segunda-feira, 22 de junho de 2015

PARADA NACIONAL DO DIA 26 DE JUNHO DE 2015.

TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA E CLASSE TRABALHADORA DEVE CRUZAR OS BRAÇOS NESSA SEXTA-FEIRA E PARAR SUAS ATIVIDADES EM RESPEITO AO QUE ESTÃO QUERENDO APROVAR NA BANCADA FEDERAL.
DEVEMOS NOS MOBILIZAR EM APOIO A TODAS AS CATEGORIAS TRABALHADORAS QUE SE SENTEM AMEAÇADAS COM A PEC DA TERCEIRIZAÇÃO. ISSO É UMA AFRONTA PARA NÓS TRABALHADORES E PRECISAMOS PARAR PARA QUE OS POLÍTICOS QUE QUEREM O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS SINTA NA PELE QUE O POVO NÃO É LESADO E QUE SE UNE COM FORÇA.
AGORA É PRECISO QUE OS SINDICATOS CAIA EM CIMA DE CIDADES DO INTERIOR, PRINCIPAL -MENTE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, QUE NÃO ADERE A PARALISAÇÃO. A CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE ESTÁ DE PARABÉNS, POIS EM TODAS AS PARADAS ELA OBEDECE E DEMONSTRA RESPEITO AO RESTANTE DO BRASIL. MAS SOUBE POR FUNCIONÁRIO QUE A CIDADE DE JARDIM DO SERIDÓ NÃO PARALISOU AS SUAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO NA ÚLTIMA PARADA QUE HOUVE.
É PRECISO QUE ESTEJAMOS UNIDOS POR UM BRASIL MAIS RESPEITOSO COM RELAÇÃO AO TRABALHADOR E AOS DIREITOS QUE LHE COMPETE!!!
VAMOS PARALISAR AS ATIVIDADES SIM!!! E PROFESSORES NÃO BAIXEM A CABEÇA PARA CHEFES QUE OUSAREM NÃO PARALISAR AS ATIVIDADES E AINDA INTIMIDAR COM A LISONJA DA FALTA.
É UM DIREITO NOSSO SEGUIR EM UNIÃO COM OS OUTROS. POR ISSO VAMOS PARA A PARADA NACIONAL DO DIA 26 DE JUNHO.

OS FESTEJOS JUNINOS DO NORDESTE


TEXTO DE EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.
PEDAGOGO – POETA - HISTORIADOR
Os festejos juninos foram idealizados na Inglaterra, onde nasceu a QUADRILHA. Eles surgiram para comemorar a grande variedade de frutas e cereais que eram plantados e multiplicados com as chuvas. Eles vieram para o Brasil quando os portugueses decidiram morar aqui.
            Mas as festas juninas, no Brasil, foram diferentes, pois no Nordeste os portugueses, como eram católicos, colocaram santos e fogueiras no meio. Acompanhados de comidas típicas, brincadeiras, forró e costumes que viraram tradições. Um desses costumes foi o surgimento de fogos de artifícios para alegrar mais as noites juninas.
Os portugueses como eram católicos decidiram homenagear pessoas (que para eles são santos) que fizeram o bem as outras. Então, eles elegeram 3 figuras: um monge chamado Antônio; e um apóstolo seguidor de Cristo conhecido por Pedro, e o homem que batizou Jesus chamado de João Batista.
O Santo Antônio é o santo casamenteiro. Seu dia é marcado no Dia 13 de Junho, mas pela tradição é costume fazer a festa na véspera (antigamente quando não havia energia elétrica as festas juninas eram iluminadas por grandes fogueiras que queimavam a noite inteira e tinha que ser acesa na véspera para já entrar o dia do santos iluminado), no Dia 12, que é o Dia dos Namorados. E só acende uma FOGUEIRA a casa que tiver um Antônio na família. Muitas pessoas fazem preces e simpatias para Santo Antônio arrumar um casamento ou um namoro.
O São João (São João Batista foi quem batizou Jesus) é o santo (para os católicos) das cheias, de açudes, rios e barragens. Ele representa a fartura do inverno e por isso sua festa é maior. Sua fogueira é acendida no Dia 23 de Junho, mas seu dia é no dia 24.
O São Pedro (apóstolo que negou Jesus 3 vezes), para o católicos, é o porteiro do céu, que libera os ventos e as chuvas. Seu dia é em 29 de Junho, porém sua fogueira é acesa na véspera, Dia 29.
AS FOGUEIRAS
FOTO DA NET.
Fogueira é um monte de lenha arrumada, um pau em cima do outro, onde se taca fogo para que se queime e ilumine a noite escura. Elas são feitas no Nordeste com lenha de plantas da Caatinga como pereiro, catingueira, mofumbo ou marmeleiro.
A fogueira de Santo Antônio era feita com lenha de mofumbo e marmeleiro. A de São João era feita de catingueira. E a de São Pedro com lenha de pereiro.
Mas isso era usado nos tempos antigos. Hoje com o aquecimento da Terra e o desmatamento da Caatinga tais plantas estão entrando em extinção. E agora a defesa ambiental só permite que seja usada a lenha de algaroba, uma planta que não é da Caatinga, porém se adaptou a ela e é fácil de nascer e crescer rápido.
O nordestino pode aproveitar lenha seca da Caatinga e fazer sua fogueira. Não precisa seguir a tradição de fazer grandes fogueiras, pois a terra vai esquentar mais e mais e será poluída em vão. Já que nós já temos energia elétrica em quase 100% dos lugares do Nordeste, não carece mais de se fazer fogueironas para animar as festas juninas. Basta uma fogueirinha pequena, que nem vai fumaçar muito e vai queimar logo.

