sábado, 26 de setembro de 2015

EDNALDO LUÍZ RECEBE CERTIFICADO DO PNAIC DE 2015

EM PLENA CONCLUSÃO DO CURSO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) DE 2014 A 2015, EDNALDO LUÍZ RECEBE O CERTIFICADO DO CURSO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA. O FATO COM JÁ FOI DITO NA PENÚLTIMA REPORTAGEM FOI NA SALA DE REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CAICÓ. VEJA AS FOTOS DE EDNALDO LUÍZ.

EDNALDO LUÍZ RECEBE CERTIFICADO DO CURSO DO PNAIC EM CAICÓ

FOI UMA VERDADEIRA SURPRESA QUANDO ME CONVIDARAM PARA PARTICIPAR DA ABERTURA DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) DO ANO DE 2015. FOI NA SALA DE REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ E LÁ FIZERAM A ABERTURA DO CURSO DO PNAIC, SENDO ESTA A TERCEIRA ETAPA DO CURSO. NA OCASIÃO FIZERAM UMA SURPRESA NÃO SÓ PARA O PROFESSOR EDNALDO LUÍZ, MAS PARA OS DEMAIS PROFESSORES QUE ALI ESTAVAM. E TEVE MAIS A ANIMAÇÃO DE UM SAXOFONISTA. 
EDNALDO LUÍZ RECEBEU DAS MÃOS DA NOVA MONITORA DO PNAIC DO 2º ANO, RITA DE CÁSSIA, OS CERTIFICADOS DOS DOIS ANOS (2013 - 2014) DE EFETIVAÇÃO DO CURSO. FOI UMA ALEGRIA PARA ELE, PORÉM ESSA FELICIDADES SE DEVE TAMBÉM AS ANTIGAS COLABORADORAS DO PNAIC QUE ERAM CONCEIÇÃO, MINHA EX-MONITORA, E FRANCISCA, COORDENADORA GERAL. (FOTOS DE EDNALDO LUÍZ).
Certificado do ano de 2014. (Português).
AS NOVAS COLABORADORAS FORAM EXPOSTAS NESSE DIA DO MÊS DE SETEMBRO.
O QUE EDNALDO NÃO GOSTOU FOI PORQUE DEVIAM TER CHAMADO AS ANTIGAS ORGANIZADORAS PARA ENTREGAR OS CERTIFICADOS, MAS NÃO FOI ISSO. SERÁ QUE ISSO FOI POLITICAGEM?
MAS MESMO ASSIM FICA A ALEGRIA PRA O PROFESSOR EDNALDO LUÍZ POR MAIS UMA VITÓRIA CONSEGUIDA. PARABÉNS!!!! 

sábado, 19 de setembro de 2015

É CRIME AGORA ANDAR COM ROUPAS CURTAS NOS EUA

AGORA EU QUERO VER AS MULHERES NOS EUA ANDAR DE ROUPAS CURTAS!


EU JÁ DISCUTIA ISSO A TEMPOS ATRÁS: O VULGARISMO DAS VESTES FEMININAS TRAZEM GRANDES MALES PARA A SUA VALORIZAÇÃO DE IMAGEM!E ALGUNS ESTUDOS DEMONSTRAM QUE TAL MODISMO SE ASSENTA EM ALGUNS ESTUPROS E CRIMES AFINS. A BANCADA EVANGÉLICA E ISLÂMICA JÁ ATENTA PARA ESSA DESVALORIZAÇÃO FEMININA E DESRESPEITO AOS PRINCÍPIOS MORAIS  E REPRIME SEM LIBERDADES O DIREITO DE ANDAR COM ROUPAS QUE AS CHAMAM DE VULGARES.


SEGUNDO O YAHOO NOTÍCIAS 
foto da net.
"Algumas das roupas mais populares entre as mulheres podem se transformar em peças proibidas. E não é algo figurativo, é literal e poderá ser garantido por lei. O caso, que causa polêmica nos EUA, está sendo debatido em Dadeville, no Alabama.

A polêmica lei visa proibir a utilização de minissaias e shortinhos por mulheres. Isso mesmo. O projeto criado pela vereadora local Stephanie Kelley afirma que esse tipo de roupa é “inapropriado” para ser utilizado na frente de outras pessoas.

A questão é que o projeto da vereadora tem ganho bastante força entre outros parlamentares e preocupa o resto da sociedade. Pautada em cima do “respeito”, a lei é apontada por seus críticos como extremamente machista por proibir apenas as mulheres de usar determinado tipo de roupa.

