sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ALUNOS DO 5º ANO HOMENAGEIAM EDNALDO LUÍZ

FOI UMA SURPRESA E TANTO QUANDO ALUNOS DO 5º ANO O QUAL TEM EDNALDO LUÍZ COMO O SEU PROFESSOR FIZERAM-LHE UMA HOMENAGEM, EXALTANDO O QUE SEGUNDO ELES FORA "UM PROFESSOR BOM", "O MELHOR PROFESSOR QUE JÁ TIVERAM" OU 'O MELHOR PROFESSOR DA HERMES".


A SURPRESA FOI A SEGUINTE: OS ALUNOS COMBINARAM ÀS ESCONDIDAS UMA FESTINHA SURPRESA E UNS AJUDARAM NO QUE PODIAM, UNS COMPRARAM REFRIGERANTES, UMA ALUNA DE NOME LUCILEIDE FEZ UM BOLO E OUTROS CUIDARAM DA ORNAMENTAÇÃO, QUE FOI MUITO SIMPLES E ALOCADA AOS ANSEIOS DE EDNALDO LUÍZ. ESSA FESTINHA SE REALIZOU NO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2015 E SEGUNDO EDNALDO FOI A SEGUNDA FESTINHA DE HOMENAGENS DE ALUNOS PARA ELE.
SE DEU POR O SEGUINTE: NO DIA, DEPOIS DA PROVA, UM ALUNO AVISOU A EDNALDO QUE A DIRETORA QUERIA LHE FALAR E ELE SAIU DA SALA. DEPOIS FORAM OS ALUNOS ARRUMAR A SALA. TUDO PREPARADO, CHAMAM O PROFESSOR E ELE VAI. A PORTA DA SALA FECHADA E QUANDO ELE ABRE UMA SURPRESA: ALGUNS ALUNOS JOGAM PAPEL PICADO EM CIMA DO MESTRE E O ABRAÇA COM TODO FERVOR. DEPOIS UM ALUNO DE NOME MATIAS LER UMA BELA POESIA QUE FALAVA DE EDNALDO LUÍZ COMO PROFESSOR E AMIGO. (VEJA AS FOTOS DE EDNALDO LUÍZ). AINDA TEVE A PARTICIPAÇÃO E AJUDA DE PATRÍCIA, COZINHEIRA QUE TAMBÉM VANGLORIZA EDNALDO LUÍZ.


ALUNO MATIAS RECITANDO UMA POESIA QUE
ELE MESMO FEZ PARA EDNALDO LUÍZ. 
APÓS ISSO, CONVIDARAM O PROFESSOR PARA PROFERIR ALGUMAS PALAVRAS E ELE AGRADECEU COM TANTO AFINCO E ESMERO QUE QUASE CHOROU.
FOI UMA DAS AÇÕES MAIS GRATIFICANTES QUE O MESTRE POETA JÁ VIVEU E ELE FICOU MUITO AGRACIADO POR TANTO SENTIMENTO DE AMOR E GRATIDÃO. PARABÉNS AO PROFESSOR EDNALDO LUÍZ!!!


AJUDA DE PATRÍCIA - COZINHEIRA. (DE VERMELHO).

NO FINAL, AS ALUNAS FIZERAM A LIMPEZA
 DO PAPEL PICADO.

SÍMBOLO DO POSTO DO MOINHO ESTÁ DESAPARECENDO EM CAICÓ

NAS VIAGENS QUE FAÇO ONDE PASSO BEM PERTO DE UM DOS CARTÕES POSTAIS DA CIDADE DE CAICÓ VEJO UM DESLEIXO PARA COM ESSE MARCO TURÍSTICO.
O MOINHO QUE SIMBOLIZA A PROPAGANDA DO POSTO DE COMBUSTÍVEL CHAMADO DE "POSTO DO MOINHO" ESTÁ COM DUAS ASAS QUEBRADAS E JÁ NÃO SE VER ELE GIRANDO COMO DE COSTUME. (VEJA A FOTO DE EDNALDO LUÍZ).
É PRECISO QUE SE FAÇA UMA REFORMA URGENTEMENTE NELE PARA QUE ELE VOLTE A DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS TRANSEUNTES E MOTORISTAS QUE ADENTRAM EM CAICÓ.

2ª CAVALGADA DE SANTA LUZIA AGITOU A ZONA NORTE DE CAICÓ

JÁ É A SEGUNDA CAVALGADA DA FESTA DE SANTA LUZIA DO ALTO DA BOA VISTA NA ZONA NORTE DA CIDADE DE CAICÓ.