As pessoas também podem usar pedaços de tábuas velhas, pedaços de madeira de casas e até lenha das podas das plantas que dão sombra as casas. Para isso é muito fácil, só é quando você mandar alguém vir podar (aparar os galhos da planta que fica de frente a sua casa) as plantas pedir para fazer sua fogueira. Assim você não vai perder o costume e nem a tradição. Madeira de sofá velho, de cama, de cadeira velha, de guarda-roupa quebrado, etc.

FOGOS DE ARTIFÍCIOS JUNINOS

TEXTO DE EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.
HISTORIADOR – POETA E PEDAGOGO.
Com suas cores e seus estouros os fogos de artifícios agitam as noites das festas juninas no Nordeste. São de uma variedade formidável e com efeitos maravilhosos.
FOTO DE EDNALDO LUÍZ.
São exemplos de fogos de artifícios: peido-de-velha, traque, cobrinha, chumbinho, bomba confeito, árvore de natal, pião, foguetão, apito de gaiato, chuvinha, abelhinha, vulcão, etc. Mas devemos ter cuidado ao soltar fogos, pois a alegria pode se transformar em tragédia. Os fogos queimam e pode matar. Existem fogos de crianças e de adultos.
FOTO DE EDNALDO LUÍZ.
Os vendedores de fogos devem ter o maior cuidado ao vender fogos a crianças e a jovem com históricos de rebeldia. Como a maioria dos fogos de artifícios é detonada com o uso de fogo, o perigo é constante até mesmo para quem já sabe soltar. Às vezes as munições de fogos de artifícios estão ressecadas e pode demorar a estourar ou a brilhar, então é sempre bom esperar até 2 minutos para poder ver o que aconteceu. Também fogos podem causar queimadas e aí sempre é bom ficar vigilante. Os pais devem acompanhar seus filhos na soltagem de fogos.
FOTO DE EDNALDO LUÍZ.
Todavia, os fogos de artifícios são muito importantes para fazer a alegria das pessoas. Os coloridos são os mais chamativos e despertam uma maravilha a quem olha e tem apreço. Tem muita gente que não gosta de ouvir barulhos de fogos e preferem no dia das fogueiras irem para um sítio ou se trancarem dentro de casas.
Quem vender fogos deve dizer para as crianças e jovens quais os fogos que podem ser vendidos, como se solta e aonde é mais apropriado para soltar. Também deve dizer as formas melhor de lidar com os fogos, explicar o que um estouro deve provocar e os perigos que pode haver ao redor de uma fogueira.
Contudo, fora isso, pode soltar fogos a vontade!!! Saiba que o Festas Juninas só tem uma vez por ano e que tem que aproveitar enquanto está com saúde e está tudo bem em casa. A família deve se alegrar nos festejos juninos e viver a vida feliz, vivenciando o momento junino. Então, vamos colorir e explodir o mundo com alegria!!!