A questão da liberdade de escolha é outra pauta que incomoda a população local. Sobre isso, os vereadores que defendem a proibição afirmam que “quem vai respeitar a mulher se ela não respeita a si mesma?”. Tal colocação foi alvo de diversas críticas da imprensa local, novamente por seu teor machista.

A bancada conservadora, agora, se une para ter votos suficientes para fazer a lei passar. A cruzada moralista, porém, deve esbarrar na falta de adeptos quando for ser votada. A população como um todo se coloca em grande parte contrária à medida, lembrando outra polêmica recente.

Antes de sua cruzada para barrar as minissaias e o shortinhos, a vereadora Stephanie já havia sido centro de outra polêmica envolvendo roupas. Recentemente ela viu ser barrada sua proposta que previa proibição de homens utilizando shorts ou calças que deixem suas cuecas à mostra".


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

EXCURSÃO PARA O ENGENHO DA PALMA EM CAICÓ

FOI UM DIA FORMIDÁVEL PARA OS ALUNOS DO TURNO VESPERTINO DA ESCOLA SEVERINA BRITO DA SILVA, DO BAIRRO SAMANAÚ, ZONA NORTE DE CAICÓ. TODOS OS ALUNOS CHEGARAM A ESCOLA COM SEUS PREPAROS ANTES ANUNCIADO E DIRECIONADOS PELOS PROFESSORES. VIERAM COM ÁGUA NA GARRAFINHA, DE TÊNIS, CALÇA COMPRIDA E LANCHES.
COMO EU SOU UM GRANDE ADEPTO DO EDUCAR FORA DOS PAREDÕES DE UMA SALA DE AULA CONCORDEI EM MÁXIMA E NORTEEI MEIOS DE AMPLIAÇÃO E APOIO A IDEIA IMPETRADA POR UMA PROFESSORA DO 5º ANO, QUE POR SINAL ERA DO PRÓPRIO LUGAREJO.
O LUGAREJO ERA SENÃO NUM POVOADO PERTENCENTE A CIDADE DE CAICÓ CONHECIDO POR DISTRITO DA PALMA, QUE SE IMPÕE NA CAATINGA A DENTRO COM UMA BELA ORGANIZAÇÃO, TENDO SUA ESCOLA O MODELO DE BOA EDUCAÇÃO.
FOMOS CONHECER O TÃO BADALADO "ENGENHO DE FAZER AÇÚCAR" QUE MESMO EM RUÍNAS FOI A PROVA TESTEMUNHAL DE QUE NOS TEMPOS ÁUREO DA CANA DE AÇÚCAR O SERTÃO DO SERIDÓ TAMBÉM HOUVERA DE PRODUZIR O PRODUTO.
A CASA DE ENGENHO SE ENCONTRA EM RUÍNAS E FAVORECE A VISITA INDELÉVEL DE QUALQUER ESCOLA DA REGIÃO QUE QUEIRA DAR UM POUCO DE EDUCAÇÃO PRÁTICA AO ALUNO.
ANA LÍGIA, ENTÃO PROFESSORA DO 5º ANO, POR TRABALHAR NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL PATRÍCIO DE FIGUEIREDO FOI QUEM AJEITOU AS NUANÇAS POR LÁ. AS CRIANÇAS FORAM PARA AQUELA ESCOLA E LÁ LANCHARAM E CURTIRAM UM POUCO O PASSEIO. VEJA AS FOTOS DE EDNALDO LUÍZ.
Foi então que depois resolvemos sair com destino a Casa de Engenho, encravada em plena Caatinga Seridoense.  
Caminhando para o Engenho.


Uma das casas antigas do lugar e alpendrada.
Vejam a Casa de Engenho.
 

Açude Seco. É o que abastecia a Palma.
Sobre o nome PALMA eu andei pesquisando pela cultura local e dizem que é porque o lugarejo fica no meio do encontro de cinco riachos que se assemelham a uma palma da mão. Na Casa de Engenho havia uma moenda de moer cana e com braços puxados por bois ao invés de escravos. tal engenho foi construído no ano de 1906.
Tapera abandonada ao lado da Casa de Engenho.

Salão dos fornos de cozinhar o caldo da cana e fazer o açúcar.

Minha turma do 2º Ano.


Luanny, minha aluna danadinha que já está lendo.

Moenda do Engenho.

Braço da moenda.
OS ALUNOS DA ESCOLA SEVERINA UNIDOS COM OS ALUNOS DA ESCOLA DA PALMA PARTICIPARAM AINDA DE UMA CORRIDA COM OS ANOS MENORES (1º AO 4º).
De saída para a corrida.

