segunda-feira, 31 de outubro de 2016

AGORA É MODA: CAICÓ SÓ PAGA AOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO LÁ PARA O DIA 11 DE NOVEMBRO

VEJA UM CARTAZ QUE ME FOI ENVIADO PELA GRANDE PROFESSORA EUGÊNIA KELLY:

A ESCOLA ABC EXPÕE DISCURSO HIPÓCRITA EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS

É UMA VERGONHA, UMA ESCOLA DO QUILATE DA ESCOLA ABC FUGIR DA ÉTICA E MENOSPREZAR O ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTE.

UM DISCURSO PATÉTICO que me disseram ter ouvido numa dada reunião da gestão administrativa para pais de alunos que se sentiram perplexos diante das levianas jogadas de responsabilidades da Escola Artéphio Bezerra da Cunha para com as escolas de Ensino Fundamental I, desprestigiando o trabalho de professores e de gestões empenhadas no árduo processo de ensino/aprendizagem.
Isso se deu quando mães de alunos me procuraram para relatar o acontecido. Um dado cidadão talvez pelo baixo resultado do Ideb de sua Instituição teve de pegar o microfone e descer o verbo de desprestígio em relação ao ensino de escolas citadas como a Escola Municipal Hermes Furtunato dos Santos e a Escola Municipal Coronel Mariz. Eu achei isso muito ridículo um profissional usar de um discurso que constrangeu até pais de alunos presentes nessa reunião e que já conhecia o bom trabalho de ensino/aprendizagem dos profissionais das referidas escolas. Percebo por essa ação é que a dada Escola ABC almeja receber um aluno pronto e acabado, sem falhas, sem indisciplinas. Que tal discurso não levou em considerações a diversidade humana, a natureza humana, os padrões de vivência humana e uma certa liberdade de “desproteção” que se insere no sistema de ensino/aprendizagem do Ensino Fundamental II. Também não levou-se em conta a falta de apoio profissional para com alunos em dificuldade. Também a Educação Básica convive com um dilema que é ser obrigada por lei a passar aluno nas séries iniciais, mesmo que esse tenha um rendimento distante da aceitação positiva do docente. Também os lares e mais lares em que certos alunos se inserem que de forma conturbada ou desamparada não corroboram para um sucesso bem quisto.
Sendo assim, jogar a responsabilidade que se deve ter com um aluno dentro de uma instituição educacional não me parece ser ético e demonstra a ausência de políticas educacionais que avance a aprendizagem discente. E de todos os mestres que tal aluno já passou não nada ficou perdido, pedagogicamente falando, muita coisa foi assimilada, mas que pela mudança profissional e estrutural que o aluno se mostra pode causar certo retrocesso no seu desenvolvimento. No Ensino Fundamental I o aluno também bebe dos conhecimentos e do ensino de um único profissional, todavia pelo sistema educacional, é cabível que ele beba saberes de outras intelectualidades. Também nenhum docente é igual ao outro temos nossas particularidades. E se fossemos maus profissionais o Ideb de nossas instituições seria outro.

Atenciosamente Ednaldo Luíz, professor titular do 5º Ano da Escola Municipal Hermes Furtunato dos Santos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MALDITA PEC 241 - O FIM DOS DIREITOS SOCIAIS E TRABALHISTAS.

PEC 241 é aprovada e segue para Senado



Por 359 votos a116, aliados de Michel Temer consolidaram um dos maiores golpes aos direitos previstos na Constituição de 1988, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que congela por 20 anos investimentos em áreas como saúde e educação.

