneladas de plásticos, de isopores e de tantos outros ingredientes que adoçam a vida terrestre já estão incomodando o bicho homem. Iremos sucumbir por nossas próprias criações.
O homem regrediu em sua esperança de viver em um mundo melhor, mas o que a natureza lhes deu foi por seus interesses insuficiente ao ponto dele próprio procurar cascavilhar os segredos naturais. Quando o nobre pensador da História da Humanidade pregou que o homem está vivenciando uma nova era que lhe levará para o buraco, ele não estava se precipitando. Segundo ele, Leonardo Boff, essa espécie inóspita está inaugurando "uma nova era geológica – o antropoceno – era em que ele comparece como a grande ameaça à biosfera e como o eventual exterminador de sua própria civilização". Tantos são os biólogos e os cosmólogos que advertem ou que já advertiram a humanidade para que o homem parasse de poluir e de mexer na Terra, mas não foram ou parece que nem são ouvidos. Todavia, também pudera, todos nós estamos envolvidos num mundinho capitalista que nem atentamos para catástrofes dessa natureza. A Era Antropocena está "acelerando enormemente a sexta extinção em massa de espécies de seres vivos", disse Boff. Ela já está em curso há alguns milhares de anos, incluindo a existência das nossas antigas civilizações como a grega, a egípicia e a romana passando pelo nascimento do Cristo e vindo até os nossos dias atuais. Para ele essas extinções, misteriosamente, pertencem ao processo cosmogênico da Terra, ou seja, a Terra cria e destrói sua espécie quando está representa uma ameaça virótica para ela. Eu acredito que a espécie humana acelerou rapidamente o tempo de espera que a Terra faz para seu processo de extinção de uma dada espécie que lhe faz mal. A natureza deve de ter percebido o erro preponderante ela fez ao criar o Homem e lhe adornar de sapiência. "A Terra nos últimos 540 milhões de anos, já conheceu cinco grandes extinções em massa, praticamente uma em cada cem milhões de anos, exterminando grande parte da vida no mar e na terra. A última ocorreu há 65 milhões de anos quando foram dizimados os dinossauros, entre outros", comentou Boff.
Comtinuando, ele diz que:
"Até agora, todas as extinções eram ocasionadas pelas forças do próprio universo e da Terra, a exemplo da queda de meteoros rasantes ou de convulsões climáticas. A sexta está sendo acelerada pelo próprio ser humano. Sem a presença dele, uma espécie desaparecia a cada cinco anos. Agora, por causa de nossa agressividade industrialista e consumista, multiplicamos a extinção em cem mil vezes, diz-nos o cosmólogo Brian Swimme em entrevista recente no Enlighten Next Magazin, n.19. Os dados são estarrecedores: Paul Ehrlich, professor de ecologia em Standford calcula em 250.000 espécies exterminadas por ano, enquanto Edward O. Wilson de Harvard dá números mais baixos, entre 27.000 e 100.000 espécies por ano (R. Barbault, Ecologia geral 2011, p.318).
O ecólogo E. Goldsmith da Universidade da Georgia afirma que a humanidade ao tornar o mundo cada vez mais empobrecido, degradado e menos capaz de sustentar a vida, tem revertido em três milhões de anos o processo da evolução. O pior é que não nos damos conta dessa prática devastadora nem estamos preparados para avaliar o que significa uma extinção em massa. Ela significa simplesmente a destruição das bases ecológicas da vida na Terra e a eventual interrupção de nosso ensaio civilizatório e quiçá até de nossa própria espécie. Thomas Berry, o pai da ecologia americana, escreveu: “Nossas tradições éticas sabem lidar com o suicídio, o homicídio e mesmo com o genocídio, mas não sabem lidar com o biocídio e o geocídio”(Our Way into the Future, 1990 p.104)".( adaptado do blog de Antônio Neves).

A HUMANIDADE PERECERÁ POR SUA GANÂNCIA EGOÍSTA E QUEIMARÁ NO FOGO DO ANTROPOCENO MEDONHO. OS GRITOS DOS PESTILENTOS ECOARAM SOBRE A TERRA E NÃO EXISTIRÁ MAIS DO QUE UM SIMPLES PÓ DA ESPÉCIE MAIS CRIATIVA E MAIS DESTRUTIVA QUE JÁ SURGIU NO MEIO TERRESTRE.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O ABUSO DE MENORES.

POESIA: O ABUSO DE MENORES.
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

O ABUSO SEXUAL
PREJUDICA A JUVENTUDE
FAZENDO MUITO MAL
A VIDA E A SAÚDE.

A PEDOFILIA É RUIM
ESTRAGA TODA CRIANÇA
CAUSANDO UMA DOR
EM SUA ESPERANÇA.

O ESTUPRO INFANTIL
MALTRATA O PEQUENO
CAUSA DOR E TRISTEZA
COMO UM MAL VENENO.

TEM A PROSTITUIÇÃO
QUE ATRASA A SUA VIDA
PREJUDICA A EDUCAÇÃO
E ELA FICA PERDIDA.

O FUTURO DO JOVEM
DEVE SER VALORIZADO
DA SAÚDE E EDUCAÇÃO
PARA ELE FICAR FORMADO.

JOVEM TEM QUE ESTUDAR
BRINCAR E TER RESPEITO
CRECSCER COM HARMONIA
E TER TUDO DE DIREITO.

E ASSIM CONSTRUIREMOS
O FUTURO DA NAÇÃO
A CRIANÇA E O JOVEM
COM AMOR NO CORAÇÃO.

FEITO EM: 2011.