Alunos dos 2º Anos preparando para a corrida. 
TAMBÉM OS ALUNOS DOS DOIS 5º ANOS, DO SEVERINA E DO MANOEL TIVERAM UM JOGO DE FUTSAL NA QUADRA DE ESPORTES LOCAL.

CENTRO DE SAÚDE DA PALMA.

IGREJA DA PALMA.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

MEUS SOBRINHOS DE 3 E 4 ANOS JÁ ESTÃO QUASE ALFABETIZADOS

FOI UMA SURPRESA PARA MIM ENQUANTO MESTRE ALFABETIZADOR QUANDO EU VI MEUS DOIS SOBRINHOS, O VINÍCIUS E O VITOR, SE DESARNANDO NALEITURA DO ALFABETO E DE SÍLABAS SIMPLES E ATÉ PALAVRINHAS PEQUENAS...FIQUEI ABISMADO COM TANTA DESENVOLTURA E PARABENIZEI DE PÉ A MINHA IRMÃO EDILENE, QUE NÃO É FORMADA E NEM DIPLOMADA, MAS ALFABETIZA QUE É UMA BELEZA. ELEE ATÉ FAZEM A ESCRITA DE VÁRIAS LETRAS E JÁ ESTÃO DECODIFICANDO PALAVRINHAS. O VITOR É O MAIS DANADO E É O DA FOTO QUE ESTÁ ESCREVENDO O ALFABETO EM ORDEM E COM LETRAS DO MESMO TAMANHO. ELE SABE ATÉ CONTAR NÚMEROS DE 0 A 30.
O VINÍCIUS SABE O ALFABETO E ATÉ TENTA ESCREVÊ-LO COMPLETO. SÃO CRIANÇAS QUE POR TEREM CONDIÇÕES PARCAS ADQUIREM UM BOM DOM DE APRENDIZAGEM E JÁ SE PREPARAM PARA CHEGAR DIRETAMENTE NO PRIMEIRO ANO. TALVEZ SEJA DE FAMÍLIA, POIS EU JÁ FUI PARA A PRIMEIRA SÉRIE SABENDO MEU NOME COMPLETO, O ALFABETO E ALGUMAS SÍLABAS.
PARABÉNS A MINHA IRMÃ...E AH SE ELA FOSSE PEDAGOGA!
VITOR DE 4 ANOS.


VINÍCIUS DE 3 ANOS.


FOTOS DE EDNALDO LUÍZ.

PÉ DE BUCHA SERIDOENSE

VEJAM COMO UM PÉ DE BUCHA DETÉM UMA INTELIGÊNCIA QUE SURPREENDE QUEM O ADMIRA...UM PÉ DE BUCHA NASCEU E LANÇOU SEUS GANCHOS NA ANTENA PARABÓLICA DE MINHA CASA E AINDA SE DEPENDUROU NO FIO DE ESTENDER ROUPAS...PARA SIMPLESMENTE LANÇAR SEUS FRUTOS, MAIS CONHECIDOS COMO BUCHAS QUE A CABOCADA DE OUTRORA APROVEITAVA PARA SE ESFREGAR E TIRAR O TÃO POPULAR SEROTO DA PELE ENFADONHA... (FOTOS DE EDNALDO LUÍZ)


ANTIGA VAQUEJADA DE SERRA NEGRA DO NORTE

É UMA RELÍQUIA HISTÓRICA ESSA FOTO DA MAIOR VAQUEJADA DO INTERIOR SERIDOENSE A VAQUEJADA DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN.
SEGUNDO SUA HISTÓRIA ACONTECIA AO LADO DO SOBRADO E NA PRAÇA DINARTE MARIZ. O JIQUI ERA IMPROVISADO E HAVIA SIMPLES PREMIAÇÃO...
FOTO DE WANDERLEY.

RESPEITEM A PRESIDENTA


POESIA: RESPEITEM A PRESIDENTA
POETISA: SALETA MARIA.

Eu vi pela internet
E não quis acreditar
Uns adesivos machistas
Que estão a circular
Ofendendo a presidenta
E toda mulher que há

Trata-se de uma imagem
Que estimula a violência
E é preciso combatê-la
Pra manter a coerência
Na luta contra o machismo
E pela sobrevivência

A cultura do estupro
Não se deve propagar
Venha de onde vier
Não devemos aceitar
Tal violência de gênero
A nos desqualificar

Se o governo vai mal
E você quer protestar
Use de bons argumentos
Para os erros apontar
Mas não ofenda a pessoa
Que está a governar

Exercite seus direitos
Pois é livre a expressão
Mas evite preconceitos
Ou a disseminação
De ódio e intolerância
No seio dessa nação