ACOMPANHANDO A CAVALGADA QUE ESTÁ SENDO CHAMADA DE "CAVALGADA DE SANTA LUZIA", TIVEMOS OS MOTOQUEIROS DOS MOTOCLUBES DE CAICÓ QUE ACOMPANHARAM O PERCURSO SAINDO DE FRENTE AO MARIZÃO. CHEGOU A CARAVANA DIRETAMENTE NA RUA PRINCIPAL DO ALTO DA BOA VISTA QUE É A RUA JOSÉ LOURENÇO DA SILVA OU RUA DA CAPELA. (VEJA AS FOTOS DE EDNALDO LUÍZ).












PADRE IVANOF DANDO A BENÇÃO AOS CAVALEIROS
 E AMAZONAS.



ALUNOS APROVADOS NO 5º ANO DE SERRA NEGRA DO NORTE

CERCA DE 17 ALUNOS FORAM APROVADOS NO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL HERMAS FURTUNATO DOS SANTOS DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE. FOI UMA BOA APROVAÇÃO, POIS FOI QUASE 100% DE CONQUISTA. FIQUEI MUITO FELIZ POR ISSO.



TURMA DE EDNALDO LUÍZ DO 2º ANO 2015.

VEJA A TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL SEVERINA BRITO DA SILVA DO ANO DE 2015. (FOTOS DE EDNALDO LUÍZ).



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A FORÇA DA FÉ DIVINA!

DEUS É FORÇA ENERGÉTICA, ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE!

HOJE, NOS EXATOS 15 DE DEZEMBRO DE 2015, POSSO DIZER QUE TIVE UMA GRANDE PROVAÇÃO DOS MILAGRES MISERICORDIOSOS DO GRANDE PAI CRIADOR DO UNIVERSO. ESTAVA EU PEDALANDO MEU TRANSPORTE QUE FAZ BEM A NATUREZA QUANDO TIVE QUE COLOCAR MINHA BOLSA PRETA NO BAGAGEIRO DA BICICLETA. FUI MEU VELOZ, POIS IRIA PEGAR O CARRO PRA IR PARA SERRA NEGRA. AO CHEGAR NA PARADA QUE EU COLOCO A BIKE LÁ, QUANDO EU OLHO PARA O BAGAGEIRO, CADÊ A BOLSA? HAVIA SUMIDO... 
NESSE MOMENTO UM GRANDE DESESPERO CORREU DENTRO DE MIM E SÓ QUE PENSEI FOI EM VOLTAR PELO MESMO TRAJETO QUE VIM E PROCURAR DESESPERADAMENTE A BOLSA JÁ QUE NELA HAVIA A CADERNETA DAS NOTAS DOS MEUS ALUNOS... O MAIS VALIOSO BEM....TAMBÉM HAVIA UMA CARTEIRA COM QUARENTA E POUCOS REAIS DENTRO E UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA....PORÉM O QUE MAIS ME ANGUSTIAVA ERA A CADERNETA.....
AO SEGUIR DE VOLTA PRA CASA FUI REZANDO AS MINHAS ORAÇÕES NO CAMINHO. CHEGUEI EM CASA E RELATEI O FATO PARA MINHA FAMÍLIA E DEPOIS LIGUEI PARA A ESCOLA DE SERRA NEGRA AVISANDO QUE IA CHEGAR MAIS TARDE UM POUCO E CONTEI A SITUAÇÃO...NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER...FIQUEI ATORDOADO.
DUAS COLEGAS MINHAS DA ESCOLA ONDE TRABALHO ME DISSE COM TANTA CONVICÇÃO QUE EU ÍA ENCONTRAR A BOLSA...
MAS VIM DESCENDO NA BOA PASSAGEM E FALEI NA CASA DE UNS MOTOTAXISTAS SE NÃO TINHAM VISTO E NA MESMA HORA UM DISSE QUE TINHA VISTO UMA BOLSA PRETA PERTO DA PONTE VELHA E QUE JÁ FAZIA UNS 20 MINUTOS. CORRI PARA LÁ NA ESPERANÇA DE ENCONTRÁ-LA O QUE NÃO OBTIVE ÊXITO. QUANDO EU ESTAVA EM CIMA DA PONTE RECEBI UM TELEFONEMA DA COLEGA EDINHA, DE SERRA NEGRA, E COM UMA VOZ DE BASTANTE PERSEVERANÇA ME DISSE BEM POSITIVA QUE IRIA ENCONTRAR A BOLSA. ELA UMA ALMA UNTADA COM A FORÇA DA FÉ NO GRANDE DEUS E POR SER EVANGÉLICA. FOI AÍ QUE QUANDO EU TERMINEI DE FALAR COM ELA, TOCA O MEU TELEFONE E PARA MINHA SURPRESA ERA MINHA IRMÃ DIZENDO QUE UM FILHO DE DEUS TINHA ACHADO ELA, INTEIRINHA, COM TUDO DENTRO....AH, COMO MEU CORAÇÃO NESSA HORA TRANSBORDOU DE ALEGRIA....FIQUEI MARAVILHADO COM O PODER DO DIVINO...
NA MESMA HORA LIGUEI PARA EDINHA E DISSE-LHE O QUE TINHA OCORRIDO NAQUELE INSTANTE...FOI UMA GRAÇA E IMANTADA COM A FORÇA DA FÉ DESSA MINHA COLEGA...NA MESMA HORA OREI A DEUS E O AGRADECI POR TAMANHA MISERICÓRDIA.
MEU IRMÃO FOI BUSCAR A BOLSA E FOI DEIXAR LÁ NA PARADA DOS TRANSPORTES DE SERRA NEGRA. AH, COMO EU SÓ TENHO QUE AGRADECER A DEUS, A ORAÇÃO DE MINHAS COLEGAS E AO MEU GRANDE ANJO PABLO, UM GUERREIRO QUE VOU COLOCÁ-LO NO ÁLBUM SENTIMENTAL DE MINHA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. E QUE DEUS O ILUMINE SEMPRE....AMÉM!!! 