ESSA POESIA FOI FEITA NO ANO PASSADO PARA HOMENAGEAR O DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. FOI APRESENTADA A SOCIEDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE COM APRESENTAÇÃO DOS MEUS ALUNOS DO 5º ANO EM PLENA PRAÇA PÚBLICA DA CIDADE. TIVE O PRAZER DE SER PRESENTEADO COM UMA MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO E O GRUPO QUE COORDENEI FOI CONGRATULADO COM UM TROFÉU QUE AINDA HOJE SE MOSTRA NA ESCOLA HERMES FURTUNATO DOS SANTOS, LOCAL DE MEU TRABALHO COMO MESTRE DOCENTE.
FIOC GRATO AOS CONCIDADÃOS DE SERRA NEGRA DO NORTE.

BLOG DO MEU AMIGO DIONI BLASCO HOMENAGEIA A MUJER CON LAS POMPAS ESPÑOLAS

es orgullo y dignidad, amar sin condición y vivir con la verdad. No importa tu físico sólo importas tú, quierete como eres total plenitud. Somos especiales mujeres con discapacidad, luchamos todas juntas por lograr la igualdad. No tengas miedo a gritar di lo que piensas, sin temor al rechazo ni al que diran. Si nos unimos todas seremos invencibles, pues con valor en la vida todo se consigue. By Cande García, Raquel de la Rosa y Aranza Lopez POR LA COMISION DE LA MUJER.

POR: DIONI BLASCO.

UMA COMEMORAÇÃO PARA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

sábado, 3 de março de 2012

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ABRE CONCURSO PÚBLICO DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR NESTE ANO DE 2012.

PENSE NUM EMPREGO!

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ABRIL DESDE O DIA 27 DE fEVEREIRO AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PÚBLICO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS SETORES DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR. SÃO DISPONÍVEIS ATÉ R$ 7.734 DE SALÁRIOS.

OS CARGOS SERÃO DE TÉCNICO BANCÁRIO NOVO, ADVOGADO, ARQUITETO E ENGENHEIROS. Para o cargo de Técnico Bancário Novo (TBN), é exigido nível médio dos candidatos e a remuneração inicial é de R$ 1.744,00, mais benefícios. Para os cargos de nível superior, haverá concurso para as carreiras de advogado, arquiteto e engenheiro – áreas: civil, elétrica, mecânica e agronômica, em âmbito nacional. A remuneração inicial é de R$ 7.734,00, mais benefícios.
AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 13 DE MARÇO. As taxas de inscrição são de R$ 37,00 para os cargos de nível médio e de R$ 73,00 para os de nível superior.
SE VOCÊ QUISER MAIS INFORMAÇÕES É SÓ ACESSAR O SITE DO CONCURSO QUE É O DA FUNDAÇÃO CESGRANRIO: www.cesgranrio.org.br/concursos/principal.aspx . AQUI VOCÊ PODE VER O EDITAL E SE INSCREVER. PARTICIPE E VAMOS DEPOIS TOMAR VINHO E CHAMPANHE.

A CAIXA AINDA OFERECE EMPREGO DE APRENDIZ PARA JOVENS DE 14 A 17 ANOS QUE ESTEJAM PELO MENOS COM O 9º ANO EM VOGA. SÃO CERCA DE 3 MIL VAGAS DISPONÍVEIS NOS PONTOS DE ATENDIMENTO FEDERAL DAS CIDADES MATRIZES.
A contratação será realizada, gradualmente, nas localidades onde houver vaga disponível e de acordo com as necessidades estratégicas da CAIXA. O contrato tem a duração de 24 meses e os adolescentes serão capacitados nas ocupações de contínuo (office-boy), auxiliar de escritório e escriturário.
O programa, criado em 2003, já beneficiou mais de 17 mil adolescentes. O objetivo do projeto é promover a inclusão social do jovem, de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no mercado de trabalho, por meio de sua capacitação profissional em serviços bancários e administrativos.
ENTÃO TIRE VOCÊ O SEU JOVEM DO MUNDO DA VAGABUNDAGEM E O EMPREGUE NUM EMPREGO DE QUALIDADE.

PEGUE O ANDEIRO MENINO!

E TOME COCO DE EMBOLADA, RAPAZIADA.

EU QUERO QUE VOCÊ ME DIGA O NOME DE VINTE MENINA...... OH, TEM ODETE E MARINETE/....

sexta-feira, 2 de março de 2012

COLETIVIDADE

A FORMAÇÃO de um todo é gerenciado por todas as partes que lhe compõe. Quando nós adentramos num sistema coletivo de união, tecendo um todo ou fazendo parte de um grupo, precisamos logo colaborar de maneira dependente para que nenhum elo do conjunto seja arregaçado pela banalização caótica que se envereda pelos caminhos acíclicos do coletivo fechado. A união faz a força , como diz um ditado popular, mas é preciso que seja de maneira participativa, baseada num interesse comum.
Faz-se necessário que haja entre os destinados membros de um grupo a convicção prescrita de que todos estão enganjados, no mesmo barco, numa busca de fortalecimento e de conquista perante aos obstáculos. Se não houver esse consenso coletivo a união é distanciada e todos os indivíduos que dela participa serão deixados numa condição de individualismo reinante, o que poderá, na maioria dos casos causar  estranhamentos diante de problemas alheios. O homem deve viver para si e para os outros quando ele toma a ideia de corporativismo de grupo.
Dessa forma um grupo que se diz unido jamais será vencido, mas sofre a degradação das intempéries da vida. O grupo unido significará o todo apesar de suas particularidades. Isso sem dúvidas nenhuma fará valer o lema de que se um errar todos errarão também e todos deverão pagar por tal erro. É o que acontece na maioria das leis que postas em xeque nesse Brasil de meu Deus. Todavia, um deve aprender com o outro aquilo que satisfaça o caminho do bem e do acerto para uma significativa transformação do mundo em que o homem vive.
POR: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.