Por Christiane Peres, do PCdoB na Câmara
  
“Essa PEC é uma condenação de 20 anos aos direitos dos trabalhadores. É um crime contra uma geração de jovens, homens e mulheres. Não podemos deixar que ela seja aprovada no Senado. O povo tem que se manter nas ruas, com as escolas ocupadas e os trabalhadores atentos ao que acontece”, afirma a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).
Agora, o texto segue para o Senado, onde deve ser analisado já no dia 9 de novembro na Comissão de Constituição e Justiça. O exame em primeiro turno no Plenário daquela Casa deverá acontecer em 29 de novembro e o segundo turno no dia 13 de dezembro.
Desde que foi apresentada, a PEC 241 vem gerando polêmica no meio político, acadêmico, cultural. Para a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), era preciso mais debates, “pois agora o povo brasileiro está entendendo o impacto dessa proposta”.
Vendida como a “salvação” para o equilíbrio fiscal brasileiro, a PEC, na verdade, propõe alterações na Constituição Federal para instituir um novo regime fiscal que deve congelar os gastos sociais nas próximas duas décadas, afetando a gestão de cinco presidentes da República, pois, pelo texto, o aumento das despesas fica limitado à variação da inflação do ano anterior e mudanças só poderão vigorar a partir do 10º ano.
Uma das maiores críticas é em relação à redução de recursos para a educação e para a saúde. Hoje, a Constituição prevê a aplicação de 18% da arrecadação federal com impostos em educação, por exemplo, mais 25% da mesma arrecadação de estados e municípios, o que será significativamente reduzido.
“No quesito educação, não cumpriremos os 10% do PIB [aprovados no Plano Nacional de Educação], nem garantiremos os 75% oriundos dos royalties do pré-sal [com a mudança do regime de partilha]. Menos ainda os 25% para a saúde. É quebrar o serviço público para garantir terceirizações, para garantir que se acabem as carreiras estáveis do Estado brasileiro”, pontua a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).
O líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA), reafirma que a proposta não representa uma medida viável para equilibrar as contas do país e só favorece quem não precisa. “Essa PEC só favorece os ricos. Não se fala em taxar as grandes fortunas deste país. Prefere cortar creches, postos de saúde, programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida", critica o parlamentar.
No meio da tarde, parlamentares da oposição entregaram um abaixo-assinado com cerca de 330 mil assinaturas contra a PEC 241, coletadas pela plataforma digital Avaaz, mas apesar das inúmeras manifestações Brasil afora contra a proposta, aliados de Temer se mantiveram fiéis ao líder peemedebista e deram mais um passo para consolidar a agenda neoliberal imposta após o impeachment de Dilma Rousseff.
“Só mesmo um governo sem voto é capaz de tamanha crueldade como o que está posto nesta proposta”, afirma a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), presidente nacional da legenda.
FONTE: http://espacolivrethiago.blogspot.com.br 

OUTUBRO ROSA

POESIA: OUTUBRO ROSA.
POETA: ZÉ BEZERRA.

A campanha "Outubro Rosa"
Sempre ocorre neste mês
É feita mais uma vez
Por ser ação de um programa
Que está a expandir-se
Para a mulher prevenir-se
Contra o câncer de mama.

Várias orientações
Para as mulheres são dadas
E elas orientadas
Podem livrar-se da trama
Quando o certo estão fazendo
Assim vão se defendendo
Contra o câncer de mama.

Ao fazer o autoexame
Tocando leve nos seios
São bem práticos esses meios
Quem assim faz não reclama
Porém a mamografia
Essa dá mais garantia
Contra o câncer de mama.

Se bem no início, o câncer
É diagnosticado
Rapidamente é tratado
E o seio não se inflama
Que mulheres prevenidas
Defendem bem suas vidas
Contra o câncer de mama.


Autor:  Bezerra 
FONTE: http://www.sertaocaboclo.com.br/2016/10/outubro-rosa.html

sábado, 22 de outubro de 2016

POESIA: PALHAÇOS ASSASSINOS


POESIA: PALHAÇOS ASSASSINOS
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

O Brasil sempre copia
As ruindades estrangeiras
A ditadura mundial
Até festas tão roqueiras
Umas batidas de som
A caça do Pokémon
Um conjunto de besteiras.

A moda do consumismo
Uns programas com artistas
A cultura do cinema
As revoltas de nazistas
Jogatina de cassinos
E Palhaços Assassinos
Com ações tão terroristas.

Bando de desocupados
Brasileiros desumanos
Tais ações inspiradoras
Nos padrões americanos
Da cultura mexicana
Traduz arte tão insana
Que no povo causam danos.

Os Palhaços Assassinos
São humanos delinquentes
Que se pintam de palhaços
Pra matar os inocentes
Em vez de nos alegrar
Querem muito amedrontar
Nossas pazes tão ausentes.

Se armando com uma faca
Corre atrás de quem caminha
As pessoas não percebem
E caminha bem sozinha
O maníaco palhacento
Mete a faca com intento
Numa ação tão malvadinha.

Falta respeitar o próximo
Pra viver a bela paz
Deixar de matar o povo
Os habitantes sociais
Respeitando as diferenças
Nas culturas e nas crenças
E sem ataques raciais.

Máscaras não têm terror
Tudo é pura invenção
A maldade se concentra
No transtorno da razão
Deixem de ser assassinos
E sejam uns bons meninos
Com amor no coração!!!


Feito dia: 22/ 10/2016.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

CENAS DO FILME GUERRA DE CANUDOS

É UM CLÁSSICO BRASILEIRO E MOSTRA A TRAJETÓRIA ÍMPAR DO GRANDE BEATO ANTÔNIO CONSELHEIRO QUE NOS LAPSOS DE LOUCURA SINTETIZOU GRANDE VOLUME DE NORDESTINOS DENTRO DE UMA SIMPLES CIDADE. ARRAIAL DE CANUDOS, E SOB O AUSPÍCIO DA FÉ CATÓLICA CONCLAMAVA A TODOS UMA IRA CONTRA A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA E A EVOCAÇÃO DO REINADO BRASILEIRO.
VEJA AS FOTOS ( DE EDNALDO LUÍZ) DO FILME E ACONSELHO A VOCÊ A ASSISTIR ESSE BELÍSSIMO FILME:


terça-feira, 11 de outubro de 2016

PEC TEMIDA

POESIA: PEC TEMIDA
POETA: EDNALDO LUÍZ DOS SANTOS.