sábado, 5 de dezembro de 2015

ÁGUA DO AÇUDE CUREMAS VAI ABASTECER CAICÓ ATÉ MAIO DE 2016

NUMA LUTA DE JOSÉ PROCÓPIO A ÁGUA DEVE VIR PELA ADUTORA MANOEL TORRES PARA ABASTECER CAICÓ, JARDIM DE PIRANHAS E TIMBAÚBA DOS BATISTAS.

"O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena visitou na tarde desta quinta-feira (03) a calha do Rio Piranhas, acompanhado do chefe do escritório da CAERN, Givanildo Ananias. Na visita foi verificada que, graças a abertura de canais no Rio, com a limpeza mês passado dos dez quilômetros dentro do Rio Grande do Norte vem fazendo com que a água, liberada a uma vazão de 3m³/s do Açude de Curema, através da válvulas By Pass e da turbina da Chesf (girando no vazio), vem chegando com rapidez na captação da Caern em Jardim de Piranhas.
“Hoje a tarde a água já estava na Comunidade Assembléia e Riachão e está à mais ou menos quatro metros da captação. Esta água começou a ser liberada no dia 25 de novembro e pelas nossas análises deverá chegar nesta sexta-feira ou até no máximo próximo sábado na captação da CAERN em Jardim de Piranhas”, explicou Procópio.
A boa notícia é que possivelmente o bombeamento para as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, ainda sejam feito neste final de semana. Procópio lembra que tudo isso é possível, graças a muito diálogo e entendimento envolvendo todo o sistema de gestão dos recursos hídricos a nível nacional e dos estados do RN e PB, com participação direta do comitê. “Pra que essa ação seja mantida até maio de 2016, conforme acordado na reunião do Comitê em Pombal, se faz necessário a retomada e intensificação da fiscalização e limpeza do rio no trecho divisa do RN/PB, de São Bento (PB) até Coremas (PB) numa extensão de aproximadamente 100km. Esta ação já esta toda planejada pelo comitê e parceiros e deverá iniciar ainda neste final de semana”, finalizou". (FONTE: http://www.plantaocaico.com.br ).
A ÁGUA DEVE CHEGAR NAS PARTES MAIS ALTAS DA CIDADE DE CAICÓ, COMO A ZONA NORTE, BASICAMENTE DAQUI PARA QUARTA-FEIRA. OS BAIRROS DA ZONA NORTE SÃO OS MAIS CASTIGADOS POIS JÁ FAZ MAIS DE 1 MÊS QUE NÃO SE TEM ÁGUA E POVO ESTÁ TIRANDO DAS COSTELAS, COMO DIZ O DOIDO, PARA COMPRAR ÁGUA A PREÇOS AVULTADOS. MAS É PRECISO QUE MESMO VINDO ESSA ÁGUA QUE HAJA O RACIONAMENTO. QUE COLOQUE 1 DIA COM ÁGUA E 3 SEM; QUE NÃO PERMITA QUE FAZENDEIROS PEGUE ESSA ÁGUA PARA AGOAR CAPIM; E QUE NÃO PERMITA QUE CARROS PIPAS OU CARROS COM CAIXAS DE MIL LITROS POSSA ENCHER E VIR VENDER NA CIDADE. ELES QUEREM PEGAR DE GRAÇA E VENDER LUCRANDO. 