ALUNOS DE EDNALDO LUÍZ PARTICIPAM DE EXCURSÃO AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE SERRA NEGRA DO NORTE


Barraca do Sítio Abernal. Foto de Ednaldo Luíz 
Alunas do 5º Ano. Foto de Ednaldo Luíz.
Explicação dos achados pré-históricos do Sítio
Arqueológico Abernal. Foto de Ednaldo Luíz.
Rochas aonde tem os desenhos rupestres.
Foto de Ednaldo Luíz. 
Organizada pela professora do 4º Ano B, Marlene Cavalcanti, a Excursão ao sítio Arqueológico Abernal, localizado no município de Serra Negra do Norte foi importante para a turma do 5º Ano, pois os discentes estão estudando fósseis e pinturas rupestres. Também eles puderam ver como os homens da caverna faziam para pintar e as artes que eles eram hábeis.

Passarela dos achados. Foto de Ednaldo Luíz.
Pedras dos desenhos. Foto de Ednaldo Luíz.
Foto de Ednaldo Luíz.
O interessante é que teve uma aluna, a mais velha da turma, disse que tinha aprendido muito com o professor Ednaldo Luíz e que nunca iria esquecer disso.
Tecendo os detalhes. Foto de Ednaldo Luíz.
Desenhos rupestres. Foto de Ednaldo Luíz.
Foto de Ednaldo Luíz.
O Sítio encontra-se meio abandonado. Já quebraram a placa que ficava na entrada e a sinalização está precária. Até a vereda está cheia de mato. O interessante é que Ednaldo Luíz foi um dos que participaram da abertura e inauguração desse sítio. E ele pode ver o quanto mudou daquele tempo para esse ano de 2015.

Pedras do Abernal. Foto de Ednaldo Luíz.
Minha aluna mais velha empolgada com o que ver.
Foto de Ednaldo Luíz.
Alô prefeitura de Serra negra do Norte, dê mais proteção ao Sítio Arqueológico de Serra Negra do Norte!      

EDNALDO LUÍZ PARTICIPA DA ABERTURA DO CIRCUITO JUNINO DE SERRA NEGRA DO NORTE

foto de ednaldo Luíz
Foto de Ednaldo Luíz
Foto de Ednaldo Luíz
A ABERTURA SE DEU NO DIA 6 DE JUNHO EM PLENA PRAÇA PÚBLICA DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE. 
Destaque para Filó, a vassoura dançadeira.
foto de Ednaldo Luíz.
A ABERTURA FOI FEITA PELA ESCOLA HERMES FURTUNATO DOS SANTOS, ESCOLA A QUAL EDNALDO  TRABALHA.
As comidas típicas. Foto de Ednaldo Luíz.
SUA TURMA DO 5º ANO FEZ UMA APRESENTAÇÃO EM HOMENAGEM PÓSTUMA AO GRANDE CANTOR E COMPOSITOR DOMINGUINHOS, COM A MÚSICA “OLHA ISSO AQUI TÁ BOM DEMAIS”. EDNALDO DEMONSTRANDO UM DOS SEUS DONS QUE É A ARTE DO HUMOR, ABRILHANTOU COM ESMERO O CIRCUITO JUNINO. PRIMEIRO DANDO PALAVRAS DE BOAS VINDAS AOS REPRESENTANTES DA CIDADE, PRINCIPALMENTE AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO GILMAR.



O USO DO HUMOR FOI IMPORTANTÍSSIMO, POIS SEGUNDO DISSE UM RPOFESSOR “O SEU HUMOR NUM EVENTO JUNINO CHAMA A ATENÇÃO DO PÚBLICO, ARRANCA-LHE GARGALHADAS E ANIMA O ARRAIÁ, JÁ QUE O É SAUDÁVEL”. 
Foto de Ednaldo Luíz.
Foto de Ednaldo Luíz.
Apresentação da minha turma do 5 º Ano, com a homenagem a
Dominguinhos.Foto de Ednaldo Luíz.
RECEBEU OS PARABÉNS DE MUITA GENTE CULTA E RECONHECEDORA DE VIRTUDES E TAMBÉM CONVITE PARA INGRESSAR EM OUTRA ESCOLA.
Chama no Dominguinhos. Fot de Ednaldo Luíz.
Alunos do 5º Ano. Foto de Ednaldo Luíz.
Preparação para a Quadrilha. Foto de Ednaldo Luíz.
NO OUTRO DIA MUITA GENTE FICOU SABENDO DA APRESENTAÇÃO DE EDNALDO LUÍZ E PROFESSORES DE OUTRAS ESCOLAS O PARABENIZARAM POR SEU FEITO

sábado, 13 de junho de 2015

REPÓRTER PAULO JÚNIOR VAI MIGRAR PARA A RÁDIO CAICÓ AM

FOTO DO SEU FACE.
O MEU AMIGO E REPÓRTER DE COMUNICAÇÃO PAULO JÚNIOR QUE TINHA UM PROGRAM NA RÁDIO RURAL AM DE CAICÓ TODAS AS NOITES INTITULADO "JORNAL DA NOITE" VAI MIGRAR PARA A RÁDIO CAICÓ AM.
RETIRADO DO AR DA RÁDIO RURAL DEVIDO A POSIÇÃO DA RÁDIO APARECIDA DO BRASIL, PAULO JÚNIOR DEVE LEVAR SEU PROJETO DE NOTÍCIAS PARA A CO-IRMÃ RÁDIO CAICÓ AM BEM EM BREVE. O PROGRAMA QUE ESTÁ PRESTES A COMEÇAR TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE BERG SANTOS,  SIDNEY SILVA, GLÁUCIA LIMA E F.SILVA. VEJA O QUE PAULO DISSE EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK:
"Diretor confirma a estreia do Jornal da Noite na Rádio Caicó AM com Paulo Júnior – a máquina da notícia
O radialista, produtor, repórter, redator, editor e blogueiro Paulo Júnior esteve reunido com o diretor da Rádio Caicó AM, Navde Rafael e o mesmo deu aval para Paulo Júnior produzir o Jornal da Noite, um jornal inédito no horário, no rádio potiguar.
O Jornal da Noite, neste primeiro momento será apresentado de segunda-feira a sexta, a partir das 21 horas e 50 minutos até às 22 horas e 30 minutos.
Terá edição, redação e apresentação de Paulo Júnior e um outro nome da comunicação caicoense será convidado a fazer parte da bancada na apresentação do JN. As mixagens serão de Berg Santos.
FOTO DO SEU FACE.
Nesta semana, Paulo Júnior vai providenciar a produção de novas vinhetas e a estreia está prevista para o dia 22 de junho.
O Jornal da Noite contará com a participação também do departamento de jornalismo da Rádio Caicó AM, através de Sidney Silva, F. Silva e Gláucia e correspondentes no Seridó e em outras partes do Brasil e do Mundo, contando com a participação de três rádios internacionais: Rádio França Internacional, Rádio China e Rádio ONU.
Será um jornal com muito conteúdo local, regional e estadual e atualidades no Brasil e no Mundo, com muitas entrevistas inéditas e a notícia chegando em primeira mão.
Em sua abertura, o Jornal da Noite destaca o seguinte conteúdo: Este é o Jornal da Noite – destacando os principais temas da atualidade no Brasil e no Mundo - O jornal sem fronteiras do rádio brasileiro.
A notícia em tempo real com o maior conteúdo de informações do rádio potiguar - Aqui, o mundo é notícia.
Está no ar, o Jornal da Noite - antecipando as notícias que serão destaques no outro dia.
Saiba mais sobre Paulo Júnior:
O editor do Jornal Correio do Seridó, Paulo Júnior, recebeu em solenidade na Ilha de Sant’Ana, o título de Embaixador do 2.º Grupamento dos Bombeiros Mirins. Segundo o coordenador dos Bombeiros Mirins de Caicó, Eduardo Pereira, o título é um reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e também pela boa relação de prestígio junto a sociedade caicoense.
Através do Jornal Correio do Seridó e também de programas radiofônicos e da Internet, Paulo Júnior sempre divulgou a instituição dos Bombeiros Mirins, além de outras entidades da cidade, buscando atender a todas as camadas da sociedade, independente de cor, raça, religião, etc.
Paulo Júnior começou no rádio caicoense, onde estagiou na Rádio Rural AM de Caicó, em 1994. Atuou como redator das Rádios Seridó AM e Caicó AM, foi assessor de comunicação do ex-Bispo de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha e produtor do núcleo de produção da Rede Vida de Televisão na Diocese de Caicó, onde editava as matérias que eram exibidas no JC TV, jornal em horário nobre da Rede Vida.
Também na Diocese de Caicó, foi redator e editor do Jornal A FOLHA. Atualmente, Paulo Júnior é diretor do Jornal Correio do Seridó e na área musical é baterista do Coral de Sant’Ana, da Banda católica Gênesis e do Ministério de Música Ruah (o sopro de Deus - Paróquia de São José), produtor e baterista da Banda Os Novos Incríveis e produtor executivo da Banda Bené, Teclados e Filhos. Também é redator, apresentador e editor do Programa Paulo Júnior – O Show da Semana, que é apresentado aos domingos, das 14h30 às 16 horas, na Rádio Caicó AM.
No campo social, Paulo Júnior é membro do Rotary Club de Caicó Centenário, sendo sócio-honorário e atua como Diretor de Imagem Pública, tendo como classificação Meios de Comunicação.
Na Internet, Paulo Júnior já conta com 22 blogues no Seridó, formando a maior rede de sites e blogues do Rio Grande do Norte, através do Sistema Correio do Seridó de Comunicação.
Paulo Júnior também é o diretor executivo da TV Cidade Interativa, um projeto inédito em Caicó e que vai atuar em vários setores da cidade, com o Jornal da Cidade que será projetado em telas digitais. Este ano, a TV Cidade Interativa já produziu um documentário sobre o carnaval de Caicó". 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