Vão cortar os gastos públicos
Com desculpa econômica
É charge da Turma da Mônica
Que não inspira humor
E os direitos? Que horror!
Vão tudo pro beleléu
A direita pôs o mel
E o povo se encheu
A democracia perdeu
E o povo abestalhado
A inflação no mercado
Onde o povo chora e treme
Já não grita: "Fora Temer!"
Pois está alienado....

FEITO DIA: 11/ 10/ 2016.

sábado, 8 de outubro de 2016

CUIDADO COM OS GATOS!

GATOS PODEM TRANSMITIR VÁRIAS DOENÇAS!


UMA DELAS ESTÁ DEIXANDO AUTORIDADES DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE EM ALERTA. É A ESPOROTRICOSE, OU FUNGO DO GATO, QUE CONSISTE NO APARECIMENTO DE CAROÇOS EM LINHAS RETAS NA PELE DO SER HUMANO, QUE FICA VERMELHO E PROVOCA COCEIRAS E DESTAS TORNAM-SE FERIDAS, SURGINDO NOS BRAÇOS, NAS PERNAS E NO ROSTO. OS CAROÇOS SE ENCHEM DE PUS E A PELE FICA DEGRADADA. (FOTOS DA NET).
O FUNGO É ENCONTRADO EM FERIDAS NO PRÓPRIO GATO, QUANDO ESTE DAR UMA UNHADA OU DENTADA NO SER HUMANO. AS FERIDAS NO GATO PODEM SER VISTAS NAS PATAS, ORELHAS OU CALDA. "Causada pelo fungo Sporothrix schenckii, — O fungo causava a doença em pessoas que mexiam com terra ou planta contaminadas. Mas, de 1998 para cá, esse padrão mudou. As pessoas com a doença começaram a chegar à Fiocruz após serem mordidas ou arranhadas por gatos infectados. Quando a transmissão era através da terra, atendíamos de um a dois casos por ano. A quantidade de fungos na terra é menor e mais diluída. O gato concentra muito fungo, que vai se multiplicando" — detalha Dayvison Freitas, pesquisador em dermatologia infecciosa do Instituto Evandro Chagas, da Fiocruz, e doutor em medicina tropical. A BOA NOTÍCIA É QUE TEM TRATAMENTO, TANTO PARA OS GATOS QUANTO PARA OS HUMANOS, MAS É DEMORADO.
ASSIM SENDO, O QUE DIRÍAMOS EM CAICÓ SOBRE A GRANDE QUANTIDADE DE GATOS QUE TEMOS EM NOSSA CIDADE. PRINCIPALMENTE NA ZONA NORTE, MAIS PRECISAMENTE NO ALTO DA BOA VISTA, ONDE A GATARIA COME SOLTA NO CENTRO. OS FUNGOS TAMBÉM PODEM ESTÁ NAS FEZES DESSES ANIMAIS....
AÍ EU MIOOOO: MIAAAAAAUUUUUU!!!

EX-ALUNO DE EDNALDO LUÍZ É DIPLOMADO CIRURGIÃO-DENTISTA

É COM MUITO PRAZER QUE EU, EDNALDO LUÍZ, NO OFÍCIO DE MESTRE EDUCADOR, TENHO A HONRA DE PARABENIZAR, MESMO TARDIAMENTE, O MEU EX-ALUNO DE AULAS DE REFORÇO RICARDO MEDEIROS, AGORA "DR. RICARDO MADEIROS - CIRURGIÃO-DENTISTA". UMA PESSOA SIMPLES E SEMPRE DETERMINADA EM SUAS DECISÕES. FILHO DO GRANDE RUI FERINO.
FORAM ALGUNS ANOS DE AULAS DE REFORÇO, MAS QUE EU SENTIA NO FUNDO DA ALMA QUE ESTE GUERREIRO IA SUBIR SEUS DEGRUS NA VIDA.
ADMIRO MUITO SUA DETERMINAÇÃO E FICO MUITO FELIZ POR VER ESTE GRANDE GUERREIRO CONQUISTAR SUAS GLÓRIAS. É A FELICIDADE DE UM PROFESSOR AO VER SEU EX-ALUNO SOMAR CONQUISTAS E DEMARCAR ESPAÇOS VITAIS NO ROL DA SOCIEDADE.
O BOM PARA A SOCIEDADE CAICOENSE É QUE ELE JÁ ESTÁ ATENDENDO NA ZONA LESTE DE CAICÓ.
PARABÉNS MAIS UMA VEZ! E TALVEZ CHEGUE O DIA QUE EU POSSA SER ATENDIDO POR VOCÊ.