DÉCIMO TERCEIRO DE CAICÓ JÁ TEM DIA PRA SAIR!

A NOTICIA PARTIU DE GABINETES DA PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAICÓ

foto da net para ilustrar.
Segundo consta nos bate boca e de notícia dada no Blog de Isaac Wendell que será mesmo em Dezembro, basicamente no dia 19 que o Prefeito Roberto Germano pagará o 13º Salário de todos os servidores municipais. As estimativas dependem ainda (mas creio que já seja algo certo) de 1% a mais no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que Dilma prometeu repassar para as prefeituras até a metade do mês natalino. A pesar dessa crise com o FPM, a Prefeitura Municipal de Caicó é uma das poucas prefeituras do Rio Grande do Norte que vem pagando direitinho ao funcionalismo público. (adaptado da fonte:  http://www.plantaocaico.com.br ).
O que também mata é que na cidade os muitos funcionários partidaristas ficam colocando zica e espalhando boatos de o prefeito vai atrasar ou que não vai pagar...e o pior é que a gente ver isso até dentro de escolas públicas. Isso é uma vergonha!!! 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TROVAS DO POETA JOSÉ LUCAS DE BARROS.

Quando a jangada flutua
sobre as águas, ao luar,
é uma lágrima da lua
nos olhos verdes do mar.
Sei que deste mundo lindo
vou sair, só não sei quando,
mas quero morrer dormindo
para entrar no céu sonhando.
O cego, com dedos certos,
tange a sanfona dorida,
e eu, com dois olhos abertos,
erro nas teclas da vida.
Para abraçar-te, menina,
meu anseio é tão profundo,
que a distância de uma esquina      
parece uma volta ao mundo.
Sem ter da mulher o afeto,
não tenho felicidade.
Homem nenhum é completo
quando lhe falta a metade.
O amor e o sonho, querida,
são graças que Deus nos deu...
Quem não ama não tem vida,
quem não sonha já morreu.
-Oh! Que demora sem fim
para tua decisão!
Chegou tão tarde o teu sim,
que já parecia um não!
Quando o tempo se levanta
no sertão, e a seca vem,
não morre somente a planta,
morre a esperança também!
Como é belo ver a planta
que abre flores nos caminhos,
nas horas em que Deus canta
pela voz dos passarinhos!
Vou brincar com pirilampos
e beijar as flores nuas
pra ver se encontro nos campos
a paz que fugiu das ruas!
Em muitas ocasiões,
só somos bons elementos
porque certas intenções
não passam de pensamentos.
-O perdão é que é o sinal
de perfeita lucidez...
Quem se vinga faz o mal
do jeito que alguém lhe fez.
Quem, na mocidade, trunca
os sonhos de amor e paz,
talvez não conserte nunca
o estrago que o tempo faz.
A menina seminua,
presa, disse ao detetive:
– eu não me queixo da rua,
mas do lar que nunca tive!
Mais vale da vida o espelho
que muitos sermões no templo...
Em vez de nos dar conselho,
seu padre, nos dê o exemplo!
Minha mulher reza tanto
aos pés de Nosso Senhor,
que eu vou precisar ser santo
pra merecer seu amor.
Quando estou em meu terraço,       
olhando os astros risonhos,
a Lua atravessa o espaço,
puxando o carro dos sonhos!

SERIDÓ FICA DE LUTO PELO POETA JOSÉ LUCAS DE BARROS



O PRINCIPAL AUTOR DO HINO DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE "JOSÉ LUCAS DE BARROS, filho de Joaquim Lucas de Araújo e D. Carmina Maria do Carmo, nasceu em Condado/PB, aos 12 de março de 1934 mas foi registrado e batizado em Serra Negra do Norte/RN. Autodidata do primário, fez o curso secundário em Caicó e o superior em Caruaru/PE, com colação de grau em 1980, em Direito. Segundo sua própria definição, "confabula com as musas desde menino". Em 1974 publicou "Cantigas do Meu Destino" (trovas) e, em 1985, "Repentes e Desafios". A partir daí não parou mais de editar obras. É aposentado pelo Banco do Brasil. Um dos dirigentes mais atuantes da ATRN: Academia de Trovas do Rio Grande do Norte. Extremamente habilidoso em todos os gêneros poéticos, em 2014 conquistou o honroso título de "Magnífico Trovador" em Nova Friburgo, na categoria "trovas líricas/filosóficas".