A ÁGUA DE CAICÓ VAI SE ACABAR!!!

E NÃO DEMORA MUITO TEMPO NÃO!

PARECE-ME QUE A SOCIEDADE DE CAICÓ NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O GRANDE PROBLEMA HIDRÍCO QUE SE APROXIMA A PASSOS CURTOS. A CIDADE DE CAICÓ PODE SOFRER COLAPSO D´ÁGUA. A GENTE NÃO VER NENHUM DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DA CIDADE PROMOVER CAMPANHAS E MAIS CAMPANHAS PARA ORIENTAR A DESATENTA SOCIEDADE CAICOENSE PARA A ECONOMIA DO LÍQUIDO PRECIOSO.
TAMBÉM É DE SE VER QUE TAL CIDADE NUNCA SOFRERA UM COLAPSO DE MAGNITUDE DESESPERADA. "NUNCA" NA HISTÓRIA DA CIDADE SE VIU UMA SITUAÇÃO CRÍTICA E DE CALAMIDADE PÚBLICA. A ÁGUA PODE ACABAR SIM!
FOTO DA NET.
PARA ISSO O NOSSO BISPO DOM ANTÔNIO  CARLOS CRUZ SANTOS JÁ TOMOU A DIANTEIRA E VAI DISCUTIR A CRISE HÍDRICA DE CAICÓ. SERIA BOM QUE PESSOAS DA PREFEITURA CAÍSSE EM CAMPO E FOSSE ÀS RUAS DA CIDADE COM CARRO DE SOM E ALERTASSE O PESSOAL A NÃO DESPERDIÇAR A ÁGUA. TAMBÉM A PANFLETAGEM SERIA ESSENCIAL. PRECISAMOS SE LIGAR PARA UM FUTURO TRÁGICO QUE SE APROXIMA, OU VAMOS PADECER SOB O LÍQUIDO ESCASSO.