Não reforce o sexismo
Ou a tal misoginia
Exponha suas razões
Mas evite a baixaria
Do contrário se prepare
Pra ir à delegacia

A conduta criminosa
Não podemos tolerar
E campanha insidiosa
É preciso rechaçar
Que seja penalizado
Quem disto se ocupar


A ofensa a presidenta
Fere todas as mulheres
Avilta nossa imagem
Esses tais caracteres
Vamos barrar o machismo
Metendo nossas colheres

Vamos ficar vigilantes
Pra poder denunciar
Nada será como antes
Pois nós sabemos lutar
Respeitam a presidenta
Ou vão ter que encarar

Podemos não concordar
Com os tais ajustes fiscais
Mas agressão às mulheres
Não toleramos jamais
Nós merecemos respeito
E uma vida plena de paz

Protestemos com razão
Rua abaixo e rua acima
Até na televisão
Pois ela também ensina
Não é só por Dilma, não
É por toda uma nação
Dignamente feminina!

Autora: Salete Maria

Salvador, 03/07/2015
FONTE: http://cordelirando.blogspot.com.br/ 

Doble moral, empresarial y criminal

Armas españolas se bañan de sangre en la primavera árabe. Nuestras empresas las venden tanto a los opresores como a los rebeldes, así ganan el doble en un ejercicio de alta rentabilidad social, de gran productividad empresarial.
Conspiramos revueltas para que los turistas vengan a nuestras playas y se alejen del tercer mundo por peligroso…¡nosotros contribuimos a ese peligro!

No son asumibles, ni el oportunismo cómplice de acoger amablemente a los turistas asustados por las revueltas, ni los fondos de pensiones sangrientos usados por la carroña financiera en promover esos conflictos bélicos.
Ni el veraneo de los europeos, ni el otoño dorado de los inversores deben producir el invierno para nuestros vecinos.
Las armas no deberían ser negocio en el norte de áfrica, --ni en ningún sitio—.
Si fuéramos civilizados y responsables deberíamos decrecer, reducir el consumo y abolir la industria de las armas. No son justificables ni por la creación de empleos, el desarrollo, ni nada honorable; en cambio alientan la muerte, el dolor y la barbarie.
Seamos coherentes, pidamos acabar con la producción y venta de armas.

FONTE: http://neosofias.blogspot.com.br .

terça-feira, 8 de setembro de 2015

MENOSPREZO

POESIA: MENOSPREZO
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Não é menosprezo
O que você fala
É raiva que entala
Dá nó na garganta
Já não adianta
Pedir inclusão
Promove exclusão
Anti-democrática
É mal sua prática
Mesquinha e cruel
Enxota o corcel
Faz regra de jogo
E taca o seu fogo
Sem doce no mel.

Nesse menosprezo
Afugenta o home
Manchando o nome
De quem tem prestígio
Não quer ter litígio
E pedra é jogada
Da vida enfurnada
Destrói liberdade
E passa a metade
Do tempo inteiro
Olhando o terreiro
Do mestre cascudo
Que com seu escudo
Expõe seu letreiro.

Se ao menos ter preso
Já não tem razão
Só tem exclusão
De vida moderna
Não foque a lanterna
No olho do bicho
Não chame de lixo
Pois tem reciclagem
A sua engrenagem
Por vida certinha
Mas foge da linha
E erra em corrente
Não planta a semente
Com erva daninha.

Então sem afago
Vai menosprezando
Ao outro linchando
Um ar depressivo
E o mundo passivo
De quem é tão fraco
Abrindo um buraco
No peito aflito
E não houve o grito
Da alma em chama
Ao bullying inflama
E um ódio tirano
Por sobre o humano
Que talvez te ama.

Poesia inspirada numa novela que expõe menosprezo.

Feito dia: 04/ 09/ 2015.

MARCHA DA ESCOLA RAIMUNDO GUERRA 2015.

VEJA A MINHA ESCOLA QUE ESTUDEI CERCA DE 5 ANOS NELA. A SUA MARCHA ARREBENTOU, PRIMEIRO NAS RUAS DO ALTO DA BOA VISTA, DEPOIS NA AVENIDA CORONEL MARTINIANO, CENTRO DA CIDADE DE CAICÓ...(FOTOS DE EDNALDO LUÍZ):
RUA DA CAPELA DE SANTA LUZIA.





PROJETO BOMBEIROS MIRINS DO ALTO.



AGORA FOI NO CENTRO DE CAICÓ:


MEU SOBRINHO JOHNATA VICTOR LUÍZ DE PELOTÃO