JOSÉ LUCAS DE BARROS faleceu às 15,30h. do dia 04 de dezembro de 2015, depois de longa enfermidade,deixando a poesia do Rio Grande do Norte e a Trova de todo o Brasil de luto". 

(FONTE: http://falandodetrova.com.br/mag_joselucasdebarros )
VEJA O HINO: Minha terra, minha amada, minha flor"
Serra Negra
minha terra
minha amada,
minha flor
menina do rio,
menina da Serra,
menina do amor.

O tempo em legenda lembra-nos
agora histórias e lendas
das quadras de outrora.
O rio certeiro,
servindo de estrada,
trazia o boiadeiro,
de aguarda em aguarda.

A onça mais brava,
da curva da serra,
matou a escrava,
que deu nome a serra.

Nas águas rolando canções de canoeiros,
nas matas campeavam, valentes vaqueiros.

Porém há cem anos a sorte florida
traçou novos planos na terra querida...
Fez-se o Município nasceu Juvenal
marcando o princípio de um tempo ideal. 
FONTE: http://musica.com.br/artistas/hinos-de-cidades/m/hino-de-serra-negra-do-norte---rn/letra.html .

EDNALDO LUÍZ DÁ AULAS PARA CONCURSOS


O PROFESSOR EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS INFORMA QUE JÁ ESTÁ DANDO AULAS PARA OS CONCURSOS DE SÃO JOÃO DO SABUGI E SÃO JOSÉ DO SERIDÓ A NÍVEL FUNDAMENTAL SOMENTE NOS FINAIS DE SEMANA:

AVISA EDNALDO QUE AGORA AS AULAS SÃO NA BASE DO LÁPIS E NÃO NO GIZ COMO SE DAVA ANTES! VENHA VOCÊ E AGENDE LOGO SUA VAGA!!

TRABALHO CONTRA O TABAGISMO

POR INFLUÊNCIA DO PROERD EDNALDO LUÍZ, EM ESCOLA DE SERRA NEGRA DO NORTE DESENVOLVE TRABALHO DE CONFECÇÃO DE CARTAZES CONTRA O USO DE CIGARROS. VEJA AS FOTOS DE EDNALDO LUÍZ:
TODOS OS CARTAZES FEITOS POR ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL HERMES FURTUNATO DOS SANTOS FIZERAM CRÍTICAS E ALERTAS AO USO DO CIGARRO VEJA:





DOAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR GERA UMA BOA AULA

NO COMEÇO DESSE ANO DE 2015 A ESCOLA SEVERINA BRITO DA SILVA, LOCALIZADA NA ZONA NORTE DE CAICÓ, RECEBEU DA PROFESSORA EUGÊNIA KELLY UMA DOAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR:
MATERIAL DE TINTA E PINCÉIS PARA PINTURA
O MATERIAL QUE SE MESCLOU COM CADERNOS, PASTAS, LÁPIS, COLEÇÃO, BORRACHA E TANTOS OUTROS SE INCREMENTARAM COM TINTAS, PINCÉIS E MASSAS DE MODELAR. TODAS AS TURMAS DO TURNO MATUTINO FORAM CONTEMPLADAS COM UM QUITE. A TURMA DO SEGUNDO ANO PODE USAR A MASSA DE MODELAR PARA BRINCAR NA MATEMÁTICA E AS TINTAS E OS PINCÉIS FORAM USADOS NA PRÁTICA DE UM GRANDE PROJETO FEITO POR EDNALDO LUÍZ SOBRE "A COLETA SELETIVA". VEJA AS FOTOS (DE EDNALDO LUÍZ) ONDE TODOS OS ALUNOS FIZERAM OS 4 RECIPIENTES DE COLAR O LIXO RECICLÁVEL SEPARADO:



VEJA ABAIXO AS LIXEIRAS DA COLETA SELETIVA DA ESCOLA QUE LEVEI PARA A SALA E OS ALUNOS LOGO PERCEBERAM QUE NÃO EXISTIA A COR BRANCA E FORAM PERGUNTAR AO ZELADOR QUE FEZ AS LIXEIRAS PORQUE QUE PINTARA ELAS DE BRANCO? AI O ZELADOR FRANCISCO DISSE QUE É PORQUE FALTOU A TINTA!

VEJA O PRODUTO FINAL DO TRABALHO DO PROJETO: